TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manifesto comunista-serviço social

Por:   •  23/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  275 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

Disciplina: Teoria Política

1. A partir da leitura do Manifesto do Partido Comunista, responda: qual é o papel do Estado no capitalismo?

Resolução:

Segundo Marx e Engels (1848. P11 a P.14)

“[...]A moderna sociedade burguesa colocou novas classes ,novas condições de opressão e novas formas de luta no lugar das antigas.Simplificou os antagonismos de classe, dividiu a sociedade em burguesia e proletariado .

Os mercados da índia e da China,a colonização da América , o comércio com as colônias,o aumento dos meios de troca e do volume de mercadorias em geral trouxeram uma prosperidade até então desconhecida para o comércio,a navegação e a indústria e , com isso, desenvolveram o elemento revolucionário dentro da sociedade feudal em desintegração.

Os mercados crescendo e as necessidades aumentando.Também a manufatura não dava conta.Então, o vapor e a maquinaria revolucionaram a produção industrial,surgiu a grande indústria moderna.

A grande Indústria moderna criou o mercado mundial que promoveu um desenvolvimento incomensurável do comércio, da navegação e das comunicações. Com o estabelecimento da grande indústria e do mercado mundial a burguesia conquistou, finalmente, o domínio político exclusivo no Estado representativo moderno .

E o papel do Estado no capitalismo é de ser um comitê que administra os negócios comuns da classe burguesa como um todo[...]”

Ou seja, o papel do Estado é garantir o direito natural à vida, à liberdade e à propriedade para os indivíduos considerados racionais, que seriam homens que através da sua força de trabalho transformam o meio natural . Sem o Estado o capitalismo não sobrevive, pois o Estado liberal vai manter a propriedade privada através das leis, sendo um juiz imparcial , permitindo assim que o capitalismo se reproduza e legitima a expropriação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com