TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologias de Mediação

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.807 Palavras (8 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 8

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Metodologias de Mediação

Curso: Serviço Social

Professor:  Darlene De Moraes Silveira

Nome do estudante: Lussandro Alves Meira

Data: 10/08/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,5 pontos)

Leia com atenção o texto a seguir.

O conflito é imputável, antes de mais, nas sociedades ocidentais, à própria prática democrática. Deriva, desde logo, da afirmação do direito à diferença, como elemento constitutivo da democraticidade. A democracia não se identifica com a homogeneização e o igualitarismo. Permite e fomenta, ao contrário, as vozes e as práticas da diferença. Ora este direito é gerador de maior ou menor conflitualidade. (FERNANDES, 1993, p. 790)

Todo conflito é negativo? Os conflitos podem gerar situações positivas? Com base no texto e em nossos estudos, desenvolva uma argumentação (20 linhas) respondendo as questões postas neste enunciado.

Eu não acredito que todo conflito é negativo, pois com o início de um conflito, abre um leque com acesso as variadas informações, e é onde todos podem observar mais de perto o real “câncer” desta manifestação, que se encontra em desacordo pelo modo de viver, pensar, fazer ou aceitar. Claro, que ambos os envolvidos devem se equipar de instrumentos legais, e assim firmar uma posição que igualitária e fiel ao bem comum.

António Teixeira Fernandes, afirma que:

O conflito social é, de facto, algo de inerente à própria vida das sociedades e a sua existência aparece, de ordinário, como sinal de vitalidade da atividade colectiva.

Certamente, o conflito social nos faz ter a consciência da vitalidade de nosso convívio coletivo e quão somos diferentes e possuidores de interesses variados. E com essa percepção, o conflito pode se tornar benéfico, pois os avanços da humanidade se afloraram de início encima destes conflitos, onde a zona de conforto é colocada como algo “repetitivo e chato”, e devendo partir para uma área desconhecida, onde a representação de todos será decisivo para esse processo de exploração.

Sempre, de uma forma ou de outra os conflitos geram situações positivas, pois as dificuldades sempre nos transportam para um território que precisamos explorar, nos proporcionando uma melhor compreensão do espaço, de nós mesmos, e fazendo o despertar acontecer antes, ou melhor dizendo, no momento oportuno.

Eu deixo como exemplo a situação do cenário político nacional, onde nunca se viu em nossa sociedade tanta participação dos cidadãos, seja em redes sociais, nas casas, ou até mesmo pelas ruas. Todo o descaso que o povo dava a política, hoje tem mudado, ao ponto de ver na prática ética da política, a única forma de solução deste conflito de interesses, que assola os Brasileiros, mas graças aos conflitos atuais, tem nos proporcionado uma perspectiva de mudança, do estado “lamaçal”, para algo mais sólido e transparente.

Portanto, para melhor conhecermos os conflitos é importante que saibamos suas formas e tipos de ocorrência, de maneira que ao se deparar com uma situação de atrito possamos identificá-la, para assim buscar a melhor forma de resolução.

Questão 2. (2,5 pontos)

O Projeto de Lei nº 3.688/2000 (em tramitação na Câmara dos Deputados), dispõe sobre a introdução de assistente social no quadro de profissionais de educação em cada escola. Considerando este espaço como futuro e potencial campo de atuação para seu exercício profissional, e reconhecendo os conflitos que hoje são vivenciados em seu interior, elabore uma dissertação tendo como enfoque: as possíveis causas dos conflitos no ambiente escolar e a atuação do Serviço Social em sua mediação. (Até 20 linhas)

Sabe-se que, é no ambiente escolar, no cotidiano dos alunos e de suas famílias, que se configuram os diferentes conflitos da questão social, como desemprego, trabalho infanto-juvenil, baixa renda, fome, desnutrição, problemas de saúde, habitações inadequadas, drogas, pais negligentes, violência doméstica, pobreza, desigualdade social, exclusão social, etc. As demandas emergentes e resultantes da questão social é que justificam a inserção do profissional do Serviço Social, que se insere neste espaço com o objetivo de receber e encaminhar estas demandas.

O assistente social exerce, indiscutivelmente, funções educativa-organizativas sobre as classes trabalhadoras. E, na escola, seu papel não poderia ser diferente, pois seu trabalho incide na mediação sobre o modo de viver e de pensar da comunidade escolar, a partir das situações vivenciadas em seu cotidiano, justamente por seu caráter político-educativo, trabalhando diretamente com ideologia, e dialogando com a consciência dos seus usuários.

Ainda, conforme o CFESS (2001), os problemas sociais a serem combatidos pelo assistente social na área da educação são:

- Baixo rendimento escolar;

- Evasão escolar;

- Desinteresse pelo aprendizado;

- Problemas com disciplina;

- Insubordinação a qualquer limite ou regra escolar;

- Vulnerabilidade às drogas;

- Atitudes e comportamentos agressivos e violentos (CFESS, 2001, p.23).

Acredita-se que uma das maiores contribuições que o Serviço Social pode fazer na área educacional é a aproximação da família no contexto escolar. É intervindo na família, através de ações ou de trabalhos de grupo com os pais, que se mostra à importância da relação escola-aluno-família. O assistente social poderá diagnosticar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam a problemática social no campo educacional e, consequentemente, trabalhar com um método preventivo destes, no intuito de evitar que o ciclo se repita novamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (383 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com