TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão do Sistema de Informação

Por:   •  22/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.906 Palavras (12 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 12

A GESTÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE GRANJA: desafios, avanços e dificuldades.

A finalidadedeste artigo tem o objetivo de reflexão sobre o sistema de informação, monitoramento e avaliação da assistência social sob a gestão da Secretaria de Assistência Social do Município de Granja no Estado do Ceará, ondeé apresentado suas dificuldades, avanços e desafios. Utilizando-se de abordagem qualitativa sendo realizado entrevista semiestruturada para a equipe do Departamento de Monitoramento, Informação e avaliação composta de assistentes sociais, psicólogas, administradora e Chefe de Departamento.Identificou-se desafios e dificuldades que a implementação desse sistema tem enfrentado, com isso não podemos deixar de esclarecer os pontos positivos que ocorreram de forma objetiva.

 PALAVRAS-CHAVES: Informação. Monitoramento. Avaliação. Assistência Social.    

1 INTRODUÇÃO

Sob o ponto de vista do Sistema Único de Assistência Social, a Política Nacional de Assistência Social, ressalta a implantação de um sistema de informação, monitoramento e avaliação com relevância, como uma urgente e essencial providência, fazendo assim, com que seja um campo estratégico para que obtenha um melhor desempenho no que diz respeito às políticas sociais.

O que se idealiza é a implantação de um sistema de informação, monitoramento e avaliação que seja transparente ao utilizar os recursos, a participação, o controle social e a gestão aprimorada, além de promover incentivo para a consolidação da Política de Assistência Social no Brasil.

A secretaria de assistência social do município granja- CE,vem implantando o sistema de informação, monitoramento e avaliação desde o ano de 2004, intitulado inicialmente como Gerência de Acompanhamento, Avaliação e Informação. Após algum tempo passou a se chamar Departamento de Monitoramento, Informação e avaliação tendo propostas de melhorias e avanços. Contudo, se fazem presentes as dificuldades e desafios, frente às demandas e a realidade do Município como um todo.

Existe a necessidade para tal, de criar uma cultura de avaliação nos municípios, sendo imprescindível o apoioinstitucional e financeiro, além da garantia e da participação da população em caráter político-democrático nos processos de avaliação. De acordo com a Política Nacional de Assistência Social “é necessário que a informação, a avaliação e o monitoramento no setor de assistência social sejam doravante tratados como setores estratégicos de gestão” (...).

2 A PERSPECTIVA DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DO SUAS

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS, 2004), na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social,no campo da informação ressalta, o monitoramento e  avalia como ponto estratégico para um melhor êxito noque refere-se as  políticas sociais.

De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS, 2006), o Sistema de Monitoramento e Avaliação constitui uma das etapas mais sensíveis na gestão de programas e políticas públicas, sobretudo de desenvolvimento social, ainda que sua relevância seja inquestionável. O acompanhamento cotidiano e a realização de estudos específicos são procedimentos relativamente novos no Brasil e, portanto, ainda não institucionalizados de forma adequada por órgãos públicos.

As ações de Monitoramento e Avaliação devem ser entendidas como fases do próprio processo de planejamento das ações assistenciais, na qual é necessária para  garantir  o atendimento socioassistencial  as reais necessidades da população beneficiária, visando unir  uma rede de inclusão e de proteção social aos segmentos mais vulneráveis.

 A  Avaliação e o Monitoramento  devem ser servidos como meio para melhorar os projetos e programas existentes, qualificar o conhecimento sobre sua prática de seu planejamento futuro, tendo como ponto de partida  a contribuição aos objetivos institucionais. No  sentido de  monitorar e avaliar, refere-se a um exercício contínuo e um compromisso com as repercussões de um projeto no decorrer de sua realização.

Se espera que a implantação de políticas públicassejamarticuladas a um sistema de informação, avaliação e monitoramento, que contribuam com pontos positivospara a consolidação da Política de Assistência Social, assegurando a transparência na participação e gestão no controle social, otimizada da política.

Segundo a PNAS (2004, p.61)

“A necessidade de implantação de sistemáticas de monitoramento e avaliação e sistemas de informação para a área também remontam aos instrumentos de planejamento institucional, onde aparecem como componente estrutural do sistema descentralizado e participativo, no que diz respeito aos recursos e sua alocação, aos serviços prestados e aos seus usuários”.

Tendo em vista, a Política Nacional de Assistência Social busca formar  um sistema de informação que permita  monitorar  e  avaliar o impacto dosserviços e benefícios, programas e projetos de enfrentamento da pobreza, sendo tratado como um setor estratégico de gestão.

3 A GESTÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO E MONITORAMENTO NA AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NOS AVANÇOS, DESAFIOS E DIFICULDADES NA POLÍTICA PÚBLICA

De acordo com  a Política Nacional de Assistência Social( PNAS), as ações  de avaliação e monitoramento, são aportes do novo sistema e devem ser entendidas como instrumentos  permanentes,seguidos de comprometimentos dos resultados da Política de Assistência Social ao decorrer  de sua realização, em todo território nacional. Sendo no processo de Informação, Monitoramento e Avaliação vêm sendo implementado em todo Brasil com postura gradativa, com avanços e objetivos  esperados.

No sistema Único de Assistência Social, a criação e implementação, representa uma conquista na trajetória da construção das políticas sociais no Brasil, e em especial da Política de Assistência Social, segundo o entendimento de Boschetti (2005).

Considera-se  que o Sistema Único de Assistência Social já se caracteriza com real situação no Brasil e nos estimula  atualmente a pensar e construir planos e estratégias que o sele no caminho do fortalecimento da assistência social, formando característica de política pública de Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (135.2 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com