TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Massacre dos professores em curitiba

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.888 Palavras (8 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]be[pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 OS CARAS PINTADAS _        ......5

2.2 MASSACRE DOS PROFESSORES NO PARANÁ................................................7

3 CONCLUSÃO.........................................................................................................9

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................11


INTRODUÇÃO

Durante o movimento militar de 1964 deu início ao período ditatorial no Brasil. Em 19 de Março foi organizada uma manifestação contra as intenções de João Goulart, presidente do país na época. Essa manifestação foi a Marcha da Família com Deus pela liberdade, reunindo milhares de pessoas pelas ruas do centro da cidade de São Paulo. Durante esse governo o clima de crise e tensões sociais apenas aumentavam a cada dia. Os militares tomaram conta  do poder  e em 9 de Abril, foi decretado o Ato Institucional N°1, este ato cassou mandatos políticos de opositores ao regime militar e tirou a estabilidade de funcionários públicos.

Com a recente onda de manifestações pelo país os principais movimentos estudantis e professores do passado e presente se relacionam  com a atualidade social vigente. Os movimentos sociais nos anos de 70 e 80 contribuíram muito para a conquista dos direitos  sociais através de movimentos populares e oposição ao regime militar  ditatorial compulsivo.

Há 27 de anos , uma manifestação de professores do Paraná em greve terminou em tragédia. No dia 30 de Agosto de 1988, policiais militares escalados para acompanhar o Protesto dos Professores jogavam cavalos ,cães, bombas de efeito moral contra os manifestantes, que protestavam melhores salários e lutavam por um piso salarial em meio a uma inflação que corroía os salários rapidamente .Diferenças ainda no grau de violência, os professores feridos em 1988 foram poucos agora são mais de centenas de manifestantes atingidos por disparos e outras agressões de PMs, feridos gravemente.

O confronto de PMs, com os educadores durante o protesto ganhou forte repercussão mundial. O massacre registrado contra os professores foi uma ‘’reação natural da proteção da vida’’. No último dia 29 de Abri de 2015l, a ação desproporcional da PM para reprimir uma manifestação terminou com mais de 200 feridos. Aloysio Nunes  defendeu a ação da PM. O secretário de educação do Paraná, Fernando Xavier, pediu demissão do cargo na quarta-feira, dia 6 de maio de 2015, depois de uma semana que tentando acabar com o protesto contra as mudanças no plano de previdência dos servidores públicos. Para reprimir tal manifestação a PM usou atos violentos e não deu informações sobre as razões para ter partido para cima da população que se manifestava pacificamente.

Um dos movimentos estudantil mais conhecido no Brasil ,foram os caras-pintadas que constituiu em milhares de jovens que saíram as ruas de todo o Brasil com rostos pintados, em forma de protesto contra o presidente Fernando Collor de Mello. Eles pintaram os rostos de verde, azul, amarelo e branco em respeito a nossa bandeira símbolo nacional. Pediram o Impeachmment  de Collor ,em 1992. O movimento assumiu um tom de Humor, Anarquia e Ironia.

Segundo Gohn (1991) ,Os movimentos sociais são ações que desenvolvem um processo de criação de identidades em espaços coletivos não institucionalizados, provocando transformações na sociedade, independentemente de sua característica seja conservadora ou progressista.

Desenvolvimento

DESENVOLVIMENTO

2.1                                OS CARAS  PINTADAS

O movimento  dos” caras pintadas “. Que constituiu em multidões de jovens,adolescentes em sua maioria, saíram na rua com os rostos pintados em protesto devido aos acontecimentos dramáticos que vinham abalando o governo do então presidente Fernando Collor de Mello.

O Brasil realizava recentemente eleições diretas para presidente em 1989 ,garantia que havia sido tomada ao cidadão brasileiro pelo regime militar, sendo que o último pleito direto, foi com a participação do povo ,ocorrendo em 1960.Nos meios de comunicação da época, enfatizavam a importância popular na vida política brasileira. Entre os grandes movimentos de luta pela democracia no país estavam os protestos estudantis do final dos anos 60, onde jovens universitários de pouco mais de 18 anos de idade saíam as ruas para protestar abertamente contra o governo, demonstrando ter alta organização, intelecto e politização.

A imagem dos estudantes conscientes  ,desafiadores, rebeldes dos anos 60, faz a cabeça do imaginário popular  naquele momento, jovens de classe média e com ideias claras acerca do

Modo como reagir em meio ao descontentamento.

Os caras pintadas ,tornaram-se ícones do descontentamento popular contra o poder constituído, mas, diferente do movimento politizado e militante do passado, depois de 20 anos assumia um tom de humor, ironia e posicionamento político não tão marcado, recebendo críticas como movimento algo artificial dos históricos protesto da época militar.

Tais grupos explicam que a diferença entre os caras –pintadas antigos e os atuais é que, em 1992,as pessoas eram contra um político, o ex-presidente Fernando Collor e hoje são contra os partidos e a corrupção.

A decepção  é o que há em comum entre os dois momentos: o Collor foi eleito o  primeiro presidente pelo povo e depois que assumiu, suas atitudes foram erradas e a decepção foi grande para a população que confiou no seu discurso político .Pedir o impeachemmat dele foi uma forma de mostrar que não estávamos satisfeitos com tal forma de governar o país. É importante participar destes movimentos em qualquer fase da vida, se acreditamos em um ideal defendemos a moralidade na  política brasileira, sendo assim a favor da democracia. O povo descobriu se fazer democracia, a oposição de seus representantes incompetentes, corruptos, trapaceadores faz toda diferença na política social do país democrático e livre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com