TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Marketing

Artigo: Gestão De Marketing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Marketing II

Curso: Administração

Professor:

Nome do aluno:

Data:

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção o texto abaixo:

Dois jovens amigos empreendedores estão com uma ideia de abrir seu próprio negocio. Ambos são profissionais atuantes no mercado, mas que há muito cultivam o desejo de abrirem um negocio na área de alimentação. Para isso, muitos estudos foram realizados, recursos foram levantados, e um bom plano de negócios vem sendo desenvolvido. Entre uma das ações que compõe o plano de negócios está a pesquisa de mercado, que tem a responsabilidade de levantar informações importantes acerca dos clientes, da concorrência, e tendências do mercado de alimentação, especificamente de uma loja de produtos (bomboniere ou loja de conveniências). Pois bem, diante disso, seu papel está em realizar um projeto para a execução dessa pesquisa, considerando a aplicação de um questionário onde você deverá pensar em informações importantes como: perfil do futuro consumidor (com informações como idade, escolaridade, renda). Conhecer como está a avaliação da concorrência dessa área, e identificar informações estratégicas de variáveis relacionadas ao comportamento de consumo dos potenciais clientes, como: hábitos alimentares, marcas de preferência, frequência de compra, visitas em pontos de venda, percepção sobre pontos de venda, elementos que influenciam na compra, valor de compra, quem geralmente compra esses produtos na família, quanto costuma pagar nas compras, etc.

Assim sendo, com base nestas informações, elabore um projeto de pesquisa de marketing (uma pesquisa de mercado) para auxiliar esses dois amigos em seu plano de negócios, a fim de que tenham sucesso em seu novo empreendimento. Importante destacar os elementos que devem compor este plano, como: problema de pesquisa, objetivos – geral e específicos -, tipos de pesquisa – quanto ao método, abordagem e procedimento -, técnica de coleta de dados, e população da pesquisa.

Aliado a isso seu projeto deve vir acompanhado de um instrumento de pesquisa, um formulário de perguntas, que contenha de 20 a 25 questões entre abertas e fechadas (estas de múltipla escolha e/ou com uso de escalas), incluindo-as como apêndice. (10,0 pontos)

Pré-Projeto de Pesquisa de Marketing

1. Problema de Pesquisa

Qual o perfil dos consumidores de uma bomboniere?

2. Objetivos

2.1.1 Geral

Levantar a clientela, analisar a concorrência e descobrir a preferência entre bomboniere ou loja de conveniência.

2.2. Específicos

Identificar o público alvo para abertura de uma bomboniere ou loja de conveniência, estudando suas preferências, analisando o que a concorrência está oferecendo.

3. Procedimentos Metodológicos

3.1. Tipo de pesquisa

Pesquisa descritiva.

3.1.1. Quanto ao nível/método

Utilizando questionários e levantamentos para obter um perfil do público alvo e assim definir qual melhor negócio.

3.1.2. Quanto tipo de abordagem

Pesquisa quantitativa, descritiva, com grupos de discussão.

3.1.3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com