TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Olímpicos

Seminário: Jogos Olímpicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Seminário  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 3

Os II Jogos Olímpicos da Era Moderna realizaram-se em 1900 , em Paris, França, terra natal de seu criador, o Barão Pierre de Coubertin. Infelizmente, por questões políticas, os Jogos foram integrados à Exposição Universal de Paris, uma grande feira mundial de comércio realizada pela França na época, e por terem sido diluídos ao longo de mais de quatro meses, entre 14 de Maio e 28 de Outubro, não tiveram qualquer relevância, sendo unanimente considerados um fracasso.

Oficialmente, na França, as olimpíadas do Barão de Coubertin acabaram batizadas de Concurso Internacional de Exercícios Físicos e de Esportes, e os participantes chegaram a imaginar menos que participavam de uma celebração esportiva do que de um grande circo de variedades, tantas eram as atividades paralelas nas artes e no comércio oferecidas pela feira. Além disso, Paris não possuía nenhum complexo desportivo olímpico e as provas de atletismo foram disputadas no meio dos bosques e árvores do Bois de Boulogne e a natação em plena correnteza do rio Sena.

O Comité Olímpico Internacional teve pouca influência na condução destes Jogos, cabendo à organização da Exposição Universal a organização dos eventos. Como a organização considerava o desporto uma atividade secundária, as diferentes modalidades foram dispersas pelos diversos locais da Exposição e muitas vezes com classificações no mínimo curiosas. Nomeadamente, a organização classificou ginástica na secção de "desporto escolar para crianças", esgrima na seção de "cutelaria" e remo na secção de "socorrismo".

Adicionalmente, ao longo da Exposição Universal e concorrentemente com as modalidades olímpicas realizaram-se eventos em muitas outros desportos, tais como motonáutica, corridas em balão, natação sub-aquática, natação com obstáculos e tiro aos pombos, que não foram entretanto reconhecidos como modalidades olímpicas, pelo que esses eventos não são considerados como parte dos Jogos Olímpicos de 1900.

De tanto desgosto e decepção com a falta de organização e desinteresse de seus próprios compatriotas, mais preocupados com a Exposição em si, Coubertin chegou a abandonar a chefia dos organizadores dos Jogos.

Graças à grande confusão que foi a organização dos Jogos da II Olimpíada, o número de participantes (e mesmo de modalidades) varia largamente de acordo com diferentes fontes. De acordo com o Comité Olímpico Internacional participaram 997 atletas, representando 24 nações e competindo em 20 modalidades.

No futebol, cabo de guerra, pólo, remo e tênis, competiram equipes mistas, compostas por atletas de diferentes nações.

Índice

1 Fatos, destaques e curiosidades

2 Países participantes

3 Modalidades disputadas

4 Quadro de medalhas

5 Referências

Fatos, destaques e curiosidades

Broom icon.svg

Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com