TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx

Por:   •  21/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.462 Palavras (22 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

CESA- CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADAS

TEMA: KARL MARX

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA FILOSOFIA

DOCENTE: JOSÉ ALDO

DISCENTES: ANDRÉA GOMES E ANTONEIDE VIDAL

FORTALEZA, 25/02/2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

03

2. SÍNTESE DO PENSAMENTO E VIDA DE KARL MARX

03

a) A interpretação econômica da História[pic 2]

b) O materialismo dialético                                                                                                    

04

c) A luta de classes

05

d) A doutrina da Mais Valia

05

e) A teoria da evolução Socialista

06

3. DESENVOLVIMETO

06

3.1 Do Salário

07

3.1.l Do Salário

08

3.1.2 Do Salário

08

4. DO TRABALHO ESTRANHADO E PROPRIEDADE PRIVADA

10

5. DA RELAÇÃO DA PROPRIEDADE PRIVADA

11

6. DA DIVISÃO DO TRABALHO E TROCA

12

7. SÍNTESE SOBRE A IDEOLOGIA ALEMÃ

14

8. CONCLUSÃO

15

9. REFERÊNCIAS

16

[pic 3]

  1. INTRODUÇÃO

            O presente trabalho é sobre o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx (que nesta breve introdução fizemos uma síntese de sua obra e vida), que estuda a relação trabalho e sociedade, defendendo a igualdade para todos, buscando direitos trabalhistas aos operários, mencionando que devem existir empresas estatais ao invés de privadas e que os lucros sejam distribuídos à sociedade para o bem estar de todos.

O objetivo deste trabalho é relatar como as relações de trabalho e capital através dos manuscritos econômicos e filosóficos, de como a política podem influenciar no capitalismo em suas relações de trabalho entre o homem como um ser social e o ser burguês, ressaltando como engendrar essas duas relações.

Ressaltando as ideias alemãs, tendo por outro lado o movimento comunista dos trabalhadores e enfatizando o poder da burguesia, que podem ser vistas em suas três obras: A ideologia alemã, O manifesto do partido comunista e o Capital.

O trabalho se faz a partir desses manuscritos, das ideologias utilizadas na época em que Marx ainda era vivo e também das percepções de outros sociólogos como Feuerbach e Engels que seguiam concepções diferentes, mas que se manifestavam em relação ao modo de produção de trabalho humano, em relação ao modo capitalista de produção.

Nas palavras de ARANHA, M. LÚCIA DE ARRUDA e MARTINS, M. HELENA PIRES (SEM INFORMAÇÃO DO ANO): Marx e Engels elaboraram o marxismo, no século XIX, numa Alemanha em ebulição, mergulhada em problemas. Sua doutrina teve como base os trabalhos dos economistas ingleses Adam Smith e David Ricardo, do filósofo Hegel e também do filósofo do socialismo utópico Feuerbach. Porém, esse último foi criticado porque desprezou a contribuição do método dialético, e isso de certa forma, o fez repetir o materialismo mecanicista do século anterior. Feuerbach compreendia o ser humano como máquina, ele não percebia o mundo como matéria em via de desenvolvimento histórico.

A metodologia utilizada, foi a pesquisa bibliográfica enriquecidas com sites de artigos científicos.

  1. SÍNTESE DO PENSAMENTO E VIDA DE KARL MARX

Filho de um advogado judeu e conselheiro de Justiça, que é obrigado a abandonar o judaísmo por motivos profissionais e políticos (os judeus estavam proibidos de ocupar cargos públicos na Renânia). Marx (1818 - 1883) nasceu em Trier, (capital da província alemã do Reno). O pai planejou para ele uma carreira de advogado burguês e com esse fim em vista matriculou-o na Universidade de Bonn. O jovem Marx, no entanto, começou logo por se desgostar do curso de Direito e abandonou os estudos jurídicos para se embrenhar na filosofia. Depois de passar um ano em Bonn, transferiu-se para a Universidade de Berlim, onde foi atraído pela influência de um grupo de discípulos de Hegel, que desviavam os ensinamentos do mestre num sentido levemente radical. Embora Marx se tivesse doutorado em Filosofia pela Universidade de lena, em 1841. Volta a Trier. Bruno Bauer, acusado de ateísmo, é expulso da cátedra de Teologia da Universidade de Bonn, com isso Marx perde a oportunidade de atuar como docente nessa universidade. Em 1842, elabora seus primeiros trabalhos como publicista. Começa a colaborar com o jornal Rheinische Zeitung (Gazeta Renana), publicação da burguesiaem Colônia, do qual mais tarde seria redator. Conhece Engels, que estava visitando o jornal. Em 1848 foi preso sob a acusação de alta traição, por ter participado no movimento revolucionário que eclodiu na Prússia. Apesar de absolvido por um júri pequeno-burguês, foi, em seguida e como consequência, expulso do país. Entrementes fizera-se amigo íntimo de Friedrich Engels (1820-1895), que foi por todo o resto da vida seu discípulo e alter ego.[pic 4]

Em 1848 publicaram o Manifesto Comunista, o "primeiro grito do socialismo moderno que nascia". Desde essa data até à sua morte, em 1883, Marx viveu quase exclusivamente em Londres, lutando com a pobreza e escrevendo de quando em quando artigos para a imprensa (alguns dos quais vendeu à New York Tribune, a cinco dólares dada), mas passando, em geral, o tempo a consultar, de manhã à noite, empoeirados manuscritos da biblioteca do Museu Britânico, a fim de colher material para uma grande obra de economia política. Em 1867 publicou o primeiro volume dessa obra, que recebeu o título de O Capital. Depois da sua morte foram publicados mais dois volumes com base nos seus manuscritos, revistos e editados por Engels.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)   pdf (278.4 Kb)   docx (38.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com