TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing 3

Trabalho Universitário: Marketing 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 5

Marketing 3.0

(As forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano)

“O marketing não deve ser considerado apenas sinônimo de vendas ou para gerar lucro. Deve ser considerada a principal esperança de uma empresa para se obter a confiança de seus consumidores”

O marketing ao longo dos últimos 60 anos passou por varias mudanças, no livro expõe essas mudanças em 3 fases:

*O primeiro é o marketing 1.0 que era centrado no produto: Os produtos eram básicos, feito apenas para servir o mercado de massa, na qual buscava padronizar, a fim de reduzir os custos de produção para ter um preço menor e assim ser adquirido por maior numero de pessoas.

*O marketing 2.0 que passou a ser centrado no consumidor: Por ter surgido na era da informação, os consumidores já são bem mais informados sobre qualquer produto que chegue ao mercado, e assim o marketing precisa segmentar o mercado e desenvolver produtos inovadores para atender um mercado específico.

*E nos dias de hoje vemos o Marketing 3.0 que é centrado no ser humano: Era voltada para os valores, passava a tratar os consumidores como seres humanos plenos de mente, coração e espírito. Tudo isso para melhorar a satisfação do consumidor tanto funcional como espiritual.

Os avanços tecnológicos provocaram também mudanças no mercado e no marketing. As mídias sociais foram uma grande ajuda nessa comunicação, com divulgação do produto por vários mecanismos, os utilizados são as redes sociais como Twitter, You tube, Facebook que estão cada vez mais expressivos entre os consumidores permitindo a troca de informações entre empresas, pessoas ao redor do mundo.

O marketing era visto como apenas mais uma das funções entre varias de apoio a produção dentro da empresa, uma das funções principais do marketing era gerar demanda de produtos. A empresa sempre buscam estabelecer conexão com os seres humanos, elas precisam desenvolver um DNA, algo que lhe dê diferenciação das demais, e sempre com dignidade sem aparentar uma falsa realidade fazendo assim com que a empresa perca a sua credibilidade.

Os profissionais do mesmo precisam identificar os desejos dos clientes, muitos deles também fazem a diferença por meio das causas sócias que nos dias atuais e de grande importância ajudar pessoas se torna uma atividade prazerosa onde usam seu crescimento para melhorar a vida de muitas pessoas.

Dentro de uma empresa á missões visão e valores a serem apresentados ao consumidor. A Missão reflete o propósito da existência da empresa; Visão é definido como o desejo que empresa seja no futuro; Valores são os padrões de comportamento institucionais da corporação. As empresas executam praticas inovadoras, porem nem todas conseguem, mas é o sonho de toda empresa iniciante, terem idéias que possam impactar o mercado.

No marketing 3.0 o poder está nas mãos do consumidor. Os empregados são os consumidores mais próximos da empresa, eles estando motivados pelos valores, não apenas trabalham com mais empolgação mais também representam melhor a empresa, proporcionando ao consumidor os mesmo valores que recebem, pois conhecendo a historia da marca poderá falar também ao cliente. O primeiro passo para uma empresa apresentar seus valores junto aos parceiros é entender os valores dos parceiros, o crescimento da mesma exige que os parceiros de canais gerenciem sua interface com o consumidor, as vezes são mais importantes do que os fabricantes, essa importância exige que as empresas levem em consideração outros fatores quando gerenciam seus parceiros, primeiro tem que conhecer a margem de contribuição de seus produtos; velocidade de giro de estoque; e por fim estratégias para os parceiros de canal.

Marketing da visão junto aos acionistas: A definição que os acionistas fizerem da empresa depende de seu desenvolvimento, a função dos gerentes é obter retorno não apenas para os acionistas e sim para todos, consumidores, empregados, parceiros etc., nunca se chega ao sucesso uma empresa sozinha, seu sucesso se deve a uma rede superior.

Sustentabilidade no marketing

Para as corporações a tendência mais forte é a questão da sustentabilidade, que é um desafio na criação de valores da mesma. Hoje ela é a sobrevivência do ambiente e do bem-estar social no longo prazo. Os recursos naturais estão cada vez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com