TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Qualidade

Artigos Científicos: Gestao De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  1.638 Visualizações

Página 1 de 13

Gestão Da Qualidade

Artigo: Gestão Da Qualidade

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: erlrlfr 12 novembro 2013

Tags:

Palavras: 3269 | Páginas: 14

Visualizações: 16

ATPS

Conceitos fundamentais da Gestão da Qualidade.

Disciplina: Gestão da Qualidade.

Curso: Administração

Professora: Mónica Satolani

Semestre 8

Sumário

Introdução 2

1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo? 2

2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução? 2

3 Quais foram os principais “gurus” da Qualidade? 3

4. Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar. 6

FERRAMENTAS O QUE É, PARA QUE UTILIZAR. 9

Introdução

1. O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?

O presente trabalho objetivou desenvolver o entendimento da qualidade como uma ferramenta da estratégica empresarial para o aprimoramento crítico do seu gerenciamento. Para tanto, foi desenvolvido um estudo exploratório e bibliográfico com base em obras de divulgação científica que, de forma direta ou indireta, trata do objeto da pesquisa. O estudo apresenta uma revisão histórica do movimento pela qualidade e seus principais atores tratam da evolução do pensamento estratégico e suas principais vertentes e finalmente desenvolve o entendimento da qualidade sob sua nova perspectiva: a visão estratégica. A partir da interpretação e análise de textos da literatura acadêmica na área, conclui-se que entender a qualidade como estratégia empresarial é fundamental para sua utilização como vantagem competitiva.

A concepção de qualidade modificou-se ao longo do tempo acarretando mudanças relevantes em sua forma de gestão. Essa evolução ocorreu em quatro eras: da inspeção, do controle estatístico da qualidade, da garantia da qualidade e do gerenciamento estratégico da qualidade. Nesse processo a qualidade deixa de ser vista como um problema a ser resolvido e passa a ser considerada uma oportunidade de vantagem competitiva frente à concorrência. (GARVIN, 2002; PALADINI, 2008).

Em seu processo evolutivo, contudo, a qualidade tornou-se um termo de uso comum, sendo por isso, difícil de ser precisamente definido. Isso a torna passível de equívocos conceituais e de erros em sua gestão. Desse modo, ela não pode ser definida aleatoriamente sob o risco de perca de desempenho da organização no mercado (PALADINI, 2008). A propósito, Garvin (2002) acrescenta que o problema de algumas empresas não é falta de

2. O que é Gestão da Qualidade e como foi sua evolução?

A preocupação com a qualidade, no sentido mais amplo da palavra, começou com W.A. Shewhart, estatístico norte-americano que, já na década de 20, tinha um grande questionamento com a qualidade e com a variabilidade encontrada na produção de bens

e serviços. Shewhart desenvolveu um sistema de mensuração dessas variabilidades que ficou conhecido como Controle Estatístico de Processo (CEP). Criou também o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check e Action), método essencial da gestão da qualidade, que ficou conhecido como Ciclo Deming da Qualidade.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of Scientists and Engineers ( JUSE ) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial.

O período pós-guerra trouxe ainda dimensões novas ao planejamento das empresas. Em virtude da incompatibilidade entre seus produtos e as necessidades do mercado, passaram a adotar um planejamento estratégico, porque caracterizava uma preocupação com o ambiente externo às empresas.

A crise dos anos 70 trouxe à tona a importância da disseminação de informações. Variáveis informacionais, sócio-culturais e políticas passaram a ser fundamentais e começaram a determinar uma mudança no estilo gerencial. Na década de 80, o planejamento estratégico se consolida como condição necessária, mas não suficiente se não estiver atrelado às novas técnicas de gestão estratégica.

A gestão estratégica considera como fundamentais as variáveis técnicas, econômicas, informacionais, sociais, psicológicas e políticas que formam um sistema de caracterização técnica, política e cultural das empresas. Tem também, como seu interesse básico, o impacto estratégico da qualidade nos consumidores e no mercado, com vistas à sobrevivência das empresas, levando-se em consideração a sociedade competitiva atual.

A competitividade e o desempenho das organizações são afetados negativamente em termos de qualidade e produtividade por uma série de motivos. Dentre eles destacam-se: a) deficiências na capacitação dos recursos humanos; b) modelos gerenciais ultrapassados, que não geram motivação; c) tomada de decisões que não são sustentadas adequadamente por fatos e dados; e d) posturas e atitudes que não induzem à melhoria contínua.

3 Quais foram os principais “gurus” da Qualidade?

Conheça quem são e o que desenvolveram e contribuíram para a qualidade.

Com certeza qualquer profissional ligado a qualidade, já ouviu ao menos um destes nomes e ou de seus desenvolvimentos e ou pensamentos, ele com certeza contribuíram para o que chamamos de qualidade e suas ferramentas, é impossível não lembrar dele atráves de um CEP e ou na implantação de um Poka Yoke. Conheça estes que para mim com certeza são os grandes mentores desta areaWalter Shewhart.

Shewhart lecionou e trabalhou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com