TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO ESTRATÊGICA DE RECURSOS HUMANOS

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.521 Palavras (7 Páginas)  •  1.308 Visualizações

Página 1 de 7

GESTÃO ESTRATÊGICA DE RECURSOS HUMANOS  

Sociedade do conhecimento

   Todos nós gestores de pessoas e profissionais de RH precisamos ultrapassar a burocracia e as delimitações impostas nas descrições de cargo para nos comprometer com a busca dos resultados organizacionais significativos. Atualmente e que todos somos parceiros empresariais e gestores de pessoas nas empresas das quais participamos, cada empregado com quem interagimos na organização é percebido como alguém que tem conhecimento e pode agregar valor tanto para si quanto para organização, as empresas estão em busca dos padrões desejados de competitividade, sustentabilidade e dignidade organizacional.

Nos anos 1990, Dave Ulrich afirmou que o profissional de RH devia atuar desempenhando os papéis de parceiro estratégico, especialista administrativo, administrador e defensor da contribuição dos funcionários e de gente de mudanças.

Devemos atuar como parceiros administrativos melhorando a eficiência dos processos, contribuindo para o aumento da produtividade e para a redução de perdas. Para isso é importante conhecer os processos, as políticas e os procedimentos que afetam os resultados em nossa área de atuação, assim como os métodos e as técnicas que favorecem a melhoria e a inovação.

Por fim pra ajudar a criara o futuro, é importante que todos nós colaboremos para equilibrar continuidade e mudança. Essa é uma grande responsabilidade que cabe a cada um de nós, atuamos como agentes de mudança ajudamos as organizações a identificar estruturar e solucionar problemas, a construir relações de confiança, a criar e executar planos de ação.

A mudança organizacional ocorre juntamente com a transformação individual, segundo esse ponto de vista, o local onde trabalhamos é simplesmente um reflexo de nossas crenças individuais e coletivas.

Habilidade quânticas

As habilidades quânticas assim como as habilidades tradicionais de planejar, organizar, dirigir e controlar podem ser aplicadas tanto ás nossas atividades, pessoais quanto aos nosso compromissos profissionais. Ao usar nossas habilidades, descobrimos que há muito mais coisas na vida do que aquilo que é captado por nossas visão.

As habilidades quânticas são:

  • Visão Quântica;
  • Pensamentos Quântico;
  • Sentimento Quântico;
  • Conhecimento Quântico;
  • Ação Quântica;
  • Confiança Quântica;
  • E ser Quântico;  

Desenvolver essa habilidade requer que nossa mente mantenha-se aberta, sem prejulgamentos, e que eliminemos todos os tipos de atos emocionais de distanciamento, o que scharmer identifica como superar a voz do ceticismo. Essa tarefa demanda, em primeiro lugar, que nos coloquemos em uma posição de vulnerabilidade, o que o distanciamento, normalmente impede.

Desafios competitivos do futuro

  Criar modelos e processos para alcançar agilidade, eficiência e competitividade globais aprender a operar ao longo da cadeia de valor e nas malhas da rede de valor, descobrir novas maneiras de conceber e aplicar práticas organizacionais para administrar, simultaneamente o crescimento e os custos em função do lucro sustentado redefinir as capacidades da organização a fim de sustentar e integrar as competências individuais, alinhando-as as competências organizacionais e a estratégia de negócios.

  Como aprender a mudar mais depressa e mais tranquilamente, sensibilizando o coração e a mente de cada profissional na organização preparando dessa forma para a mudança, e medir a competência e o capital organizações em que o capital intelectual seja constantemente atualizado e ser concentra em transforma a imagem da empresa aos olhos de seus usuários por meio de ações e ter o aumento de participação no mercado.

 Para ser bem-sucedida, ao enfrentar os desafios competitivos do futuro, a organização deve avaliar até que ponto está se valendo do esforço, do talento e da competência de seus empregados.

Cultura Organizacional

A cultura organizacional é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores éticos e morais e as políticas internas e externas de uma empresa. Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “de organizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.

Em outras palavras, é a cultura organizacional que vai desenvolver diretrizes para uma empresa de sucesso, a começar pela forma como os funcionários vão enxergar o negócio e agir dentro dele. Quem investe em uma gestão de pessoas e uma cultura corporativa de qualidade acaba gerando maior satisfação entre os clientes e obtendo maior lucro em suas atividades. Taylor afirma que a cultura é a manifestação do que realmente é valorizado.

Se a organização valorizar ser legal uns com os outros mais do que valoriza honestidade, por exemplo, sua cultura irá refletir essa situação e quiçá, manifestar-se a maneira pelo qual as revisões das performances são conduzidas.

Estilo Brasileiro de Administração  

Sabemos liderar com flexibilidade, utilizando-nos de nossa criatividade e adaptabilidade. Muito melhor que empresários e operários em outros países.

Muitos autores arriscam dizer que "só não somos mais reconhecidos internacionalmente pelo motivo que não criamos, ainda, um nível de competitividade internacional. Quanto mais nos expusermos ao ambiente internacional, mais oportunidades teremos de explorar nossa capacidade de flexibilidade.

Precisamos adotar as seguintes posturas:

  1. Sair o máximo possível do paternalismo: para transformar relações de dependência em relações de interdependência entre líderes e liderados
  2.  Aumentar nossa postura de arriscar: é preciso que os líderes deixem de subestimar os liderados e acreditem na capacidade deles de se adaptarem e serem criativos nessa situação de maior risco
  3. Os liderados devem sair da postura de transferência de responsabilidades e assumir um papel mais ativo dentro das decisões da organização
  4.  É preciso estimular o sonho: podemos liberar nossa capacidade empreendedora suportada pela criatividade
  5.  Ter um comprometimento autêntico: avançar para uma maior orientação do processo aos liderados, fazendo seu grupo crescer em termos de participação.

Precisamos reconhecer a nossa necessidade de evoluir através do reforço do que é legítimo e positivo e também através da incorporação de práticas que elevarão nosso desempenho como administradores.

Gerenciamento da Cultura Organizacional

O ambiente complexo que, hoje em dia, abarca as organizações, onde mudanças acontecem de forma dinâmica, irregular e em um compasso ligeiro, aumenta a variedade de fatores internos e externos que influem na função organizacional, assim como o nível de interdependência entre eles, estabelecendo às organizações uma necessidade permanente de mudanças, no significado de buscarem adequar-se às condições impostas para o seu êxito. Em virtude desse novo cenário que se desenha, muitos conceitos tiveram que ser repensados de acordo com as características do desempenho que as organizações almejam atingir com esta nova configuração, dentre os quais se destacam a cultura organizacional, poder e sustentabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (114.4 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com