TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIMITAÇÕES SOBRE FATOS DE APLICAÇÃO PERMATIVOS, MODIFICADOS, DIVERSOS, ORIGINAIS E DE RECURSOS

Projeto de pesquisa: LIMITAÇÕES SOBRE FATOS DE APLICAÇÃO PERMATIVOS, MODIFICADOS, DIVERSOS, ORIGINAIS E DE RECURSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 6

RESENHAS SOBRE OS FATOS PERMUTATIVOS, MODIFICATIVOS, MISTOS, ORIGEM E APLICAÇÃO DE RECURSOS

CONTABILIDADE GERAL

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

INDICE

CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS CONTÁBEIS.................................................................Pg. 3

RESENHA DANIEL............................................................................................................Pg. 5

RESENHA ELAISA.............................................................................................................Pg. 6

RESENHA GABRIELA.......................................................................................................Pg. 6

RESENHA JULIANA..........................................................................................................Pg. 7

RESENHA REISAN....................................................................................................................

RESENHA TAYNÁ.....................................................................................................................

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................................

CLASSIFICAÇÃO DOS FATOS CONTÁBEIS

Os Fatos Contábeis são classificados em: Permutativos ou Compensativos, Modificativos e Mistos.

FATOS PERMUTATIVOS

São aqueles que não alteram o valor do patrimônio líquido, pois representam apenas permutações (trocas) entre elementos patrimoniais.

+A -A

+ A = Aumento do Ativo

- A = Diminuição do Ativo

FATOS MODIFICATIVOS

Fatos contábeis modificativo são os que provocam alterações no valor do Patrimônio Líquido (PL, sendo que esta modificação é refletida na Situação Líquida). Esta modificação citada acima, na situação Líquida Patrimonial, pode ser para mais ou para menos, por este motivo os Fatos Contábeis Modificativos podem ser Aumentativos ou Diminutivos.

DIMINUTIVOS

São aqueles que diminuem o valor do patrimônio líquido.

-PL -A

- PL = Diminui o Patrimônio Líquido.

-A = Diminuiu o Ativo.

AUMENTATIVOS

São aqueles que aumentam a situação líquida patrimonial

+ A + PL

+ A = Aumenta o Ativo

+ PL = Aumenta o Patrimônio Líquido

FATOS MISTOS (OU COMPOSTOS)

Fatos contábeis misto são os que combinam fatos permutativos com fatos modificativos, determinando variação qualitativa e quantitativa do patrimônio, ou VARIAÇÃO PATRIMONIAL MISTA. São aqueles que ao mesmo tempo permutam (trocam) e modificam valores dentro do Patrimônio e consequentemente alteram a Situação Líquida Patrimonial.

As alterações provocadas pelos Fatos Contábeis Mistos, também podem ser para mais ou para menos, por este motivo, eles também são classificados em Aumentativos e Diminutivos.

DIMINUTIVOS

São aqueles que são, simultaneamente, permutativos e modificativos diminutivos.

+ A - A

- PL

AUMENTATIVOS

São aqueles simultaneamente permutativos e modificativos aumentativos.

+ A - A

+ PL

Origens e Aplicações de Recursos

Após classificarmos as contas em bens, direitos, obrigações exigíveis e patrimônio líquido, passaremos a ter condições de identificar se as mesmas representam uma aplicação ou uma origem de recursos.

As contas que integram o Ativo (bens e direitos) denotam por base aplicações de recursos, enquanto que as contas que aparecem no Passivo e no Patrimônio Líquido indicam por base origens de recursos.

Para a contabilidade, não pode haver uma aplicação sem que haja uma origem respectiva. Sendo assim, sempre que houver entrada de um bem ou de um direito haverá origens respectivas à entrada. Da mesma forma que se houver uma saída de bens ou uma redução dos direitos, deve-se justificar onde o valor dos mesmos foi aplicado.

Podemos concluir que sempre que houver aumento de Ativo haverá uma aplicação de recurso e quando ocorrer uma redução no Ativo ocorrerá uma origem de recurso. Se pensarmos no Passivo, podemos afirmar que quando houver aumento do mesmo, teremos uma origem e quando ocorrer uma redução, terá uma aplicação.

RESENHA DANIEL

R.A: 6621365366

Permutativo:

Fatos permutativos são aqueles que podem modificar o patrimônio liquido, ou a situação liquida, mais também provocam alterações nos elementos patrimoniais.

Permutativo só pode ser alterado por duas de resultado contas, contas de receita e de despesa, e o patrimônio líquido sofre duas formas de alteração direta ou indireta.

A alteração direta é quando é aumentando ou reduzido, nas suas próprias contas.

A alteração indireta é quando patrimônio líquido sofre alteração nas contas de receita e despesas.

Modificativos

São os que provocam também alteração no patrimônio liquido, ou na situação liquida, pode reduzir ou aumentar o valor do patrimônio líquido ou situação liquida.

As contas que fazem essa alteração acontecer é as contas de receita e de despesas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com