TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA QUALIDADE

Trabalho Escolar: GESTÃO DA QUALIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  6.521 Palavras (27 Páginas)  •  685 Visualizações

Página 1 de 27

Conteúdo

INTRODUÇÃO A GESTÃO DA QUALIDADE 4

GESTÂO DE QUALIDADE 5

O QUE É QUALIDADE? COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO? 5

O QUE É GESTÃO DE QUALIDADE E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO? 6

QUAIS FORAM OS PRINCIPAIS GURUS DA QUALIDADE 7

QUAIS SÃO OS OITOS PRINCIPIOS DE GESTÃO DA QUALIDADE 11

A GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL - TQM 13

CICLO PDCA 16

FERRAMENTAS DA QUALIDADE 23

PROCESSO DE MELHORIAS 30

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 34

INTRODUÇÃO A GESTÃO DA QUALIDADE

A qualidade dos produtos oferecidos dos clientes, já vem se preocupando antes de Cristo, na Revolução Industrial e, que o modo de produção antes era o artesanal, e os produtos eram fabricados pelo artesão, onde um especialista que tinha o domínio completo de todo o ciclo da produção, desde a concepção até a assistência pós-venda. O artesão tinha uma abordagem de qualidade, como o atendimento ao cliente. Por outro lado os conselhos contemporâneos como a confiabilidade, conformidade, metrologia eram embrionários. Naquele período era focado a inspeção e os produtos customizados, com isso a Revolução Industrial substitui a customização pela padronização e a produção, utilizando as máquinas, sendo que a primeira foi a vapor e depois os motores elétricos e de combustão. O modelo mais marcante em produção era do Henry Ford.

Shewhart teve um papel fundamental para a evolução do controle de qualidade em utilizar a estatística no ambiente de produção, e também propôs o ciclo PDCA (plan-do-chec-act).

O controle de qualidade cresceu no estatístico de processos com o desenvolvimento de sistemas de medidas e o surgimento de normas especifica nessa área, com as técnicas de amostragem, o que possibilitou a adoção das inspeções por amostragens, na década de 1930.

Surgiram as primeiras associações de profissionais da área da Qualidade, nos Estado Unidos a Society of. Quality Engineers e, posteriormente a American Society dor Quality control. Em 1950 foi criada a associação japonesa de cientistas e engenheiros, a Japan Union of. Scientists ande Engineers- JUSE. Essas associações, juntamente com outros congêneres e teóricos nessa área, como Deming, Juran, Feigenbaum, Crosby tiveram forte influência na difusão dos conceitos de qualidade. A divulgação da qualidade foi amplificada com a criação do Prêmio Dming, no Japão; o Prêmio Malcom Baldrige nos Estado Unidos; Prêmio Nacional da Qualidade.

Esses acontecimentos ocorreram após a segunda guerra mundial entre 1945 á 1992.

Antes da Revolução Industrial, era época da inspeção, onde o produto era inspecionado pelo cliente e pelo produtor, e na era do controle estatístico, foi utilizado técnicas de estatísticas com a era da qualidade total, nessa era passa a ser como o foco o cliente, onde todos da empresa são responsáveis pela garantia da qualidade, relacionando a gestão de qualidade, sendo quatro eras da qualidades.

GESTÃO DE QUALIDADE

O QUE É QUALIDADE? COMO SEU CONCEITO SE ALTEROU AO LONGO DO TEMPO?

Definir o termo qualidade é um pouco difícil, pois o mesmo é compreendido de diferentes formas, isto é, cada indivíduo relaciona a qualidade as suas ideologias, ou seja, são influenciados pelos diferentes fatores da cultura ao qual este indivíduo esta inseridos. Uma definição que descreve o pensamento de qualidade é que um produto ou serviço precisa atender suas necessidades, isto apresenta a questão de satisfação do cliente – aquilo que é bom, quando ligamos o termo às organizações.

O enfoque da qualidade se dará a qualidade total, essa que está diretamente relacionada às empresas. Segundo MELLO (2010) a qualidade total está diretamente ligado a três fatores, o primeiro redução de custos; segundo aumento de produtividade; terceira satisfação dos clientes. Ao analisar esses três princípios, verificamos que as organizações devem procurar atender os clientes com o menor custo e a melhor eficácia.

A relação do termo as empresas, não é somente ao produto final, mas também aos processos da empresa, e vale ressaltar que para o atendimento a esta qualidade de processos todos os colaboradores envolvidos no produto/serviço, devem estar aliados e interessados a comum.

A qualidade é uma adequação ao uso, sendo a conformidade às exigências. É a definição técnica estabelecida pelo ISO – INTERNATIONAL STANDARDIZATION ORGANIZATION, ela é responsável pelas normas em geral de Qualidade.

A qualidade tem a haver, primordialmente, com o processo pelo qual os produtos ou serviços são materializados. Se o processo for bem realizado, um bom produto final advirá naturalmente. A Qualidade reside no que se faz e não apenas no que se tem como conseqüência disso, onde todos os processos de uma determinada atividade são importantes, se os processos forem desenvolvidos com qualidade, o produto final terá qualidade, é através dele que se podem implantar sistemas como o da ISO-9000. Isto pode ser aplicado desde a fabricação de um automóvel até a confecção de um sanduíche. As organizações preocuparam-se em estudar a Qualidade nas dimensões não atingidas pelos processos. Daí surgiu a Qualidade Total. A Qualidade Total é muito abrangente e se dedica a estudar a satisfação dos clientes. O conceito de cliente deve ser estendido ao ponto de todos em uma organização serem considerados clientes. São os clientes externos e os clientes internos que são avaliadas as relações dos diversos departamentos de uma organização e as relações desta com a sociedade como um todo.

O QUE É GESTÃO DE QUALIDADE E COMO FOI SUA EVOLUÇÃO?

A Gestão da Qualidade é a princípio um sistema de gestão que visa dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade. Em outras palavras, é um conjunto de regras mínimas, com o objetivo de orientar cada parte da organização, ou seja, seus colaboradores, para que eles executem corretamente e no tempo devido, suas tarefas, em harmonia com as outras, estando todas direcionadas para o objetivo comum da organização, e como ditas, o objetivo de satisfação do cliente.

Retomando a questão de Gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com