TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Uma vez que a Internet

Tese: Gestão Uma vez que a Internet. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  Tese  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 6

A Administração Depois de Internet

1. Sobre a grande revolução 2. Sobre os três princípios administrativos da nova realidade 3. Sobre mudanças e velocidade 4. Sobre as quatro formas de medir 5. Sobre a oportunidade

Não se trata de velha ou nova economia, há quem diga que não exista isso, como é o caso de Jack Welch. Para Welch esses nomes são apenas uma tentativa intelectual de definir o que está acontecendo. O que devesse fazer é ter uma conversar franca sobre uma nova tecnologia. Trata-se da maior revolução ocorrida em meu tempo. A maior revolução ocorrida na vida de todos nós. A coisa mais importante que já nos aconteceu: a Internet. O que quero fazer é pegar todos os princípios administrativos sobre os quais temos falado por anos e anos e mostrar como funcionam no mundo da nova tecnologia. Partindo da premissa de que não há nada de novo em administração para lidar com a Internet. O fundamental é não deixar de utilizar essa nova tecnologia. Certifique-se de que você está convivendo com ela. Como diria Welch "Trate-a com a mesma reverência que você trata o ler e escrever. Ninguém contrataria pessoas que não sabem ler e escrever, que não são alfabetizadas. Não contrate quem não sabe lidar com a Internet."

O mundo dos negócios tem uma nova gama de princípios com a Internet. O primeiro deles diz respeito ao ataque. Não podemos perder tempo para participar ativamente da rede e chegar diretamente ao consumidor. É claro que não podemos envolver-nos em conflitos com canais de distribuição tradicionais, mas o que temos de fazer é encontrar meios de incluí-los no novo negócio, e não desistir do novo negócio ou adiar a entrada nele. O ataque é o primeiro princípio da nova realidade. O segundo princípio, é a capacidade de aprendizado de uma organização -sem dúvida, trata-se da vantagem competitiva definitiva. E ela é ainda mais fundamental na Internet: se você não tiver essa cultura do aprendizado em sua empresa, se não estiver obtendo informações novas todos os dias de todas as partes, se não tiver um desejo insaciável de aprender, você está morto no mundo da Internet. As informações estão espalhadas e todos têm acesso a elas, inclusive seus antigos e novos concorrentes. O terceiro princípio é a qualidade. Princípio válido desde tempos imemoriais, no mundo da Internet significa realização, significa entregar os bens e serviços oferecidos com o maior valor possível. É preciso entregar valor a cada um de seus clientes da Internet.

Para Willian Ury , nos negócios o tempo também fundamental: "..., com o fenômeno da globalização, os negociadores das empresas enfrentam o desafio de fazer com que as pessoas de diferentes culturas chegem a um mesmo "sim". Os antropólogos nos dizem que há mais de 6 mil culturas na face da Terra atualmente." Em resumo, talvez o desafio central dos negociadores do século XXI se traduza na seguinte questão: como nos comunicamos eficazmente e aprendermos a trabalhar juntos vendas e produtos em um mercado de proporções mundiais.

No início dos anos 80, mudar significava enfrentar o violento ataque dos produtos manufaturados asiáticos. Para tanto, era preciso aumentar a qualidade, formar redes, garantir o fluxo de caixa, manter o negócio andando enquanto você se reorganizava para enfrentar o ataque asiático. Essa reação durou dez longos anos. No final da década de 80, com a renegociação da dívida externa de vários países e a solução para a crise das instituições de poupança dos EUA, mudar era fazer ótimos negócios nos primeiros dois anos, quando as pessoas se movimentaram e compraram ativos. No início dos anos 90, a Europa enfrentou dificuldades e os investidores reagiram realizando bons negócios por cerca de 12 meses, investindo US$ 30 bilhões em ações de empresas européias. Em meados dos anos 90, quando o México quase sucumbiu, houve de nove meses a um ano para trabalhar com os ativos mexicanos, reagindo à mudança e aproveitando o momento. E, quando estourou a crise da Ásia, foi possível fazer bons negócios no Japão por seis meses -a 'janela' durou esse tempo. Com esses exemplos quero dizer que a resposta à mudança vem-se tornando cada vez mais rápida: passou de uma década para seis meses. E o que acontece com a mudança no mundo da Internet? Ela é diária. É preciso jogar fora todas as coisas que você achava que estavam certas, passar a página a limpo e olhar de novo. Hoje as mudanças medem-se não em anos, trimestres, meses, mas em dias. Quem não raciocinar em dias está 'frito'. Agora a idéia de velocidade é totalmente diferente de tudo que já vimos.

É medindo que se constrói uma cultura de alto desempenho. Temos todo tipo de medida de desempenho a nossa disposição:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com