TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao Do Conhecimento

Monografias: Gestao Do Conhecimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  218 Palavras (1 Páginas)  •  357 Visualizações

Aula-tema 08 - Síntese do Conhecimento Modular e Integral: Inovação da Arquitetura do Negócio na era da TI

A ideia nesta aula-tema é buscar um posicionamento da estratégia de negócios da empresa levando em conta dois padrões opostos: Modularidade e Integralidade.

A arquitetura de negócios da empresa já traz em si um modelo de gestão do conhecimento uma vez que determina o padrão de criação, apropriação e organização do conhecimento. Assim, ao definir uma estratégia de negócios, a empresa estará definindo também como será a sua gestão do conhecimento. Padrão modular de estratégia de negócios (Arquitetura Modular).

A ideia de modularidade pode parecer complexa em um primeiro momento, por isso vamos iniciar com um exemplo. As câmeras filmadoras digitais exigem uma alta capacidade de processamento de vídeo dos computadores pessoais. Digamos que você tenha que utilizar uma câmera dessas e depois tenha que editar a gravação em seu computador. Nesse momento descobre que seu computador é lento demais para editar as imagens. Você não pensa em trocar de computador mas sim em adicionar mais memória ou talvez investir em uma nova placa gráfica em seu equipamento.

Este é o princípio da modularidade: partes diferentes de um sistema podem ser tratadas de forma independente embora exista uma série de regras comuns. Essa estratégia modular existe também em termos de regras de negócios na

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com