TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Monografias: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Conforme descrito por Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeushi em sua obra pioneira Criação do Conhecimento na Empresa (1997), o conhecimento diferentemente da informação refere-se a crenças e compromissos. A Natura não somente identificou tal perspectiva muito antes que Nonaka e Takeushi como, desde então, segue fortalecendo no dia a dia praticas e valores corporativos que estimulam a gestão conhecimento de maneira espontânea e não dependente necessariamente de ferramentas e tecnologias. “Uma empresa que entende suas crenças e valores como conceitos integrantes do conhecimento, percebe que diferente pessoas com diferentes valores, geram conhecimento em função dos seus valores” ( ABREU, 2002).

2- COMPARANDO AS DEFINIÇÕES:

Gestão do Conhecimento é o conjunto de ‘insights’, experiências, e procedimentos que são considerados corretos e

verdadeiros e que guiam pensamentos, comportamentos e a comunicação entre pessoas e que aumentam a compreensão ou o desempenho numa área ou disciplina.

A NATURA COSMÉTICOS - investe em diversas técnicas de desenvolvimento,

Buscava-se uma metodologia ágil e flexível que propiciasse acompanhar a concorrência, a ciência e as tecnologias mundias de maneira custo –efetiva, que

repassasse informações ao corpo de pesquisadores e de analistas de marketing

da empresa, com rapidez, e critérios seletivos de pertinência e relevância e que,

ao mesmo tempo, organizasse, sistematizasse e disponibilizasse essa “massa de informação” dentro da empresa.

RESPONDER ÀS QUESTÕES A SEGUIR:

Com base no texto do artigo acima de NONAKA & TAKEUCHI, o conhecimento organizacional é a capacidade que uma empresa tem de agir no mercado, disponibilizando produtos, serviços ou sistemas, a partir dos conhecimentos e relacionamentos dos seus empregados. Para atingir este objetivo o conhecimento deve ser disseminado entre seus empregados. A criação desse conhecimento é um processo que envolve tanto o conhecimento explícito (aquele transferido em linguagem formal e sistemática) quanto o tácito (que é pessoal, difícil de ser formulado e comunicado), uma interação que ocorre repetidamente. O compromisso de cada indivíduo, sua identificação com o grupo e o entendimento da missão de sua empresa tornam-se indispensáveis para a criação do conhecimento. organizacional e pessoal.

b) Como fazer com que todos os colaboradores se apropriem deste conhecimento novo? Os autores NONAKA & TAKEUCHI, propõem a criação e compartilhamento do conhecimento , baseada na aprendizagem organizacional.transformar o conhecimento em valor nas organizações tem sido um dos maiores desafios.

c) Como reter o conhecimento do funcionário que se afasta da organização? transformando o conhecimento tácito (pessoal) em conhecimento explícito (normas e regulamentos) permitindo que outras pessoas possam utilizar-se do conhecimento cujas informações estão disponíveis de maneira explícita e acessível. Assim, a gestão de conhecimento existe para fazer com que todos tenham acesso aos dados necessários para trabalhar bem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com