TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inovação tecnológica nas empresas brasileiras

Seminário: Inovação tecnológica nas empresas brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Inovação Tecnológica nas empresas brasileiras

O número de empresas que fizeram inovação tecnológica no Brasil aumentou 8,4% em dois anos, passando de 28.036, em 2003, para 30.377, em 2005, de acordo com a Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica 2005, divulgada nesta terça-feira (31/7) pelo IBGE.

"A taxa de inovação também aumentou, mas ela é um índice delicado, porque mascara o crescimento do número absoluto de empresas inovadoras. No Brasil, mais de 80% das empresas são pequenas e médias, exatamente as que menos inovam. Como há uma alta correlação entre inovação e tamanho da empresa, o número absoluto é mais sólido", disse a técnica do IBGE à Agência FAPESP.

Risco na inovação

Segundo a pesquisa 2005, os principais obstáculos para inovação apontados pelos empresários são elevados custos, riscos econômicos excessivos e escassez de fontes de financiamento.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070801

http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2011/09/09/como-anda-a-inovacao-no-brasil/

Dificuldades em inovar

Documento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgado em maio deste ano, traz observações dos empresários sobre as principais dificuldades para inovar: custos elevados, riscos econômicos, escassez de fontes de financiamento, falta de mão de obra qualificada e ausência de cooperação entre empresas e institutos de pesquisa. De 2003 a 2005, pouco mais de 30% das empresas brasileiras criaram algum produto ou processo. Entre as pequenas e médias empresas, a taxa de inovação é inferior à média nacional, contra 80% das grandes. De acordo com a CNI, a compra de máquinas e equipamentos equivale é metade dos gastos com inovação tecnológica.

O vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Guilherme Marco de Lima, defende os projetos de parcerias a longo prazo e reclama que os atuais mecanismos de financiamento para a inovação não acompanham o ritmo do processo da iniciativa privada. "As datas de muitos editais (com recursos para financiar desenvolvimento tecnológico), por exemplo, não coincidem com o período de formulação de projetos das empresas", disse.

http://www.fapema.br/cie/index.php?option=com_content&view=article&id=214:inovacao-tecnologica-em-empresas-brasileiras&catid=45:noticias-cie&Itemid=102

Inovação tecnológica nas empresas é prioridade para o Brasil

O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional foi tema central do programa Bom Dia, Ministro desta quinta-feira (19/8). O ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, explicou que apesar de o Brasil ter demorado para entrar no setor de inovação tecnológica, nos últimos anos houve um grande avanço, colocando o país em destaque no cenário internacional.

Sérgio Rezende lembrou que pela primeira vez na história do país o governo federal tem um plano de ação – o PAC Ciência e Tecnologia – com foco na expansão do sistema de ciência e tecnologia no Brasil; inovação tecnológica nas empresas; pesquisa em áreas estratégicas e desenvolvimento social.

Quando criamos o PAC da Ciência e Tecnologia em 2007, a proposta era investir R$ 41 bilhões. Ao final de 2010, alcançaremos a meta, o que tem feito empresas a investirem mais, os estados a investirem mais e os municípios a investirem mais.

Para o ministro, o grande desafio é fazer com que a atividade de pesquisa e desenvolvimento possa fazer parte do processo produtivo das empresas:

Para isso, o PAC da Ciência, juntamente com a política de desenvolvimento produtivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e do BNDES, traz um conjunto de iniciativas para apoiar as empresas privadas a investirem em inovação. Essa é a chave para as empresas brasileiras se tornarem mais competitivas e ganharem mercado internacional.

...

Baixar como  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »