TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSANIDADE SOCIAL: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DA INVISIBILIDADE E EXCLUSÃO

Por:   •  6/3/2020  •  Monografia  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

JAQUELINE QUEIROZ THEODORO

INSANIDADE SOCIAL: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DA INVISIBILIDADE E EXCLUSÃO

A perspectiva dos que vivem em situação de rua

[pic 2]

Alta Floresta

2015

JAQUELINE QUEIROZ THEODORO

INSANIDADE SOCIAL: O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL DIANTE DA INVISIBILIDADE E EXCLUSÃO

A perspectiva dos que vivem em situação de rua

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Instrumentalidade em Serviço Social; Movimentos Sociais; Politicas Setoriais Contemporaneas; Pesquisa Socil e Oficina de Formação.

Prof. Amanda Boza; Maria Angela Santini; Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zambon.

Alta Floresta

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA        4

OBJETIVO GERAL        5

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

JUSTIFICATIVA        5

METODOLOGIA        6

REVISÃO BIBLIOGRAFICA        6

CRONOGRAMA        7

ORÇAMENTO        8

RESULTADOS ESPERADOS        8

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS        9

4

INTRODUÇÃO

Os direitos dos cidadãos legitimados pela Constituição Federal do Brasil em seu artigo 5º onde diz que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade,...”. não é o que vemos diante dos constrastes apresentados pela desigualdade social e a marginalização das classes chamadas minoritarias, entre as quais estão a população em situação de rua. A população e situação de rua, de acordo com as normativas estabelecidas têm seus direitos garantidos na Constituição Federal, na Política Nacional de Assistência Social, Lei Orgânica da Assistência Social, Decreto nº7. 053/2009.

A escolha do Tema nos leva ao estudo do abandono que acontece com pessoas de idade avançada e aquelas cujas faculdades mentais já não lhes garantem autonomia para sua sobrevivencia e cujos familiares simplesmente não se importam ou não tem condições financeiras nem psicologicas para auxiliá-los, ou mesmo aquelas que sofrem algum tipo de violencia domestica, enfim, são inúmeros os motivos que levam pessoas a sairem do seu seio familiar para viver nas ruas.

Desde o seu nascimento, o Serviço Social esta inserido nas lutas sociais em nosso país. Considerando todos os eventos dos movimento e dos insrumentos utilizados pelo Serviço Social, faremos uma pesquisa utilizando o metodo bibliografico e o estudo de dados para expor a importancia do profissional de serviço social dentro da sociedade brasileira na luta contra a exclusão e o apoio ao empoderamento dos usuários enquanto individuos capazes, dotados de inteligencia. A qualidade de vida é uma das variaveis significativas no processo de desenvolvimento do indivivuo, envolvendo todos os seus direitos fundamentais. Com base nisso, nosso estudo irá apresentar como é a vida de invisibilidade e exclusão diante da sociedade insana que dita padrões e falsas ideologias.

DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Atraves da pesquisa, expor a figura da população em situação de rua diante das fragilidades sociais impostas pela sociedade, a invisibilidade e a exclusão por eles enfrentadas, e as possiveis causas dessa questão social.

5

OBJETIVO GERAL

Compreender o campo de atuação do profissional de Serviço Social dentro das politicas sociais que tratam dos direitos fundamentais e da inclusão para a população em situação de rua nas politicas públicas, bem como os instrumentos utilizados no enfrentamento desse processo histórico de exclusão.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar os instrumentos utilizados pelos assistentes sociais no contexto apresentado;
  • Analisar a eficácia e importancia das politicas públicas voltadas para a população em situação de rua;
  • Apontar a influencia da sociedade diante dessa questão social e as causas que levam a essa situação de vulnerabilidade.

JUSTIFICATIVA

A pobreza e as desigualdades sociais já fazem parte da realidade brasileira há decadas, em nosso municipio não poderia ser diferente, ou melhor, diriamos que poderia sim. Analisar os projetos e programas sociais faz parte das atribuições do assistente social, sendo assim, buscamos a compreenção da dinamica e a eficacia dos resultados da aplicabilidade das politicas públicas como instrumento da demanda apresentada no atual contexto de marginalização da população em situação de rua em nosso municipio, aprofundando o conhecimento e atuando como transformadores em nossa futura profissão, contribuindo para o “ser social” de todos os cidadãos por direito. Quando falamos em população em situação de rua, podemos citar pessoas de todos os generos, idades e origem, inclusive famílias inteiras, conforme Costa, 2005:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (131.9 Kb)   docx (103.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com