TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao GE CELMA

Artigos Científicos: Gestao GE CELMA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.363 Palavras (6 Páginas)  •  984 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 CARACTERISTICAS DA GE CELMA 4

3 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS 5

3.1 TREINAMENTO 5

3.1.1 O levantamento das necessidades de treinamento. 6

3.1.2 Elaboração do programa de treinamento. 6

3.1.3 Implementação do programa de treinamento. 7

3.1.4 Avaliação dos resultados do treinamento. 8

4 PROGRAMAS DE QUALIDADE DE VIDA E SEGURANÇA NO TRABALHO 10

5 EDUCAÇAO CORPORATIVA 11

6 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

2 CARACTERISTICAS DA GE CELMA

3 DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

O desempenho de um indivíduo no ambiente de trabalho depende, antes de qualquer coisa, de seu compromisso com os objetivos do grupo ao qual pertence. Cabe a ele a decisão de como fazer, seu desempenho depende de si mesmo.

O objetivo do processo de capacitação é ensinar o indivíduo a pensar, a reelaborar seus significados e a aprender a fazer autocrítica. Ele precisa saber como fazer, mas também o porquê do como fazer.

Portanto, a empresa precisa treinar e desenvolver esse funcionário para que se encaixe nas exigências feitas por ela e pelo seu sistema de produção.

A GE Celma se preocupa com o desenvolvimento de seu pessoal. Isso pode ser percebido, dentre outros fatores, pelo seu índice de rotatividade que é baixo e pelo índice de acidentes do trabalho que é considerado de padrão internacional.

O seu enfoque empresarial também diz sobre isso: Foco no Cliente + Valorização das Pessoas + Tecnologia.

3.1 TREINAMENTO

“O treinamento é o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho” (CARVALHO, 1999, p. 125).

O treinamento é um processo educacional de curto prazo, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos relativos ao trabalho, atitudes diante de aspectos da organização e desenvolvem habilidades e competências em função dos objetivos definidos (CHIAVENATO, 2006).

O treinamento tem por objetivos: a transmissão de informações, o desenvolvimento de habilidades, o desenvolvimento ou modificação de atitudes e o desenvolvimento de conceitos.

A GE Celma trabalha com o objetivo claro de suportar o profissional em busca de seu autodesenvolvimento através de constante feedback construtivo e estruturado e investimento concreto em treinamento.

Para a implementação do processo de treinamento é preciso à realização de quatro etapas, que são: o levantamento das necessidades de treinamento, elaboração do programa de treinamento, implementação do programa de treinamento e a avaliação dos resultados do treinamento.

3.1.1 O levantamento das necessidades de treinamento.

Realizado em três níveis: análise da empresa, análise das tarefas e análise das pessoas.

Para fazer o levantamento das necessidades de treinamento, podemos utilizar a avaliação do desempenho, a observação dos funcionários, a aplicação de questionários, a sugestão de superiores ou gerentes por meio de entrevistas, reuniões interdepartamentais, entrevista de desligamento, análise e descrição de cargos, relatórios periódicos da empresa ou de produção.

Na GE Celma o processo começa com a avaliação de desempenho do período anterior. Eles avaliam a atitude alinhada com os valores da Organização; mobilidade, interesses de carreira; oportunidades de melhoria; necessidades de treinamentos técnicos e/ou comportamentais para capacitá-los.

Através também de entrevista com o superior imediato, análise e descrição de cargos, entrevista de desligamento.

A entrevista de desligamento é realizada em todos os casos nos quais o empregado solicita seu afastamento. A entrevista é feita por um profissional de RH e os dados são enviados para análise da gerência da área. Trimestralmente as entrevistas são compiladas e os dados apresentados ao grupo gerencial.

3.1.2 Elaboração do programa de treinamento.

Nesta etapa nos concentramos em fazer o planejamento do treinamento, pensando em questões relacionadas ao conteúdo do treinamento, quais funcionários precisam do treinamento, quem será o condutor das atividades, quando o programa deve ser colocado em prática, e em que local será realizado.

A GE Celma tem a preocupação de preparar um programa que visa: desenvolver a próxima geração de líderes; acelerar a curva de aprendizado dos novos colaboradores; multiplicar e disseminar o conhecimento existente na companhia.

3.1.3 Implementação do programa de treinamento.

Onde é colocado em prática tudo aquilo que foi planejado; onde a relação instrutor X aprendiz se torna essencial.

A execução do treinamento depende de alguns fatores, como a adequação do programa às necessidades da organização e dos treinamentos; a qualidade do material de treinamento; a cooperação dos chefes e dirigentes da empresa; a qualidade e o preparo dos instrutores e a qualidade dos aprendizes.

Nesse momento os procedimentos de aprendizagem devem ser os melhores para garantir que o funcionário realmente aprenda os conteúdos passados.

A GE Celma realiza treinamentos tanto dentro (on the job), quanto fora (out the job) da empresa.

On the job, ela realiza treinamentos de integração onde são passados aos seus novos colaboradores: Normas básicas de segurança e Modelo de Gestão EHS da GE – Global Star; Segurança e uso adequado dos utilitários de informática; Kaizen - GE Celma e a filosofia de melhoria contínua; Integridade & Ética; Organograma & Benefícios; Apresentação das Atividades e Áreas Operacionais, Qualidade, Modelo de Gestão de Recursos Humanos.

Para cargos gerenciais, coordenação, analistas e engenheiros além do programa básico de integração, há também uma agenda de entrevistas com todos os gerentes da empresa.

Todo gestor Sênior da companhia tem obrigação de dar Coaching a pelo menos dois funcionários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com