TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Conhecimento

Trabalho Universitário: Gestao De Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  5.002 Palavras (21 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO DO CONHECIMENTO: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

TUTOR A DISTÂNCIA: ANÁLIA PEREIRA BARBOSA JUBANSKI

PROFESSOR A DISTÂNCIA:Me. MAURÍCIO DIAS

SOROCABA- SP

16/06/2013

SUMÁRIO

1. Capa .............................................................................................................01

2. Introdução.....................................................................................................03

3. Conceito de gestão do conhecimento..............................................................08

4. A gestão do conhecimento aplicada nas empresas..........................................09

5. Os quatros processos de conversão do conhecimento.....................................11

6. Relatório.......................................................................................................15

4. Considerações Finais.....................................................................................17

5. Referências Bibliográfica..............................................................................18

Introdução

Criação do conhecimento, Concorrência Global e Importância da Gestão do Conhecimento.

A gestão do conhecimento, que enfoca o "capital do conhecimento" de uma organização, é um dos principais focos de preocupação em grandes organizações nos últimos anos, tendo em vista qualificar melhor os aspectos sociais, induzir e disseminar a inovação e assegurar o desenvolvimento. Possibilita aprender a lidar com os conflitos, as turbulências e os paradoxos, ou ainda, é a capacidade da empresa de identificar e transmitir conhecimentos relevantes aos seus funcionários. O principal valor das organizações não está somente nos seus bens tangíveis, mas também no seu conjunto de talentos, idéias, capacidades, no capital intelectual. As empresas já estão pensando em seus funcionários não mais como simples “Recursos Humanos”, mas sim, como “Capital Humano”, assim conseguem reter os talentos e motivá-los a utilizar o seu conhecimento em benefício de ambos, o que é considerado uma relação onde ambos ganham. O valor do Conhecimento a favor da empresa torna-se um diferencial competitivo, aplicado em favor do desenvolvimento da mesma.

A gestão do conhecimento promove o gerenciamento e o compartilhamento de todo o ativo de informação possuído pela empresa. Esta informação pode estar em um banco de dados, documentos, procedimentos, bem como em pessoas, através de suas experiências e habilidades.

Na atual economia, as mudanças ocorrem rapidamente e as pessoas têm de se adaptar as novas situações, o cenário atual é complexo, no mundo corporativo e na sociedade em geral. A globalização da economia, impulsionada pela tecnologia da informação e pelas comunicações, é uma realidade da qual não se pode escapar, e um dos fatores responsáveis pela reestruturação do ambiente de negócios.

O Conhecimento na Teoria da Criação do Conhecimento

Conforme DUDZIAK, VILLELA, & GABRIEL apud Rowley, “genericamente, a gestão do conhecimento envolve todos aqueles processos associados à coleta, identificação, organização, acesso e criação de conhecimento, objetivando a manutenção de repositórios de conhecimento, seu compartilhamento e uso de modo a facilitar o aprendizado e a inovação organizacional. Diz respeito à exploração e desenvolvimento dos recursos de conhecimento presentes na organização, definidos a partir de suas metas e objetivos”.

Ainda segundo esses autores citando Loughridge, a gestão do conhecimento pode ser definida como a aquisição, troca e uso do conhecimento dentro das organizações, incluindo os processos de aprendizado e os sistemas de informação, requerendo a transformação do conhecimento pessoal em conhecimento corporativo de forma a ser compartilhado e apropriadamente aplicado, sendo sua sistematização vital às organizações.

O termo gestão do conhecimento teve seus detratores. Algumas pessoas têm reclamado que é um axioma: quando se trata de conhecimento, eles dizem que o gerenciamento não pode ser aplicado ao conhecimento. Outros criticam que é focado em termos sugestivos. Entretanto, o termo também faz sentido. Se o conhecimento é o ativo estratégico, então ele pode ser gerenciado como qualquer ativo critico da organização. Ele é muito importante para se deixar ao acaso.

É importante insistir que o conhecimento é diferente dos ativos mais tradicionais e em particular, difere da mera informação, na qual as organizações têm que aprender a gerenciar. Este pode ter sido um exercício útil, mas intuitivo, todos sabem que o conhecimento é. Quando você o tem, você sabe como entender a situação e como fazer, quando você não o tem, você está em apuros. O conhecimento nesta perspectiva é o que as nossas comunidades humanas têm acumulado ao longo do tempo para entender o mundo e agir eficazmente nele.

Os autores, DAVENPORT & PRUSAK, ao examinarem uma série de projetos de gestão do conhecimento em algumas empresas, definiram os principais tipos de projetos da gestão do conhecimento nas organizações. Afirmam que nenhum dos projetos é o modelo ideal. Alguns permitem que se questione se é realmente conhecimento que está sendo gerido, e muitos não chegam nem a transformação organizacional baseada no conhecimento. Ainda afirmam que é muito mais fácil falar dessa transformação do que concretizá-las

Ainda afirmam que em muitos aspectos, esses projetos eram semelhantes. Além de objetivos definidos, todos tinham alguém responsável pelo esforço, algum comprometimento específico de recursos financeiros e humanos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com