TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPORTÂNCIA DA VIA DE ADMINISTRAÇÃO NA ABSORÇÃO DE FÁRMACOS

Artigos Científicos: IMPORTÂNCIA DA VIA DE ADMINISTRAÇÃO NA ABSORÇÃO DE FÁRMACOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 5

O processo de absorção tem por finalidade transferir o fármaco do local onde é administrado para os fluidos circulantes, representados especialmente pelo sangue. Em geral existem algumas opções de vias pelas quais um agente terapêutico pode ser administrado e, por esta razão, o conhecimento das vantagens e desvantagens das diferentes vias de administração é fundamental. A importância deste processo de absorção reside essencialmente, na determinação do período entre a administração do fármaco e o aparecimento do efeito farmacológico (tempo de latência), bem como na determinação das doses e escolha da via de administração do medicamento. (GILMAN, 2005) O objetivo desta prática foi o de analisar em Rattus norvegicus, o tempo de absorção entre diferentes vias de administração e a variação da intensidade do efeito produzido pela droga (Tionembutal sódico).

O experimento foi realizado utilizando-se 3 animais da espécie Rattus norvegicus. O fármaco utilizado foi o Tionembutal sódico (25mg/Kg) na dose de 0,1 ml/10g, administrado pelas vias oral, intraperitoneal e intravenosa.

Inicialmente, pesaram-se os animais a fim de se determinar a dose de anestésico a ser administrado pelas três diferentes vias. A seguir, analisaram-se os parâmetros frequência respiratória (mov. resp./min), reflexo palpebral (presente, diminuído ou ausente) e atitude do animal (normal, excitado, deprimido ou dormindo) antes da administração do anestésico. Administrado o anestésico e passados 20 minutos, compararam-se os mesmos parâmetros relacionados à antes da administração da droga.

TABELA 1.0: REGISTRO DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA, REFLEXO PALPEBRAL E ESTADO DO ANIMAL, ANTES DA ADMINSTRAÇÃO ORAL, INTRAPERITONEAL E INTRAVENOSA DA DROGA TIOPENTAL (25mg/ml) NA DOSE DE 10g/0,1ml EM Rattus norvegicus. TERESINA, 2010.

Frequência Respiratória

Reflexo Palpeblal Estado

Cobaia 1 (Via Oral) 114 Presente Normal

Cobaia 2 (Via Intraperitoneal) 130 Presente Normal

Cobaia 3 (Via Intravenosa) 150 Presente Normal

Fonte: Laboratório de Farmacologia- UFPI, alunos de Farmácia, 2010.1

TABELA 2.0: REGISTRO DA FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA, REFLEXO PALPEBRAL E ESTADO DO ANIMAL, 20 MINUTOS DEPOIS DA ADMINSTRAÇÃO ORAL, INTRAPERITONEAL E INTRAVENOSA DA DROGA TIOPENTAL (25mg/ml) NA DOSE DE 10g/0,1ml EM Rattus norvegicus. TERESINA, 2010.

Frequência Respiratória

Reflexo Palpeblal Estado

Cobaia 1 (Via Oral) 95 Diminuído Normal

Cobaia 2 (Via Intraperitoneal) 95 Diminuído Deprimido

Cobaia 3 (Via Intravenosa) 112 Diminuído Deprimido

Fonte: Laboratório de Farmacologia- UFPI, alunos de Farmácia, 2010.1

“O método de administração dos medicamentos depende da rapidez com que se deseja a ação da droga, da natureza e quantidade da droga a ser administrada e das condições do paciente. As condições do paciente determinam, muitas vezes, a via de administração de certas drogas. Todavia, inúmeros problemas limitam a administração de drogas, por isso as vias utilizadas para administração de fármacos apresentam contra-indicações em alguns casos específicos” (CASTRO & COSTA, 1999).

“A ingestão oral é o método mais comumente utilizado para administrar os fármacos. Também é o mais seguro, conveniente e econômico. Suas desvantagens são a absorção limitada de alguns fármacos em função de uas características (Por exemplo hidrossolubilidade); vômitos causados pela irritação da mucisa gastrointestinal; destruição de alguns fármacos pelas enzimas digestivas ou pelo pHg gástrico baixo; irregularidade na absorção ou propulsão na presença de alinetos ou outros fármacos; e necessiadade de contar com a colaboração do páciente. Além disso, os fármacos presentes no trato GI podem ser metabolizados por enzimas da flora ou mucosa intestinal ou do fígado, antes que possaç alcançar a circulação sistêmica” (GILMAN, 2007). De acordo com a TABELA 2.0, o rato que recebeu o anestésico via oral apresentou frequência respiratória e reflexo palpebral diminuídos, entretanto o comportamento variou de normal a levemente deprimido, o que confirma a absorção lenta do fármaco por esta via.

Como a administração oral de medicamentos é segura, mais conveniente e menos dispendiosa, a maior parte das medicações é normalmente administrada por esta via. As medicações para administração oral são disponíveis em muitas formas: comprimidos, comprimidos de cobertura entérica, cápsulas, xaropes, elixires, óleos, líquidos, suspensões, pós e grânulos. As medicações orais são algumas vezes prescritas em doses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com