TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIVRO MARC MANCINI COMO GERIR SEU TEMPO

Projeto de pesquisa: LIVRO MARC MANCINI COMO GERIR SEU TEMPO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISA DO VALE ACARAÚ

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Maria Elenilda de Melo Freitas

RESENHA LIVRO “COMO ADMINISTRAR SEU TEMPO” DE MARC MANCINI

ITAREMA - CE

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 03

2 APRECIAÇÃO CRÍTICA 04

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 07

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 08

INTRODUÇÃO

Os estudos mostram que a maioria das pessoas reclama da falta de tempo que dispõe para suas atividades diárias devido à enorme carga de tarefas que tem para executar. Além disso, as empresas estão criando estratégias para aumentar a produtividade nas suas operações, buscando melhor qualidade de vida e estimulando seus funcionários a se desenvolverem junto com ela, procurando melhores maneiras de administrar seu tempo e aumentando a produtividade pessoal.

O que ocorre é que as pessoas quando aprendem nas atividades diárias, ou mesmo ingressam de alguma forma em uma função, profissão, são sempre instruídas sobre “O que” fazer sendo ignorado o modo como se fazer o trabalho, principalmente aos detalhes que fazem o diferencial para se obter uma maior eficiência e eficácia. Não basta ser especialista no que se faz, é que preciso ter noções da melhor maneira de realizar o trabalho.

Neste aspecto a abordagem do livro “Como Administrar seu tempo” de Marc Mancini, faz uma reflexão sobre a gestão do tempo e qualidade de vida como fatores de produtividade no trabalho. É relevante no que tange a produtividade das pessoas inseridas num mercado de trabalho cada vez mais rigoroso, além de fortalecer ferramentas como o planejamento e a delegação, evitando o stress e problemas de saúde, melhorando, assim, a grau de qualidade de vida no trabalho.

Salientando que o planejamento ajuda a reduzir os riscos e prever resultados visualizando o que deve ser feito e como será feito, economizando tempo na realização de metas e no trabalho diário. No entanto a gestão do tempo é uma característica pessoal, já a qualidade de vida no trabalho utiliza programas, que são abordados nesta monografia, de cunho coletivista, acarretando em melhorias no ambiente organizacional, transformando-os em fatores motivacionais que incentivam a produtividade.

A extração de ideias ficou vaga, pois neste espaço destina-se a destacar as PRINCIPAIS IDEIAS DO AUTOR relatadas no livro (Mas faça o que for possível dentro do pouco prazo que temos)

2. APRECIAÇÃO CRÍTICA

Este espaço destina-se a sua apreciação mediante às ideias do autor. É seu momento de produzir seu próprio texto (E pode fundamentar sua ideia em outros autores, como você fez). Mas em alguns parágrafos percebi que você apenas destacou as ideias do livro, da mesma forma que fez na introdução. (Mas não se preocupe, na medida do possível faça os ajustes que der)

Muitas pessoas deixam de delegar tarefas por achar que o delegado não saberá fazer o que foi pedido ou que perderá tempo explicando a situação, porém quando ensinada pela primeira vez, a tarefa pode passar a ser feita constantemente pelo receptor do conhecimento evitando assim atrasos e perda de tempo.

Como administrar seu tempo apresenta dicas práticas e extremamente úteis para ajudá-lo a organizar sua agenda, sua mesa de trabalho, suas prioridades e sua vida e, consequentemente, torná-lo mais produtivo e menos estressado.

Com isso a administração do tempo toma espaço no mundo contemporâneo. As pessoas têm cada vez mais tarefas no trabalho, mas o tempo continua o mesmo. O tempo voa é o que pensamos. Mancini, neste livro, dá dicas de como melhorar o seu rendimento, ter mais controle sobre suas atividades e melhorar o tempo de realização.

Drucker (1968 apud JUNQUEIRA, 1988) salienta que não se consegue atingir metas diárias porque, em termos de administração do tempo, trabalha-se de maneira totalmente inversa.

O tempo é o mesmo para todos e nem por isso as pessoas deixam de cumprir suas obrigações e nem sempre ter a mesa cheia de pilhas de papel significa excesso de trabalho, essas pessoas certamente têm problemas de delegação, de “falta de tempo” e de organização. O que acaba produzindo mudanças no seu comportamento e estilo de vida.

Os avanços da tecnologia (fax, e-mail, celular, palm, Internet, comunicação via satélite, dentre outros), fazem com que as informações cheguem nos seus destinos praticamente no mesmo instante em que foram enviadas. Essa rapidez ajuda na distribuição do tempo, pois a pessoa não precisa mais esperar muito para obter a informação desejada.

Tiago e Andrade citam que (2006) na prática da administração do tempo, deve-se no começo do expediente refletir sobre as atividades do dia, separando o que pode e o que não pode ser feito em outro dia. Fazer um roteiro de prioridades auxilia na administração das tarefas de cada dia.

Conforme o autor a satisfação do trabalho não pode ser isolada da vida do indivíduo como um todo, um exemplo disso é que não tem como a pessoa ser produtiva sabendo que seus familiares estão passando fome ou que alguém está doente. Sendo verdadeira a busca pela qualidade de vida no trabalho a produtividade está fadada ao sucesso tão desejado. Pois um funcionário satisfeito valoriza a marca, defende a qualidade dos produtos da empresa em que se trabalha e passa a ter orgulho dela por saber que ela se preocupa com ele.

A administração do tempo é uma questão essencialmente disciplinar, que a partir da priorização das atividades importantes, evitando-se as urgências, através de estratégias de planejamento e delegação torna os indivíduos mais produtivos. Faz-se necessário conscientizar os colaboradores da importância da administração do tempo para que eles se tornem mais produtivos, não só no ambiente profissional como também na vida pessoal.

Administrar o tempo que temos não é somente uma questão de meios, mas, e fundamentalmente, uma questão de vontade e objetivos. Somente para as pessoas que possuem objetivos e projetos de vida (pessoal e profissional) é que administrar o seu tempo faz sentido.

Sempre haverá uma forma melhor, mais rápida e mais econômica de se fazer as mesmas coisas. Administrar o seu tempo é poder fazer as coisas que devem ser feitas, da melhor forma possível e objetivando sucesso profissional e pessoal, utilizando para isso três chaves fundamentais: Disciplina, Organização e Flexibilidade.

As empresas que desenvolvem programas relacionados com a qualidade de vida no trabalho auxiliam na melhora do ambiente organizacional gerando assim colaboradores mais motivados e mais produtivos.

Pode-se perceber que a obra proposta é de grande valia para a sociedade e por meio desta é possível compreender e analisar a inter-relação entre a administração do tempo, qualidade de vida, verificando suas pertinências e vantagens diante da produtividade.

Walton (1973 apud RODRIGUES, 2001) diz que a expressão Qualidade de Vida é utilizada com freqüência para relacionar fatores ambientais e humanos com a produtividade e a melhores condições de trabalho, que foram negligenciados pelas sociedades industriais em favor do avanço tecnológico e do crescimento econômico.

Neste sentido o autor salienta que engana-se quem supõe que administrar o tempo é estar sempre ocupado. Pelo contrário, pessoas que trabalham muito, ficam até tarde no serviço, trazem trabalho para casa à noite e no final de semana, conclui-se que essas pessoas não sabem administrar esse tempo.

De acordo com o autor da obra “Como Adminsitrar seu tempo”, os conselhos são para nos ajudar na auto-realização e produtividade. Tem como base a ação de ser proativo, de ter o controle daquilo que pode ser modificado e agir para tornar aquilo mais eficiente. Não existe uma maneira certa de aplicar a administração de tempo. A maneira certa é aquela que funciona com você e traz resultados positivos.

Contudo planejar o tempo significa saber o que se quer fazer e ordenar as ações para a realização da maior quantidade de atividades no menor prazo para se atingir seus objetivos.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

É importante nos conscientizarmos do fato de que nosso tempo é valioso. Há pessoas e instituições que estão dispostas a pagar dinheiro pelo nosso tempo. Por isso é que se diz que tempo é dinheiro. Quem administra o tempo, na verdade, ganha não apenas vida: pode também transformar esse ganho de vida em ganho de dinheiro.

Frisando quem administra o tempo reduz o stress causado pelo mau uso do tempo. Mas há uma situação especial em que a não administração do tempo não causa nenhum stress. Se não tiver nenhum objetivo, nenhuma meta a ser atingida, seja profissional ou pessoal, então provavelmente vai deixar o tempo fluir, despreocupadamente, como um rio que passa por debaixo de uma ponte. A única coisa que pode fazer é "matar o tempo". Numa situação como essa, provavelmente não terá stress.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ANDRADE, Jovaní Gil, TIAGO, Roosevelt Andolphato. A Busca. Alcance sucesso profissional transformando sua vida pessoal. Barra Bonita: Solidum, 2006.

JUNQUEIRA, Luiz Augusto Costacurta. Administração do Tempo: um programa de autodesenvolvimento. 3.ed. Rio de Janeiro: COP, 1988.

RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho. Qualidade de Vida no Trabalho. Evolução e análise no nível gerencial. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Faltou colocar a bibliografia do livro que você está resenhando. É NECESSÁRIO colocar

...

Baixar como  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »