TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gesta social

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  533 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Universidade Salvador – EAD - UNIFACS

Curso de Serviço Social

Disciplina: Gestão Social

Profª Jacqueline Soares

Alunas:

Ação Social e Modelos de Gestão

Cruz das Almas, outubro de 2013

Introdução:

A Associação Sagrada Família, designada pela sigla ASSF, fundada em 09/01/2004.  Entidade Civil, sem fins lucrativos e de duração por tempo indeterminado, tem sede provisória à Praça Castro Alves SN. CEP 44.345-000 na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, Estado da Bahia. Tratando-se de um Município com um número considerável de família em situação vulnerável, As atividades são financiadas por um sistema de apadrinhamento  do Centro Dom Lucas Moreira Neves situado na cidade de Salvador – BA, em parceria com a Prefeitura Municipal e ajuda de voluntaria da igreja Católica  Apostólica Romana.

Objetivo: Esta associação tem como objetivo oferecer alimentação, assistência educacional e psico social às crianças de 6 ate 14 anos de idade, promover atividades na areia de cultura, arte e lazer para os beneficiários, formar grupos de pais  e desenvolver atividades que contribuam para o fortalecimento das relações familiares, bem como capacitação profissional visando suas inclusões produtivas na comunidade.

Onde fica a comunidade / região: A Associação fica localizada na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, Bahia.

A Associação surgiu através de um grupo de professores e moradores da cidade que  começaram a discutir a necessidade de se criar uma Associação para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

Dados demográficos da população: A Associação atende um número de 160 alunos, divididos em turmas de dois turnos em quatro turmas

Serviços de atenção comunitária: São atendidas além dos alunos, as famílias participam de projetos de capacitação profissional.

A situação econômica das pessoas é de alta vulnerabilidade. O publico alvo da entidade são famílias em situação vulneráveis especificamente crianças, adolescentes  e jovens em situações de risco pessoal e social.

Existe liderança na comunidade: Sim, os responsáveis são formados pelos membros da diretória da instituição, que vem contando com a parceria da Prefeitura Municipal local, da Igreja Católica e do Centro Dom Lucas Moreira Neves

As necessidades primárias da população, são muitas, alimentação, vestuário, cursos de capacitação material didático escolar, brinquedos etc.

Que problemas foram identificados na comunidade? A falta de apoio do Governo Estadual e Federal, que deveriam contribuir para o fortalecimento da associação e garantir maior qualidade de vida para os membros da comunidade.

Que necessidades podem ser atendidas pela organização escolhida: Ampliação dos projetos sociais, melhor remuneração dos professores, profissionais da área social, como psicólogo, assistente social, dentista e outros.

Dentro da comunidade quem são as pessoas que podem ser atendidas pela instituição: A instituição é aberta a toda a comunidade local, crianças de 06 a 14 anos e os seus familiares.

Que propostas de intervenção podem ser sugeridas e que resposta a intervenção pode trazer para a comunidade e para a instituição? Sugerimos que se o Governo federal tivesse um olhar humanista, que valorizasse os direitos dos membros da comunidade, haveria uma maior aceleração na proposta da Instituição em inserir as crianças e seus familiares carentes na sociedade, para que tivessem uma melhor qualidade de vida. Como respostas teriam as crianças e famílias mais felizes, usufruindo seus direitos e deveres de cidadãos. Desta forma a Instituição alcançaria seus objetivos com maior eficiência, alcançando assim suas metas que é melhorar a vida dos seus usuários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (529.7 Kb)   docx (502 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com