TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Qualidade

Trabalho Escolar: Gestão De Qualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Qual a importância da qualidade para o aumento da competitividade das empresas?

Dois indicativos de êxito para a gestão de qualidade são o grau de fidelidade do consumidor e a possibilidade de transformar consumidores comuns em cativos. Sendo assim, A qualidade se faz importante para que a empresa se destaque diante dos concorrentes, pois sua aplicação permite a eficiência na produção, reduzindo os seus custos e os erros de produção, a redução no prazo de entrega, a possibilidade de produzir uma gama de produtos que atendam as expectativas do cliente etc. Dessa forma, os objetivos são atingidos com maior eficácia, garantindo o sucesso da empresa.

2 – Como a Globalização influencia a qualidade dos produtos brasileiros?

A globalização impulsiona a competitividade mundial. As empresas brasileiras passam a competir com outras mais de todo o mundo. Os produtos brasileiros competem com produtos internacionais não só no mercado externo como também no mercado interno. Desde a queda das barreiras alfandegárias protecionistas e à série ISO-9000 houve, no Brasil, a proliferação de novos programas e técnicas voltados a gestão de qualidade, pois o mercado passou a demandar produtos altamente tecnológicos e livres de possíveis defeitos de fabricação devido às importações de produtos de maior qualidade e custo menor. O cliente, de um modo geral, passou a ser mais exigente visto que a oferta de produtos de melhor qualidade cresceu e o horizonte de possibilidades no momento da compra aumentou exponencialmente. Sem a gestão de qualidade incluída na gestão empresarial, essas empresas estariam fadadas ao declínio.

3 – Como os Sistemas de Gestão da Qualidade geram diferenciação nas organizações empresariais?

Uma organização empresarial que faz uso do Sistema de Qualidade apresenta uma visão focada nas demandas do cliente. Isso significa que, com processos e gestão mais eficiente, o produto final se apresenta com custo menor e diferenciações valorizadas pelos seus clientes. Essas diferenças são fruto de conformação às especificações, produtos de aparência atrativa, rápidas mudanças para atender a novas especificações e demandas, produtos que apresentam menos defeitos, prazo menor para a entrega e manufatura.

4 – Por que as empresas ocidentais não reagiram com rapidez às necessidades de competitividade? Quais as consequências em função dessa demora?

Segundo Corrêa e Gianesi, os pelos quais as em presas ocidentais não reagiram com rapidez às necessidades de competividade foram:

• Os gestores ocidentais tinham como característica o foco nas medidas de curto prazo, entretanto, a gestão de qualidade enfoca o longo prazo. Portanto, Este tipo de gestão não foi muito valorizado;

• Questões tecnológicas eram substituídas por questões financeiras e mercadológicas. O que vinha primeiro era o lucro e não a qualidade em si;

• A manutenção do modo de gestão de décadas anteriores existia por falta de interesse em mudanças. Mudanças drásticas associadas a gestão de qualidade eram encaradas como algo muito trabalhoso e, talvez, sem necessidade, pois o modelo anterior ainda funcionava, mesmo que já em declínio.

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com