TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTAO DE CONHECIMENTO

Dissertações: GESTAO DE CONHECIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

Gestão do conhecimento (G.C) provém do inglês “Knowledge Management” (K.M). A GC está relacionada com algumas disciplinas, atuando de , teoria das organizações, sistema de informação, gestão da tecnologia e as áreas mais tradicionais, economia, sociologia, psicologia, marketing, etc.

O conhecimento é uma ferramenta importante dentro da empresa, ou seja, toda experiência e informação gerada torna-se conhecimento que está presentes em bancas acadêmicas, nos livros e nas enciclopédias virtuais.

A GC é necessária, pois o conhecimento deve ser trabalhado em cada departamento para que se possa aproveitar de forma igualitária tudo o que os colaboradores da organização tem a oferecer para o crescimento da empresa.

O conhecimento é a informação, pesquisa e experiência que produz resultados positivos ou negativos, pois todo conhecimento é válido e será usado de uma forma ou de outra para auxiliar a organização na resolução de algum problema.

De tempos em tempos o conhecimento muda, e por está razão o olhar empresarial está voltado para o capital intelectual de cada individuo, pois o conhecimento tornou-se uma tendência, pois são neles que se pode atingir os melhores resultados nas empresas.

Com a gestão aplicada na empresa, pode se ampliar os conhecimentos, fazendo com que todos possam compartilhar de forma que tudo se torna útil. Porém deve se pensar nos resultados que poderá trazer, pois de aplicado de forma incorreta, gera pouco resultado.

A gestão do conhecimento também pode ser definida como uma disciplina que promove o compartilhamento de toda informação pela empresa, informações tais como banco de dados, documentos, procedimentos, ou em pessoas através de experiências.

Sem mudanças gerenciais e culturais, a gestão do conhecimento, além da dificuldade de transformar conhecimento tácito em explícito.

Gerenciar o conhecimento é preciso para: não repetir os erros, registrar o conhecimento dos colaboradores, registrar as melhores práticas e disponibilizar o conhecimento gerado na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com