TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modal Marítimo

Por:   •  25/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.128 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

 

 

Modal  

Marítimo

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

               

       

      Sumario  

 

1.Introdução……………………………..…………….….…….………… 1

  1. Modal Marítimo…….……..…………………………………….……... 2
  1. Transporte marítimo no Brasil…………………………….…...... 2
  2. Portos………………………………………………………….…… 3
  3. Tipos de Navios…..…..…..…..…..…..…..…..…..…..…..…..…. 3
  4. Empresas de Transporte marítimos.…..…..…..… .…..…..…... 5
  5. Documentação para transportes de cargas……………………. 5
  1. Conclusão….…………………………………………………………... 6

4 Bibliografia.……………………………………………… …………….. 6

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

   O modal marítimo é o transporte de mercadorias e passageiros através de barcos, balsas e até navios e utiliza, mares, lagos, oceanos, rios ou até mesmo canais. Devido sua grande capacidade de carga, este modal é amplamente usados no transporte de matérias primas como petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio entre outros; também transporta produtos que são armazenados em grandes caixas ou sacas.

   Em todo o mundo, aproximadamente 70% das mercadorias são transportadas por meio de transporte marítimo. O transporte marítimo de cargas é um dos modais com mais importância na indústria logística do nosso país, mesmo que ainda não seja aproveitado todo seu potencial devido aos poucos portos e falta de investimentos; burocracia e altas tarifas. Mesmo com algumas dificuldades o modal marítimo transporta 350 milhões de toneladas em todo ano. A seguir, o trabalho irá abordar as características desse modal, sua importância no pais, tipos de navios, rotas, empresas no ramo, etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

         

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     

 

    Modal Marítimo

   O transporte marítimo é aquele que utiliza o meio aquático para o transporte de mercadorias ou passageiros. [pic 1]

Com         o         crescente desenvolvimento de industrias como as de automóveis e também da aviação, houve uma         queda         no         uso         do transporte         fluvial,         mas         é utilizado para curtas viagens ou passeios de lazer. O modal marítimo pode seu usado para todo tipo de carga que vão de produtos         químicos         como combustíveis, a alimentos; areias, minérios e produtos como automóveis e aviões. As cargas do tipo geral são transportada em caixas, paletes, barris, etc. No Brasil temos 9.198 km de litoral e que possui uma rede hidroviária enorme, mas ainda assim não explorada adequadamente o para o transporte marítimo.

 

 

   Transporte marítimo no Brasil

   O Brasil tem uma estrutura razoável. No país ao todo, possui cerca de 48 mil km de rios navegáveis, com 16 hidrovias e 20 portos fluviais. Se destaca os portos de Santos (SP), Itajaí (SC), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR) e Vitória (ES). Apesar de toda estrutura, existe fatores que limitam o fortalecimento desse setor na logística de nosso nosso país, tais como:  alto custo de embarque por contêiner e a falta de investimento na ampliação dos serviços. O transporte hidroviário é dividido em fluvial e marítima. O transporte marítimo é o que tem mais importância, sendo quase 75% do comércio internacional do Brasil; tem um custo mais baixo, é econômico e limpo.  

   O Brasil também conta com os portos marítimos mais movimentados da América

Latina, com destaque aos portos de Santos, Paranaguá, Rio de Janeiro/Niterói, Vitória e Itaqui (São Luís). Algumas das características do transporte marítimo de carga no Brasil são: a grande capacidade de carga, poder transportar cargas de grandes tamanhos, possui baixo custo de transporte para grandes distâncias, pode-se transportar diversos tipos de cargas, conta com uma grande flexibilidade, o transporte lento e tem necessidade de portos e alfândegas.  

   O sistema marítimo brasileiro possui uma concentração principal nos portos do Sul e do Sudeste, responsáveis pela grande parte das importações e exportações. No estado de São Paulo o transporte movimenta produtos de outros países (Bolívia e Paraguai), e também recebe e envia produtos que seguem para vários estados.

 

    

Portos

   No fim da década de 90 e no início do século 21 os portos marítimos tem se desenvolvido com bastante rapidez; no entanto, aqui no Brasil não se pode dizer o mesmo em relação aos portos marítimos pois não vem acompanhando o ritmo crescente desse desenvolvimento. Um dos portos com bastante falta de recursos é o porto de Santos, o maior da América Latina, responsável por um quarto de tudo o que se exporta e importa no Brasil. A seguir uma lista com os todos os portos marítimos no país: Porto de Angra dos Reis (Rio de Janeiro), Porto de Antonina (Paraná), Porto de Aratu (Bahia), Porto de Areia Branca (Rio Grande do Norte), Porto de Barra dos Coqueiros (Sergipe), Porto de Barra do Riacho (Espírito Santo), Porto de Belém (Pará), Porto de Cabedelo (Paraíba), Porto de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (324.7 Kb)   docx (163.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com