TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LEGISLAÇÃO NA EMPRESA

Exames: LEGISLAÇÃO NA EMPRESA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2014  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

Atualmente com toda a evolução da área administrativa se torna essencial trabalhar de acordo com as funções administrativas, para melhorar o desempenho das atividades desenvolvidas pela empresa.

Chiavenato, afirma que o processo administrativo consiste nas funções de planejamento, organização, direção e controle. Essas funções são atribuídas com cargas diferenciadas para os diferentes níveis da organização que são os níveis: estratégico, tático e operacional.

Todas as funções não devem ser tratadas de maneira isolada e sim como um conjunto de ações que devem ser cuidadas ao mesmo tempo de maneira a retroalimentar o bem estar da organização.

Faria (1997, p.71) afirma que o planejamento determina os objetivos a atingir e os tipos de controle necessários que a administração da empresa deverá adotar.

A função de planejamento tem maior peso no nível estratégico e tático. Chiavenato afirma que a administração não ocorre ao acaso, pois cada ação está pautada em um plano. Esses planos são traçados na função planejamento. Apesar de haver planos operacionais, estes planos não tem grande peso nas funções administrativas, pois lidam com variáveis bastante limitadas.

A macroeconomia busca realizar uma analise de curto prazo, sobretudo no que se refere à maximização do produto e da minimização do desemprego de fatores produtivos e da inflação.

Se faz necessário ressaltar que as variáveis econômicas desempenham grande influência no dia a dia das empresas, como a inflação, a taxa de cambio e a taxa de juros, essas variáveis serão discutidas a seguir.

Pinheiro (2001, p.48) afirma que a taxa de juros influencia diretamente os preços dos papeis negociados em bolsa, pois os investidores podem comprá-los ou vendê-los, na medida em que trazem maior ou menos atratividade que as aplicações em renda fixa.

A taxa de juros é um dos fatores que atuam diretamente nas decisões econômicas, já que interfere nos preços e nos custos de todos os setores da economia. A mesma influencia diretamente outras variáveis econômicas, tais como: a inflação, o desemprego, a taxa de câmbio, os fluxos de capital, a estrutura da balança de pagamentos e o nível da dívida externa e interna.

Outra variável de extrema importância é a inflação, isso porque quando a taxa de inflação aumenta faz com que os poupadores exijam juros mais elevados para emprestar recursos, pois eles devem assegurar o risco de depreciação monetária.

A Inflação representa o crescimento contínuo e generalizado dos preços dos bens e é calculada como a taxa de variação do Índice de Preços no Consumidor (IPC).

Com o controle da inflação, os insumos ou matéria-prima deixaram de impactar no orçamento das empresas de forma negativa, como acontecia no passado, ocasião em que as empresas perderam a competitividade por terem que elevar constantemente os preços dos bens e serviços para o consumidor final.

É importante ressaltar a influencia da taxa de cambio sobre a economia que esta interligado ao preço expresso em moeda estrangeira para cada unidade de moeda nacional, isso ocorre devido a valorização cambial que é quando ocorre o aumento do poder de compra de moeda perante as demais moedas.

No decorrer do tempo à economia brasileira passou por consecutivas experiências de planos econômicos, pois, a instabilidade na economia deixava o Brasil em condições desfavoráveis nos mercados interno e externo. Nos últimos anos, com a implantação do Plano Real em meados de 1994, a inflação alcançou níveis baixos, em relação à década de 1980, no qual diversos planos de estabilização foram concebidos sem sucesso.

Para melhor compreender a importância do controle contábil sobre as empresas foi necessário fazer uma analise das empresas tratadas no estudo.

Uma empresa que não possui escrituração contábil é uma organização sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobreviver ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com