TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUIÇÕES SOCIAIS NO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS COM ÊNFASE NA INSTITUIÇÃO SOS MULHER

Por:   •  27/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.164 Palavras (21 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 21

UNIP

INSTITUIÇÕES SOCIAIS NO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS COM ÊNFASE NA INSTITUIÇÃO SOS MULHER

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2013

INSTITUIÇÕES SOCIAIS NO MUNICIPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS COM ÊNFASE NA INSTITUIÇÃO SOS MULHER

[pic 1]

                                                                     

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

INSTITUIÇÕES SOCIAIS CONVENIADAS COM A PREFEITURA NO MUNICÍPIO DE SJC        

OUTRAS INSTITUIÇÕES        

Lei Maria da Penha, “Lei n° 11.340 / 2006        

Instituição SOS Mulher:        

História        

Visão/ Missão        

Qual o campo de atuação do Assistente Social?        

Qual o objetivo da Instituição?        

Quem são os parceiros da Instituição?        

Quantos Funcionários?        

Quantos voluntários?        

Quem pode ser voluntário, o que fazer para tornar um voluntário?        

Quantos Atendimentos anuais?        

Quantas pessoas são assistidas?        

Qual a porta de entrada para ser assistido?        

Qual a expectativa de novos projetos da instituição?        

Estatísticas Geral        

Conclusão:        

Bibliografia:        

INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca mostrar Instituições Sociais Conveniadas com a Prefeitura do Município de São José dos Campos que aproximadamente são cinqüenta e seis entidades que tem como maior objetivo garantir os direitos da população.

Enfatizamos um dos problemas enfrentados pela realidade desde o início dos tempos, a violência contra a mulher. Um tema em destaque no contexto da sociedade brasileira, pois diariamente mulheres sofrem violência doméstica de caráter físico e psicológico.

No trabalho buscamos mostrar a interação do (a) assistente social, junto a esta questão e utilizamos o município de São José dos Campos como referencia por ser um município com um grande número populacional conforme os dados presentes no trabalho, levantados pelo o IBGE.

Sendo a SOS MULHER uma instituição importante, pela qual hoje está presente no Vale do Paraíba, realizando ações de assistência e proteção, de forma a assegurar à mulher, para que ela viva sem violência, adquirindo sua independência financeira, preservando a saúde física e mental, desenvolvendo a moral, a intelectualidade e a sociabilidade de cada usuária, a elegemos para  desenvolvermos nosso trabalho.

INSTITUIÇÕES SOCIAIS CONVENIADAS COM A PREFEITURA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

  • Associação Ágape para Educação Especial

Atende crianças, adolescentes e jovens com deficiência, a Instituição tem prestado serviço a esta população, pois é uma escola de Ensino Fundamental ciclo I com Educação Especial, licenciada pela Diretoria de Ensino de São José dos Campos.

  • Associação de Apoio aos Fissurados Labiopalatais (Aaflap)

Realiza atividades de cadastramento e encaminhamentos dos casos, orientação aos berçários e maternidades, atendendo aos pais de bebês recém-nascidos com fissura labiopalatina, e dando acesso e continuidade para o tratamento cirúrgico no Hospital de Referência/USP/Bauru - SP.

  • Associação de Apoio ao Deficiente Auditivo (Aada)

É uma Organização não governamental sem fins lucrativos que tem como objetivo atender crianças e adolescentes até 18 anos, prestando atendimento especializado focando na qualidade de vida do deficiente auditivo e na capacitação para o exercício da cidadania com dignidade

Associação de Pais e amigos dos Adolescentes em Risco (Apar) –

Atua com a Casa do idoso e com os Abrigos Municipais para meninos e meninas, juntamente com um  assistente social, uma equipe  administrativa e com  convênio com a prefeitura.

  • Associação Educacional para Crianças Especiais Bem-Te-Vi

É uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal conforme Decreto No. 4392/93 e registrada no CNAS Conselho Nacional de Assistência Social. Oferece cuidado, ensino especializado e uma vida repleta de carinho, amor e felicidade a pessoas com múltiplas necessidades especiais.

  • Associação Monte Castelo de Auxílio aos Necessitados (Amcan)

O Projeto se dispõe diminuir a exclusão digital das famílias assistidas pela AMCAN e da comunidade local através da acesso a informática básica, tendo como objetivo o melhor preparo do publico alvo carentes com as exigências do atual mercado de trabalho. O curso de informática qualifica profissionalmente, jovens e adultos, como usuários de aplicativos de uso comercial

  • Associação Mutirão Popular (AMP)

É uma entidade beneficente de utilidade pública sem fins lucrativos gerida exclusivamente por voluntários, em sua maioria senhoras. Há 30 anos a associação atua na área habitacional, direcionando o atendimento à famílias carentes sem casa própria ou em condições precárias de moradia.

  • Associação Obra social e Assistencial Magnificat

Uma comunidade católica com trabalhos sociais, com o recurso que a prefeitura disponibiliza eles distribuem cestas básicas, transporte para famílias voltarem à cidade natal, auxilio para compra de óculos de grau e transporte para tratamento médico. Com dinheiro arrecadado em bazar utilizando as doações que recebem e em barracas nas festas da cidade eles dão atendimento a comunidade com psicólogos, psicopedagogos, advogados e dentista. Atendem 750 famílias em vulnerabilidade social, contam entre outros profissionais cinco assistentes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (247.5 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com