TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Trabalho Universitário: Logistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 10

LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS:

A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DA LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO DE BENS E SERVIÇO

Andréa Lima Sodré Silva

Professor- Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Graduação Tecnológica em Logística – Prática do Módulo I

Turma: LOD0113

25/10/2013

RESUMO

Este trabalho tem como objeto apresentar a importância da logística de suprimentos integrada a compra de bens e serviços. Demonstrou-se no trabalho a importância da logística como um todo, sua história e evolução ao longo dos anos que surgiu como um imperativo em meio a um acirrada competitividade nos negócios,a necessidade da logística de suprimento envolvendo toda a cadeia produtiva.Evidenciou-se a necessidade da integração da logística de suprimento, numa eficiente gestão da cadeia de suprimento, e por fim a importância da integração de bens e serviços como primordial para a redução de custos e ampliação do mercado consumidor.

Palavras-chave: Logística; Suprimento; Bens.

1 INTRODUÇÃO

As empresas vêm enfrentando nas últimas décadas de grandes evoluções tecnológicas, a globalização, a internacionalização da economia, a financeirização da economia, etc. e tudo isso tem colaborado para o avanço da competitividade entre as empresas, a logística é essencial em qualquer área da empresa, pois sobretudo objetiva assegurar que a mercadoria seja entregue ao cliente no menor tempo possível.

Dentro desse aspecto, Ballou (2008) ressalta que a logística representa significativamente a estratégia competitiva, é associado valor aos clientes, abrangendo atividades imprescindíveis para a disponibilidade de bens e serviços aos clientes onde e quando eles almejarem adquiri-los.

No capítulo dois narra-se a história, evolução do uso da logística ao longo dos anos, sua origem militar, e os principais conceitos.

No capítulo dois descreve-se a Gestão da cadeia Logística de Suprimento, sua importância, para a satisfação dos consumidores e ampliação das vendas, etc..

No último capítulo apresenta-se a importância da integração do suprimento de bens e serviços como um nível de qualidade de serviços logísticos.

Enfim, a integração de algumas particularidades agregadas a serviços que diferenciam essa atividade da fabricação de produtos e, por isso, necessita ser atendidas, quando na logística de suprimento.

2 LOGÌSTICA- HISTÒRIA E CONCEITUAÇÃO

A palavra Logística deriva-se da palavra francesa loger que significa alojar e tem origem militar. Na atualidade houve uma expansão desse significado.

A logística no passado era representada pelo transporte nas empresas, na atualidade segundo (Novaes, 2001, p.410). “é considerada como o ponto nevrálgico da cadeia produtiva integrada, atuando em estreita consonância com o moderno gerenciamento da cadeia de suprimentos”. E a logística empresarial é um entendimento bastante contemporâneo. Enfim, a logística surge na contextualização de enfoque da competitividade, as organizações têm dado importância em criar instrumentos de avaliação para habilitar suas operações.

A logística como conceito de negócio singularizado surgiu nos anos 50, devido ao desenvolvimento e avanço da multiplicidade das ações de suprimentos dos negócios com produtos em contrapartida ao encurtamento do espaço de tempo, e competitividade, demandando portanto, de técnicos em áreas mais específicas a gestão da cadeia de suprimentos.

Segundo Coelho (2011, p.03) historia melhor a logística e diz:

A logística como a conhecemos, por outro lado, teve suas origens junto aos militares. Ainda no século XIX a logística no contexto militar era definida como a arte prática de movimentar exércitos. Apesar do papel central junto aos exércitos, a logística demorou mais para entrar no mundo empresarial. Foi graças ao motor a vapor (século XVIII) e principalmente às redes ferroviárias (século XIX) que o transporte passou a cobrir uma distância considerável em pouco tempo, o que tornou possível movimentar de maneira barata os bens de consumo por milhares de quilômetros.

E ainda afirma (p.03) “Depois, com a linha de montagem (da qual o carro Ford T é um exemplo célebre) foi possível organizar melhor uma rede de suprimentos para atender às demandas específicas. A produção em massa estimulou a pesquisa em outras áreas, como nos problemas de gestão”.

O mesmo autor afirma que a logística industrial cresceu no século XX, “Naquela época, ainda falava-se em “distribuição física”, um assunto que era ligado tanto ao marketing quanto à logística” (p.03) E somente com a chegada do computador foi possível gerenciar estoque, produção, etc.

A logística contemporânea é uma verdadeira revolução no estudo da administração e decorre de alguns elementos:

1-Economia- O capitalismo selvagem cuja evolução revolucionou os negócios, a globalização das empresas, a financeirização da economia, internacionalização dos negócios, da economia, etc.

2- Tecnologia- o progresso enérgico da tecnologia nos últimos anos, possibilitou a gestão eficaz e oportuna da logística.

E Ballou (2001, p.21) afirma que, “a missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa”. O objetivo final da logística é a entrega do momento certo no local certo, pelo menor preço possível e o produto/serviço certo e no menor tempo possível.

Segundo Costa (2010, p.01) O objetivo da logística é: “implementar e controlar o fluxo e armazenamento de matérias-primas, materiais semi-acabados e produtos acabados, de maneira eficiente e econômica, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências de seus clientes”.

3GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS (Supply Chain)

A logística de suprimento é o método de planejamento, implementação e controle com eficiência, a obtenção, a estocagem, a circulação dos materiais e as informações relativas a estas atividades, a partir da origem dos desejos dos consumidores até o atendimento destes desejos e, concluindo com o desprezo do material requerido, posteriormente o seu uso, a um custo ínfimo.

A logística de suprimento prevê a seguintes funcionalidades: A) Busca no Catalogo de Materiais, B) Estabelece a Composição dos itens, C) Faz analise da necessidade da compra, D) Estabelece e monitora todo o processo de compra, E) Recepciona o material e por fim F) Confere e promove a inserção dos mesmos.

Segundo Coelho (2010, p.04) “O gerenciamento da cadeia de suprimentos é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc.”.

A logística de distribuição da cadeia de suprimento envolve o conhecimento e controle de toda a cadeia. Isto é a logística da cadeia de suprimentos conforme o autor (p.05) “envolve a coordenação de todas as atividades ligadas ao processamento dos pedidos dos clientes, desde a pré-produção até a entrega”.

Enfim a logística integrada de suprimentos integra os seguintes processos: aquisição, movimentação, armazenagem e entrega de produtos. O Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos ou Supply Chain Management representa o planejamento das atividades de negócios que agregam tanto as áreas operacionais da empresa, como a organização e o equilíbrio ou alinhamento dos empenhos das distintas organizações objetivando a minimização de custos projetando associar o máximo valor ao cliente final e uma rendimento máximo. Segundo Ballou (2007, p.67) afirma que a cadeia de suprimento envolve :

todas as atividades da gestão logística. Elas também incluem a coordenação e colaboração dos e entre os parceiros do canal, na qual podem ser fornecedores, intermediários, prestadores de serviços terceiros, e consumidores. Em essência GCS integra a gestão de fornecimento e demanda entre e através das empresas.

4INTEGRAÇÃO LOGISTICA BENS E SERVIÇOS

A logística de Suprimento visa criar um modelo da cadeia de suprimentos, com alguns pré-requisitos básicos, conforme Coelho, (2010, p.02):

1- A previsão e planejamento e proporcionalidade entre oferta e procura de bens e serviços.

2- Localização de fornecedores de matérias-primas;

3- Eficiência na Fabricação do produto, armazenagem, entrega e devolução com a logística reversa.

4- Planejamento em toda a cadeia de suprimentos.

A integração da logística de suprimento de bens e serviços objetiva, sobretudo, a consolidação do poder de compra da empresa bem como o amortecimento dos custos de aquisição e administração de bens e serviços.

Ballou (1993, p.24) define: logística empresarial e no caso o termo produtos ele se refere a bens e serviços, portanto essa integração é fundamental:

A logística empresarial trata de todas atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável.

Bem, &Giacominni & Outros (2012, p.04) cria um fluxo para demonstrar essa importância da integração do suprimento de bens e serviços:

Fig. 01 Integração Logística de Bens e serviços. Fonte: Bem &Giacommini & Outros (2012)

Na fig. 01 demonstra-se claramente a integração da logística de produção e suprimentos de bens com a logística de distribuição isto é de serviços. A previsão de demanda é a ação inicial da gestão da procura sendo de valor categórico para as outras atividades imediatas. Executa-se nela o diagnóstico futuro para a percepção das necessidades dos clientes de bens ou serviços.

Os autores (p.01) dizem:

A logística é entendida como o canal ou elo de ligação do produtor, dos bens e serviços, ao consumidor final. O ineficiente gerenciamento estratégico dos fluxos de materiais e das informações eleva os custos de transação, tornando o custo do processo uma desvantagem competitiva, logo causando perdas aos diferentes elos da cadeia.

Os Objetivos da integração da logística de suprimento de bens e serviços são:

1.Promover a consolidação do poder de compra bem como à diminuição dos custos de compra e administração de bens e serviços.

2.A logística integrada de suprimento deve integrar e promover a compra em conjunto de bens e serviços, para evitar a compra desnecessária.

3.Reduzir o total de recursos necessários para satisfazer o nível estabelecido de serviço ao Cliente.

4.Promover a sincronia das necessidades do consumidor com o fluxo de materiais dos fornecedores, diminuindo investimentos em estoques na cadeia como um todo, ampliando o serviço ao Cliente, promovendo vantagem competitiva e valor para a cadeia de abastecimento.

5.Contribuição na criação de novos produtos.

6.Contribuição na melhoria dos processos.

7.Minimização dos Custos administrativos.

A compra de bens e serviços empregados na produção e na comercialização de produtos é o item patrocinador de um dos maiores elementos do custo de produção e de produtos comercializados. Daí a importância de uma logística integrada, alguns autores dimensionam até 50% do custo de produção.

È importante a integração da logística de suprimento de bens e serviços para :

Aprimorar os processos cross-company (várias empresas numa holding atuando em parceria) é um grande progresso na diminuição de custos.

Ampliação de qualidade e de celeridade nas operações.

Ballou (2007, p.33) diz que a logística “trata de criar valor para os clientes e seus fornecedores” e acrescenta “bens e serviços não tem o menor valor a menos que estejam em poder dos clientes quando (tempo) e onde (lugar) desejam consumir”.

E ainda exemplifica (p.33) Bares que servem bebidas em estádios não tem o menor valor se não forem de fácil acesso ao público nos eventos esportivos. “A boa administração logística interpreta cada atividade na cadeia de suprimento como contribuinte no processo de agregação de valor”.

Segundo Braga (2006, p. 02) a logística de suprimento de bens e serviços deve ser integrada e funciona assim:

Análise das mercadorias/serviços – pesquisa dos requerimentos e características dos produtos e serviços a serem adquiridos. b) Pesquisa de mercado – identificação das características do mercado para a aquisição de mercadorias/serviços. c) Conciliação das informações de mercado com os requerimentos do consumidor interno, de modo a facilitar a aquisição das suas solicitações. d) Colocação de pedidos (ordem de compra) junto ao fornecedor. e) Acompanhamento do pedido – gerenciamento do processo de obtenção com o objetivo de acompanhar o andamento do pedido e, portanto, revelar o seu status junto ao fornecedor. f) Previsão das necessidades futuras e transmissão dessas informações aos fornecedores. g) Verificação de desempenho dos fornecedores com base nos quesitos de custo, entrega e qualidade.

Fig.02-Logística de Suprimentos Bens e Serviços- Fonte: Braga (2006)

Citando Ballou (1993, p. 73), “Nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens ou serviços é gerenciado. Como o nível de serviço logístico está associado aos custos de prover esse serviço, o planejamento da movimentação de bens e serviços deve iniciar-se com as necessidades de desempenho dos clientes no atendimento de seus pedidos”.

Ainda Ballou (2001, p.36) alerta que “uma boa gestão da cadeia de suprimentos pode gerar vendas e não apenas reduzir os custos”. Evidencia-se o aumento nas vendas pela satisfação do cliente, fornecedor e acionistas.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Na logística de suprimento de bens e serviços comprova-se que deve ser integrada, portanto é importante um sistema de compras eficiente logisticamente padronizado, classificado, etc. envolvendo todos os fornecedores e toda a cadeia de suprimentos.Uma logística de armazenagem com foco na produtividade e vendas, sob medida para a empresa, com mão de obra habilitada e de alto desempenho, etc.

Enfim, a integração da logística de suprimento de bens e serviços requer eficiência no controle da cadeia de suprimento, e nos custos logísticos, o que proporcionará a ampliação das vendas.

REFERÊNCIAS

BALLOU, Ronald. H. (1993) - Logística Empresarial. Atlas. São Paulo.

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transportes, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 2008.

BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001.

BALLOU, R. H.; A Evolução e o Futuro da Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimento. IN: European Business Review, v.16, n.4, 2007.

BEM, Judite Sanson de. GIACOMINNI, Nelci Maria Richter& OUTROS. Ensaio sobre as relações entre a logística, a economia e o comércio varejista: os gargalos do município de Canoas, RS. Centro Universitário La Salle (UNILASALLE), UFRGS, 2012.

BRAGA, Ataíde. Evolução Estratégica do Processo de Compras ou Suprimentos de Bens e Serviços nas Empresas. ILOS- Instituto de Logística. Disponível em http://www.ilos.com.br/web/index.php?option=com_content&view=article&id=692:artigos-evolucao-estrategica-do-processo-de-compras-ou-suprimentos-de-bens-e-servicos-nas-empresas&catid=4&Itemid=182&lang=br. Acesso em 30 out 2013.

COELHO, Leandro Callegari. Do conceito de logística à logística empresarial. Logística Descomplicada. 2011. Disponível em http://www.logisticadescomplicada.com/do-conceito-de-logistica-a-logistica-empresarial/. Acesso em 26 out 2013.

COELHO, Leandro Callegari. Gestão da Cadeia de Suprimentos – conceitos, tendências e ideias para melhoria. 2010. Disponível em http://www.logisticadescomplicada.com/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-%E2%80%93-conceitos-tendencias-e-ideias-para-melhoria/. Acesso em 26 out 2013.

COSTA, Paulo Roberto. Qual é o objetivo da Logística. 2010. Disponível em http://logisticadescomplicada.blogspot.com.br/2010/12/qual-o-objetivo-da-logistica.html. Acesso em 26 out 2013.

NOVAES, A.G. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 410p.

...

Baixar como  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »