TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTERVENÇÃO DO ALUNO ALICERÇADA NO PLANEJAMENTO

Por:   •  9/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  3.591 Palavras (15 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 15

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL – Modalidade EAD

          Lurdes Rodrigues Evangelho

[pic 1]

               Relatório Final de Estágio

Trabalho Acadêmico Apresentado à disciplina de Estágio Curricular IV

Professor Regente da Disciplina: Ana Patrícia Barbosa

Professor Tutor Virtual: Jaqueline Kalakun

Professor Tutor Presencial: Rejane Pereira Pinto  

Gurupi – TO

2015

INTRODUÇÃO 

O presente relatório compõe-se de “Intervenção do Aluno Alicerçada no Planejamento”, onde expõe sobre as propostas de ações desenvolvidas junto ao CAPS AD III, da cidade de Gurupi (TO), na qual se estabeleceu um aprendizado sobre as práticas e procedimentos adotados pelos profissionais do Serviço Social. Este que é um breve enunciado acerca dos principais aspectos e descrições do que fora realizado no projeto de intervenção; bem como as atividades que foram realizadas no decorrer da intervenção. Num segundo momento apresentamos a “Tematização do Objeto de Intervenção do Estagiário na Relação com a Questão Social”. Trata-se de uma sucinta reflexão sobe as caracterizações teóricas do problema do consumo de álcool e outras drogas e as formas como os assistentes sociais vem lidando com essa questão. Para tanto, trouxemos as teorias de alguns autores da área do Serviço social. Em sequência faz-se “Análise dos Elementos que Constituem o Processo de Trabalho”. Este é uma breve narrativa acerca dos instrumentos usados para o procedimento de trabalho desenvolvido no CAPS AD III enquanto pesquisador participante. Dessa forma, propomos um exame acerca dos resultados. Foi feito também uma “Avaliação Propositiva da Vivência no Campo de Estágio” na qual apresentamos a importância e o significado da disciplina de Estágio. Por fim, foi feita uma conclusão onde apresentamos nossas reflexões acerca do conteúdo do trabalho realizado.

Cabe ressaltar que o objetivo deste relatório é mostrar a possibilidade que o campo de estágio no possibilitou para nosso desenvolvimento de habilidades e práticas no combate ao uso de álcool e outras drogas. Aqui estará um esboço de nossas dificuldades e aprendizados.

 

CAPÍTULO I - “INTERVENÇÃO DO ALUNO ALICERÇADA NO PLANEJAMENTO”

Entre os principais aspectos do projeto de intervenção encontra-se a possibilidade de contribuir para a disposição de meios necessários para a prevenção ou acolhimento de pessoas alcoolistas e dependentes químicos em geral; mediante ações com um foco na saúde, que oriente a identificar e abordar fatores protetores que permitam um melhor enfrentamento deste problema que acomete a nossa sociedade.

Para tanto, foram propostas ações desenvolvidas junto ao CAPS AD III para o melhor enfoque metodológico proposto no projeto de intervenção, a saber: uso de vídeos de longa, média e curta metragem abordando as complicações os prejuízos sociais e os danos à saúde com o consumo de álcool e drogas – algumas vezes tais vídeos foram no formato de documentários; foram feitas também entrevistas com os profissionais do CAPS AD III para uma melhor compreensão na prática sobre as dificuldades apresentadas cotidianamente acerca do alcoolismo e toxicodependência; participamos de reuniões estabelecidas pelos profissionais do serviço social para melhor acompanhamento das estratégias e nos inteirar dos debates internos entre estes profissionais; tivemos conversas diretas com familiares de pessoas acometidas de alcoolismo e toxicodependência; uma das principais ações está no fato de promover competências e atitudes que promovam o trabalho em equipe. Este que é um dos pontos essenciais, ao nosso ver, para ter melhor resultado nas ações de enfrentamento dos problemas do álcool e das drogas; oficina de trabalho com pessoas que foram dependentes de álcool e outras drogas para darem seus depoimentos foi de grande valia para os trabalhos com o grupo vulnerável.

De forma geral o trabalho de intervenção nos trouxe uma pequena experiência com o convívio direto com o problema. As teorias são muito importante para entendermos essa questão, mas é na prática que conseguimos um melhor entendimento do problema. Outro ponto positivo é a motivação para os agentes das ações de intervenção, pois isso nos dá além de esclarecimento, amparo metodológico para uma melhor atuação como agente de serviço social. Quando nos identificamos com o nosso trabalho, tudo se torna menos complicado. Foram fortalecidos também vínculos de apoio entre os estudantes observadores e os profissionais que trabalham no CAPS AD III.

Entre as dificuldades se encontra as restrições que envolve este trabalho. Uma vez que se trata de algo de sensibilidade, é compreensível que o participante-observador tenha limites nas ações. Outras dificuldade se deu na distância de nossa cidade até à instituição pesquisada, mas isso foi enfrentado com disposição que foi melhorando ao longo desta participação no projeto de intervenção.

A avaliação é de forma qualitativa, pois no desenvolvimento do projeto o nível de participação dos usuários e profissionais foram satisfatórios isso porque foi bem notório e estabelecido a claridade dos objetivos que era a contribuição através de um projeto de intervenção a ajuda para enfrentar os problemas relacionados ao álcool e à dependência de outras drogas.  

CAPÍTULO II - “TEMATIZAÇÃO DO OBJETO DE INTERVENÇÃO DO ESTAGIÁRIO NA RELAÇÃO COM A QUESTÃO SOCIAL”

 

As discussões sobre o alcoolismo e a dependência química de drogas tem sido um grande problema para a sociedade brasileira. Este problema gera grandes prejuízos sociais também na comunidade gurupiense. Para tanto, cada vez mais são fomentadas política públicas para combater este mal que vem acarretando de forma geral no país. Entre as políticas públicas, cada vez mais há um apoio indispensável do trabalho do Serviço Social. Fazem parte, assim, de um histórico da assistência social trabalhos realizados no sentido de reforço para o enfrentamento deste problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (278.3 Kb)   docx (37.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com