TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Garavidez na adolescencia

Por:   •  30/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA 

INTRODUÇÃO
A gravidez precoce é considerada como um problema de saúde pública no Brasil e em outros países. No Brasil, uma em cada quatro mulheres que dão à luz nas maternidades tem menos de 20 anos de idade. Estas meninas que não são mais crianças, nem tão pouco adultas, estão em processo de transformação e, ao mesmo tempo, prestes a serem mães. O papel de criança que brinca de boneca e de mãe na vida real confunde-se e na hora do parto é onde tudo acontece. A fantasia deixa de existir para dar lugar à realidade. É um momento muito delicado para essas adolescentes, e que gera medo, angústia, solidão e rejeição.

As adolescentes grávidas vivenciam dois tipos de problemas emocionais: um pela perda de seu corpo infantil, e outro por um corpo adolescente recém-adquirido, que está se modificando novamente pela gravidez. Estas transformações corporais rapidamente ocorridas, de um corpo em formação para o de uma mulher grávida, são vividas muitas vezes com certo espanto pelas adolescentes. Por isso é muito importante à aceitação e o apoio quanto às mudanças que estão ocorrendo, por parte do companheiro, dos familiares, dos amigos e principalmente pelos pais.

A escola muitas vezes não dispõe de estrutura adequada para acolheruma adolescente grávida. O resultado é que a menina acaba abandonando os estudos durante a gestação, ou após o nascimento da criança, trazendo consequências gravíssimas para o seu futuro profissional. 

Os riscos de complicações para a mãe e a criança são consideráveis quando o atendimento médico pré-natal é insatisfatório. Isto ocorre porque, normalmente, a adolescente costuma esconder a gravidez até a fase mais adiantada, impedindo uma assistência pré-natal desde o início da gestação. É muito comum também o uso de bebidas alcoólicas e cigarros o que aumenta os riscos de surgimento de problemas. 

Ainda existe a possibilidade de gestações sucessivas, os riscos do aborto provocado e as dificuldades para a amamentação. Por isso, a gravidez entre adolescentes deve ser encarada como um problema não apenas médico, mas de toda a sociedade. É importante a participação da família, serviços médicos e instituições, tanto governamentais como não governamentais, no combate à gravidez precoce e indesejada. 


A gravidez antes do tempo, em condição inadequada e muitas vezes indesejada, compromete não só o aspecto físico como o psicológico e social da vida da adolescente e sua família. O forte estímulo da mídia que leva à banalização do sexo, a falta de perspectiva principalmente de jovens de famílias carentes, são algunsdos fatores que favorecem essa situação.




DELIMITAÇAO DO TEMA
Uma análise sobre a questão da gravidez precoce na faixa etária de doze a dezoito anos, assistidas na maternidade Dagoberto Omena no município de Murici/AL.
PROBLEMA GERAL
O presente projeto de pesquisa bibliografia tem como temática investigar quais as consequências da gravidez na adolescente precoce. Para entendermos essa problemática é relevante, levarmos em consideração que a fase da adolescência é caracterizada pelas lutas do individuo consigo mesmo. E esta se agrava ainda mais quando a moça vê se de repente gravida. Ou seja, com sua vida ainda não totalmente definida e com um bebe nos braços para cuidar e educar.
Muitas mudanças acontecem na vida de uma adolescente quando engravida. Pois esta jovem encontra-se com nenhuma maturidade de enfrentar tal situação, aumentando o grau de sua apreensão, agravando-se com o fato de não contar com o apoio do pai da criança, da família em certos casos e sem profissões definidas ainda.
Levando-se em consideração, as informações citadas anteriormente, devemos analisar os seguintes fatos: quais são os fatores que levam a gravidez na adolescência ser um problema de saúde publica? E se, o aumento das gravidezes em adolescentes que se encontram atendidas na maternidade Dagoberto Omena seria um problemasocial?

OBEJETIVO GERAL
1. Analisar as consequências da gravidez com as adolescentes na faixa etária de doze a dezoito anos, que se encontra em atendimento na maternidade Dagoberto Omena no município de Murici/AL
.
OBEJTIVO ESPECIFICO
Levantar o perfil socioeconômico das adolescentes gravidas precocemente atendidas na maternidade Dagoberto Omena no município de Murici/AL.
Pontuar as ações que o governo estar realizando na questão do atendimento as adolescentes grávidas.
Buscar informações sobre a estrutura família desses jovens envolvidos com a gravidez precoce, apreciar a carência afetiva desses jovens;

HIPÓTESE
Dentre os fatores que tornam a gravidez na adolescência um problema de saúde publica está o fato de não existirem politicas publicas voltadas especificamente para as adolescentes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a gravidez na adolescência como uma gestação de risco, pois a idade materna é vista por situações de risco, como a pobreza, baixa escolaridade, falta de assistência pré-natal adequado dentre outros.
As adolescentes atendidas, na Maternidade Dagoberto Omena podem estar relacionados aos fatores; que são: falta ou negligencia de informações, qualidade de vida, ausência de métodos contraceptivos, planejamento familiar e ate mesmo violência sexual. Quando a gravidez na adolescêncianão esta vinculada a violência em caso de estupros uma das principais causas é a falta de informações educacional no ambiente familiar aliada a ausência do acompanhamento dos pais.

JUSTIFICATIVA: 

A gravidez na adolescência esta se tornando cada vez mais comum na sociedade contemporânea, pois os adolescentes estão iniciando a vida sexual mais cedo. Adolescência e gravidez quando ocorrem juntas, acarretam grandes consequências principalmente para os adolescentes envolvidos e seus familiares. Geralmente esses jovens não estão preparados emocionalmente e financeiramente para assumir este tipo de responsabilidade que fazem com que muitos adolescentes deixem seus estudos, saiam de casa, cometam abortos e até mesmo abandonarem as crianças sem saber o que fazer fugindo da própria realidade.
A gravidez estar relacionada há diferentes fatores como estrutura familiar, formação psicológica e falta de perspectivas de vida. Por estas razões o apoio da família é essencial, porque a família é a base que poderá proporcionar atenção, segurança, dialogo e amor, para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente.
No Brasil, os métodos anticoncepcionais disponíveis nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) são a pílula comum, a minipílula (utilizadas pelasmulheres durante a amamentação), a pílula de emergência (do dia seguinte), as injeções anticoncepcionais, a camisinha masculina e feminina e o dispositivo intrauterino.
Segundo Celso Martins essas informações sobre os métodos anticonceptivos ajudam muito, mas não são suficientes para transformar o comportamento sexual dos adolescentes. Essa informação é confirmada pela própria Organização Mundial de Saúde (OMS) quando mostra que há falhas nos programas de prevenção a gravidez precoce, pois não corrigem as variantes como baixa escolaridade, falta de autoestima, pais ausentes, televisão como fonte de informação para os jovens.
Todas essas informações são relevantes para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral uma vez que esta venha a contribuir para o melhor esclarecimento da realidade social brasileira.
REFERÊNCIA TEÓRICA
Adolescência e Gravides
Habitualmente pouco pacífica, a adolescência constitui uma fase de desenvolvimento caracterizada por profundas transformações a nível físico, psicológico, afetivo, social e familiar.
A progressiva maturação fisiológica é normalmente acompanhada pela súbita descoberta de novas relações e experiências, de ordem afetiva e sexual, muitas vezes geradoras de intensos conflitos. Estes sentimentos devem–se frequentemente a uma desarmonia entre o desenvolvimento corporal, sexuale mesmo intelectual e a aquisição de maturidade emocional.

Segundo Martins a adolescência é uma etapa do desenvolvimento do ser humano, que acontece aproximadamente dos doze aos dezoito anos de idade. Esta fase é marcada por grande crescimento e transformações onde tudo é vivido de forma muito intensa.
A adolescente encontra-se no meio termo, pois, não é mais criança, e também ainda não é adulto. Demonstra atitude infantil, sem se dar conta de que já passou daquela fase. Porem, eles ainda não estão maduros o suficiente para arcar com as responsabilidades da idade adulta.
A fase de mudança entre a infância e a idade adulta que é conhecida por adolescência e que traz consegue a crise da puberdade. Esta crise, na qual acontecem transformações fisiológicas e morfológicas, acabam afetando rigorosamente o desenvolvimento da personalidade.
Não podemos definir com precisão os fatores, que acarretam o começo das modificações da puberdade. Mas constatamos que este fenômeno implica nos adolescentes um “bombardeio” de sensações: sonhos, namoro, rebeldia, sexo, “ficar”, paixão, desejo, droga, contradições, medo, fraqueza, mudanças, independência, conflito, sexo (Lucena, 2005, p.112).
Segundo Abramovay (2004, p. 120) para os adolescentes, o fator sexualidade se mistura tanto 
tanto risos, ênfase em discursos sobre prazere namoro, quanto receio, preocupação e cuidados.
Essa fase é bastante conturbada, pois na maioria das vezes, em decorrência das descobertas das ideias opostas as dos pais e irmãos. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes deles.
Sendo assim, a adolescência é um período de vida que merece uma atenção mais rigorosa, pois, esta transição entre a infância e a idade adulta pode envolver problemas futuros para o desenvolvimento de um determinado individuo.
E um desses problemas que a adolescência pode favorecer é gravidez precoce. Um assunto muito polêmico que envolve muito fatores e consequências à gravidez precoce pode ser considerado como um problema que ira refletir para o resto da vida.
Monteiro (1999) aponta para os limites de um pensamento relativista, explicações que consideram que a gravidez na adolescência esta atrelada a um “ethos” modernizante, caracterizado pela individualização do sujeito.
O mesmo aponta que sem debates acerca do sistema de gênero, de classes e de valores culturais dos meios no qual se encontram os adolescentes, pouco se compreendera os porquês do aumento dos adolescentes se tornarem mães e pais.
Segundo o autor, engravidar ou ter filho, pode-se caracterizar como consequência ou resistência, das variadas relações sociais. Assim gravidezna adolescência além de ser problemática para os caminhos da vida dos adolescentes, torna-se um problema social. Levando em consideração as falhas nos serviços de saúde, para os atendimentos, pré e pós-natal, para os partos e também para os programas de planejamento familiar.
Para a problemática da gravidez na adolescência os autores costumam atribuir a importância de politicas publicas no campo da saúde e de programas de educação sexual nas escolas. (Almeida, 2002, pag. 134), De acordo com:
Art. 227 é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta priorida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (79 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com