TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Investimentos

Tese: Investimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Tese  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

Investir, nada mais é que usar recursos disponíveis no presente, para criar mais recursos no futuro

Em economia, investimento significa a aplicação de capital em meios de produção, sempre visando o aumento da produtividade, para assim chegar no objetivo que é o Lucro.

Toda a empresa antes de qualquer decisão em relação a investimento é necessário fazer orçamentos detalhados, onde se verifica e melhor maneira de se investir, seja na empresa ou fora através de aplicações. Pois nem sempre é vantajoso investir em determinado tempo ou recurso na empresa, às vezes é muito mais vantajoso aplicar os recursos disponíveis em outro tipo de aplicação, tais como: CDB, Ações de outras empresas, etc. Pois a rentabilidade pode ser maior e com um risco menor. Por isso antes de se investir é necessário fazer uma grande pesquisa de mercado, para avaliar qual é a melhor opção de investimento do momento, para depois elaborar o planejamento estratégico e nele concentrar todos os esforços em busca da melhor rentabilidade para a organização.

O planejamento tem um papel de destaque em qualquer tipo de investimento pois, através do planejamento o investidor consegue analisar a fundo, quais são as melhores opções de investimento e tentar de um modo geral analisar quais são seus reais riscos de perda em cada tipo de investimento.

A economia de qualquer pais só pode crescer com um fluxo contínuo de investimentos. Pois para a economia crescer, é necessário aumentar a produção das fabricas, empresas, terras, das unidades produtivas, o que se mede mais tradicionalmente pelo Produto Interno Bruto (PIB).

Os investimentos também são fundamentais para as organizações. Na verdade, a própria sobrevivência das organizações a longo prazo está condicionada ao volume de investimentos realizado por elas. O investimento influencia a sobrevivência das organizações em pelo menos dois aspectos:

Expansão das organizações:

Reposição do capital: as organizações, mesmo que não estejam em expansão, necessitam de um fluxo de investimento, no mínimo suficiente para repor o desgaste de suas maquinas.

Os investimentos são importantes para as organizações, porque na verdade está relacionado a própria sobrevivência das organizações á longo prazo está a ao volume de investimentos realizado por elas. Ele a influencia em dois aspectos:

• Expansão das organizações, para poder gerar mais retorno para o investidor;

• Reposição do capital, para repor o desgaste de suas máquinas e equipamentos;

Os investimentos devem ser considerados em valores monetário, normalmente em reais para serem comparados.

Tipos de investimentos:

* Investimentos públicos: recurso que o governo ou entidade publica disponibiliza com intuito de gerar bem-estar de toda sociedade, os mesmos não tem o objetivo de gerar retornos monetários e sim retornos sociais.

Ex: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, pavimentação de ruas e etc.

* Investimentos privados: recursos que pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, tendo como principal objetivo gerar retorno monetário a quem investiu. Os investimentos privados são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer País capitalista.

Ex: fábricas particulares, empresas particulares, lojas de varejo, shoppings e etc.

* Investimentos mistos: o próprio nome já o define, parte dos recursos se disponibiliza pelo governo ou qualquer que seja a entidade pública e a outra parte por pessoa física ou jurídica, desde que seja de direito privado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com