TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO SOCIAL: Instrumentalidade para intervenção

Por:   •  3/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM SERVIÇO SOCIAL

NOME:

 Adriana da Silva Peixoto

Alana Silva Ferreira Costa

Luzia Maria de Jesus Ferreira

Janaria Vieira Fernandes Castro

Viviane de Almeida Silva


GESTÃO SOCIAL:

Instrumentalidade para intervenção

Bom Jesus da Lapa

2017

NOME:

Adriana da Silva Peixoto

Alana Silva Ferreira Costa

Luzia Maria de Jesus Ferreira

Janaria Vieira Fernandes Castro

Viviane de Almeida Silva


GESTÃO SOCIAL:

Instrumentalidade para intervenção

Trabalho, apresentado ao curso de Bacharel em Serviço Social da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Gestão Social e Análise de Políticas Sociais; Comunicação na prática do Assistente Social; Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio em Serviço Social III.

Prof.ª Maria Angela Santini; Levy Henrique B. Neto; Amanda Boza G. Carvalho; Nelma Galli.

Bom Jesus da Lapa

2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 CONCEITO DE GESTÃO SOCIAL...........................................................................4

3 PRINCÍPIOS DA GESTÃO SOCIAL: DESCENTRALIZAÇÃO, PARTICIPAÇÃO SOCIAL E INTERSETORIALIDADE...........................................................................5

4 O TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL ENQUANTO GESTOR........................7

5 A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NA PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL........................................................................................................................9

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................11

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................12

1- INTRODUÇÃO:

Este estudo trás uma visão global sobre a “Questão Social”, que envolve a área profissional do assistente social, relacionando com as especificidades do contexto sócio - histórico atual, considerando os desafios da prática profissional do assistente social, abordando inicialmente o conceito de gestão social e suas modalidades dando ênfase à gestão democrática participativa como primordial para um bom desempenho profissional.

O estudo visa discutir a importância do Assistente social como gestor social na implantação e no desenvolvimento das políticas sociais, enfatizando a prática do assistente social nos processos de gestão e modo pelo qual ele incorpora os pressupostos da profissão. Assim analisando os limites, as possibilidades, avanços e os desafios desta prática, trazemos uma discurção dos princípios da gestão social: Descentralização, Participação social e Intersetorialidade, a qual coloca o profissional como gestor social em meio aos desafios na incorporação dos pressupostos profissionais que tem como referência o Código de Ética e as atribuições privativas do projeto ético-político profissional.

Almeja ainda identificar a importância da comunicação na prática do assistente social, abordando a comunicação social como um instrumento primordial no âmbito de trabalho, em que conheceremos a importância da comunicação no relacionamento interpessoal, aprender como ocorre o processo de transmissão e recepção das mensagens, o meio e o processo pelo qual ela se dá e as barreiras que impedem uma boa transmissão de dados e conhecimentos entre o emissor e o receptor.  

2- CONCEITO DE GESTÃO SOCIAL:

A gestão social tem sido definida como a construção de diversos espaços para a integração social. Trata-se de um processo que é levado a cabo numa determinada comunidade e que se baseia na aprendizagem coletiva, contínua e aberta para a concepção e a execução de projetos que respondam a necessidades e problemas do foro social. Contudo a gestão social implica no diálogo entre diversos atores/intervenientes, como os governantes, as empresas, as organizações civis e os cidadãos.

Por fim a gestão social é o processo de gerência e administração de projetos ou programas sociais que orienta as empresas e entre outros setores e órgãos nas ações de projetos de responsabilidade social corporativa, que valorizam o relacionamento ético entre empresa, trabalhador e comunidade, contribuindo para um bom desenvolvimento, conforme o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores do Ocidente - ITESO, a gestão social é um processo completo de ações e de tomada de decisões, que inclui desde a abordagem até a perspectiva do estudo e da compreensão de um problema. Lembrando que o bom gerenciamento de qualquer projeto, independente de ser na área social ou não, é importante a relevância da maneira em que remos elabora um certo projeto e principalmente seus prazos e recursos bem sucedidos.

Pois o processo de gerenciamento da gestão social requer uma aprendizagem conjunta e contínua para os grupos sociais, que lhes permita pronunciar-se sobre a concepção das políticas públicas. Em suma, trata-se da construção de um espaço de relação social e vínculos de relacionamento institucional, que se consegue através de um conjunto de ações. Portanto, não adianta apenas fazer o projeto. É preciso gerenciá-lo de forma eficaz. Onde o processo de gestão envolve variados métodos e instrumentos de monitoramento, diagnóstico, análise e tomada de decisão, nas áreas de planejamento, coordenação intersetorial, implementação, supervisão e avaliação.

 Contudo os objetivos de gestão sempre se relacionam com a eficácia, eficiência e efetividade das ações. Por assim a dizer, um intermédio diário através do qual a comunidade atua com espírito empreendedor para promover as mudanças sociais. Nesse sentido, é necessário reforçar os laços comunitários e trabalhar em prol da recuperação da identidade e dos valores coletivos da sociedade. À pessoa com capacidade de gerenciamento e de negociação tanto dentro da sua própria organização como fora da mesma dá-se-lhe o nome de gestor social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (207.9 Kb)   docx (79.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com