TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Indústria De Sabões E Detergentes

Ensaios: Indústria De Sabões E Detergentes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  5.269 Palavras (22 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 22

Introdução sintetização

Atualmente, a reciclagem deresíduos vem ganhando espaço cada vez maior, não simplesmente porque os resíduos representam matérias-primas de baixo custo, mas principalmente, porque os efeitos da degradação ambiental decorrente de atividades industriais e urbanas estão atingindo níveis cada vez mais alarmantes. Neste contexto, vários projetos de reciclagem têm sido bem sucedidos no MERCUSUL e dentre eles destacam-se oaproveitamento de papel, plásticos, metais, óleos lubrificantes automotivos e industriais, soro de leite, bagaço de cana entre outros (ZANETI et al., 2009).

Dentre os materiais que representam riscos de poluição ambiental e por isto merecem atenção especial, figuram os óleos vegetais utilizados em processos de fritura por imersão. Estima-se que no Brasil quatro bilhões de litros de óleo de fritura sejam produzidos ao ano e somente 5% sejam reciclados (SABESP, 2009).

Estes resíduos são normalmente descartados no esgoto ou mesmo enterrados, um destino inconveniente devido, principalmente, a possibilidade de contaminação de lençóis freáticos. De acordo com a Assessoria de Meio Ambiente da Sabesp, o óleo de fritura polui os rios por conter carga orgânica elevada que, em sua digestão, requer oxigênio dissolvido essencial à respiração dos peixes e outras formas de vida. Além disto, a decomposição anaeróbia do óleo, assim como de todo material orgânico, emite metano (CH4), dióxido de carbono (CO2) e água na atmosfera, gerando gases de efeito estufa que contribuem para o superaquecimento terrestre (Mattos, 1999).

A solução para este problema é a reciclagem do resíduo, existindo diversas formas para o seu reaproveitamento. Entre os métodos de reciclagem de óleo residual destaca-se a produção de sabão que vem ganhando espaço cada vez maior, por ser um procedimento simples e barato.

Objetivo

Este trabalho tem como objetivo a sintetização do sabão em pó a partir da reutilização do óleo vegetal proveniente de frituras por imersão.

Figura 1 – Produção do sabão em pó a partir da reciclagem do óleo vegetal

Metodologia para a sintetização do sabão em pó

Tabela 1- Representação das matérias primas necessárias para a produção do sabão em pó.

Matéria prima Quantidade

Sebo derretido 70g

Óleo de soja 14g

Breu em pó 3g

Soda 99% 15g

Água 140 ml

Silicato de sódio alcalino 24g

Caolim branco 14g

Anilina azul 5g

Essência 0,8g

Béquer 100ml 2 unidades

Bico de Bunsen 1 unidade

Almofariz 1 unidade

Mini- peneira 1 unidade

Fonte: MELLO, Ribeiro, 1991 adaptado.

Procedimentos para realização do sabão proposto

1. Leve ao fogo, em um béquer de 1 litro a mistura de sebo, óleo, breu , soda e 100ml de água, mexendo de vez em quando.

2. Prepare no outro béquer, fora do fogo, a mistura de silicato nos 40 ml de água e,

depois, acrescente o caulim nesta mistura. Misture bem.

3. Após ter derretido a primeira mistura, retira-a do fogo e adicione a segunda mistura, mexendo devagar até a massa engrossar.

4. A segunda mistura deve ser bem mexida antes de ser despejada na primeira mistura.

5. Para colorir o sabão, use a anilina azul no produto final.

6. Para perfumar o sabão, junte 0,8 gramas de essência.

7. Deixe o sabão secar por pelo menos um dia.

8. Corte o sabão em fatias bem finas e coloque-as ao sol para secarem.

9. Quando as tiras de sabão estiverem secas, soca-se em almofariz e depois peneira o sabão para serem reduzidas a pó. Geralmente o pó do sabão depois de preparado é logo acondicionado em pacotes. Não se deve deixar amontoar o pó de sabão por muito tempo para evitar que se aglomere devido a elevada pressão de camadas.

Figura 2 – Demonstração por fluxograma, as etapas do procedimento experimental

Definições de sabão

A palavra portuguesa “sabão” provém do latim sapo (“sabão”). O termo latino, por sua vez, tem origem no germânico saipo. O latim sapo é cognato com a forma latina sebum, “sebo”.

O sabão é um produto resultante da reação de saponificação entre um álcali forte (NaOH ou KOH) e ácidos graxos constituintes de ácidos palmítico, esteárico e oléico principalmente, sendo um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar. Sua apresentação é variada, desde barras sólidas até líquidos viscosos.

Tradicionalmente, o sabão é produzido por uma reação entre gordura e hidróxido de sódio e de potássio e carbonato de sódio, todos álcalis (bases) historicamente lixiviados das cinzas de madeiras de lei. A reação química que produz o sabão é conhecida como saponificação. A gordura e as bases são hidrolisadas em água; os gliceróis livres ligam-se com grupos livres de hidroxila para formar glicerina, e as moléculas livres de sódio ligam-se com ácidos graxos para formar o sabão.

O sabão usado cotidianamente é uma mistura de sais de sódio de ácidos graxos de cadeia longa. Uma molécula de sabão tem uma extremidade polar- COO- Na+, e uma parte apolar, que é a cadeia longa com 12 a 18 atomos de carbono. A parte polar é soluvel em água e a parte apolar, insoluvel, porem soluvel em solventres apolares. Esses ácidosgraxos são caracteristicos de substancias conhecidos como óleo ou gorduras.( ALLINGER, 1976)

O sabão é bastante usado na remoção de sujeiras, na medida em que suas partes apolares se disolven na sujeira, que geralmente é um lipídio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com