TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a teoria geral da Administração

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução à teoria geral da Administração

Resenha Crítica

Resumo: CHIAVENATO, trás em sua biografia sua visão sobre as Teorias das Organizações no campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. Neste contexto o autor demarca a importância da Administração em todos os setores da sociedade e como essas teorias atuam nas organizações.

Palavras- Chaves: Administração; Organizações; teorias

“Desenvolva as pessoas e elas desenvolverão a organização.” (Chiavenato)

Para CHIAVENATO a administração constitui uma importante atividade em nossa sociedade, onde se baseia no esforço cooperativo do homem por meio das organizações. Sendo assim, a tarefa da administração é fazer as coisas por meio das pessoas e buscar alcançar os objetivos sempre com o melhor resultado, dirigindo assim os grupos organizados.

Para o autor, o conteúdo da administração varia conforme a teoria considerada, isto é, para a teoria da Administração Científica, os métodos eram os processos de trabalho de cada operário; já para a teoria Clássica, a administração envolve previsão, direção, coordenação, organização do trabalho realizado; para a teoria das Relações Humanas, a administração deve buscar melhores resultados através da integração e satisfação das necessidades individuais.

Nesse contexto, a administração tem como objetivo a organização de suas atividades e buscar envolver o intercâmbio entre as organizações e seus ambientes.

CHIAVENATO aponta que a administração na sociedade moderna, tornou-se indispensável e vital, ressaltando como fator chave a solução dos problemas que rodeiam a humanidade nos dias atuais.

O texto também trás que a administração de uma forma simples ou complexa, está presente desde os primórdios da humanidade e que a influências de grandes filósofos e pensadores contribuíram para que a teoria da Administração fosse elaborada.

Outro aspecto importante que o autor apresenta em sua obra, é a Teoria das Relações Humanas, que teve seu nascimento nos Estados Unidos como consequência das conclusões da Experiência de Hawthorne, que foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica da Administração, e que trouxeram uma nova visão sobre o conceito através da integração social e o comportamento social dos empregados e necessidades psicológicas e social, bem como novas formas de recompensas com a finalidade de despertar para as relações humanas dentro das organizações.

Sendo assim, tal teoria vem para conciliar e harmonizar as funções básicas das organizações industrial, isto é, interagir a função econômica (produzir bens e serviços para o equilíbrio interno) e a função social (distribuir satisfação entre os integrantes da organização para garantir o equilíbrio interno).

CHIAVENATO descreve a que a Teoria da Burocracia surgiu na Teoria Geral da Administração por volta da década de 1940, quando a Teoria Clássica e de Relações Humanas disputavam entre si espaço na teoria de administração e apresentavam sinais de exaustão para época. Surgiu a partir de mudanças religiosas (protestantismo) e que aponta três formas de sociedade e autoridade: tradicional, carismática e burocrática.

O autor também diz que o modelo de burocrático de Max Weber serviu de inspiração para uma nova teoria administrativa e que as características da burocracia são: caráter

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com