TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lendo fora da escola

Seminário: Lendo fora da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2014  •  Seminário  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 2

Leitura por fora da escola

A Escola Estadual “Omar Redenze Perez” foi fundada em 16 de maio de 1946, localizada a Rua Bernadino Candido em Águas Férreas, município de São Pedro dos Ferros. Seu prédio é próprio e sua estrutura esta organizada em três blocos térreos, onde são distribuídas 10 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, cantina, secretaria, sala de professores, diretoria, auditório, dois pátio para recreio e festividades ainda possuem uma grande área gramada onde são realizadas aulas externas, horta e ginásio poliesportivo que atende os alunos e a comunidade.

Seu ensino esta organizado em ensino fundamental em nove anos, e ensino médio desde o ano de 2000, sua metodologia de ensino é seriado, avaliativo e não progressivo, onde o aluno precisa alcançar objetivos para concluir a etapa. Atende crianças da comunidade e da zona rural vizinha através de transporte escolar, hoje estão matriculados 237 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e 102 alunos no ensino médio, distribuídos e três turnos, e alguns alunos estudam em período integral. Os professores em sua grande maioria vêm de outras cidades.

A escola se encontra localizada ao lado do pequeno estádio da comunidade, onde os alunos realizam atividades físicas, e ao lado do posto de saúde municipal que sempre promovem ações em conjunto com a escola como programa saúde na escola e saúde bucal, além de atendimento de emergência a alunos que possam precisar. Ha ainda um praça ao redor deste posto, onde os alunos aguardam o inicio das aulas. A rua da escola é calçada, a água utilizada é de poço artesiano da escola, possui telefone interno e publico, internet e radio escolar.

Inserida em meio a uma comunidade carente, onde a maioria dos pais dos alunos trabalha no corte de cana-de-açúcar, sua moradia é simples assim como o modo de vida das pessoas. Os maiores dos acontecimentos festivos da comunidade são realizados pela escola, e tem participação efetivas dos pais e alunos, dispondo de um bom relacionamento entre eles. Nesta comunidade a escola tem papel fundamental e contribui para formação não só de alunos mais de cidadãos.

Como esses projetos podem, direta ou indiretamente, beneficiar o ensino de cada componente na escola básica?

Esses projetos ajudam a escola a trazer aos alunos uma melhor educação, um melhor aprendizado, uma vez que recursos disponibilizados pelos projetos chegam ao aluno em forma melhores livros, professores bem qualificados, melhorias na estrutura do prédio escolar, uma merenda de qualidade entre outras melhorias. Isto influencia de forma direta o aluno que se sente mais valorizado, tem mais recurso para explora dentro da escola e tende a aprender mais. Os professores podem usufruir de qualificação e aperfeiçoamento assim enriquecendo seu conhecimento, melhorando as aulas e trazendo credibilidade a escola. Uma escola que se dispõe de mais recurso pode oferecer mais a seu aluno, visando sempre uma educação de alta qualidade e professores lecionando temas atuais, a escola estará altamente preparada para atender seus objetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com