TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

No Organismo Humano Encontramos 3 pH: Ácido, neutro e básico

Por:   •  8/4/2019  •  Dissertação  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 2

No organismo humano encontramos 3 pH: Ácido, neutro e básico.

Os pH ácidos são abaixo de 7, o neutro é o valor 7 e o básico acima de 7.

Cada região do organismo humano tem um pH que é considerado adequado. Por exemplo, no estômago o pH precisa ser muito ácido para que ocorra a digestão. Se esse pH estiver ainda mais ácido do que o valor consideradi normal poderá causar gastrites e se tiver mais básico do que deveria poderá causar refluxo.

Outro exemplo de pH ácido é na vagina humana. O pH deve ser ácido para matar as bactérias e não deixar que subam para o útero. Se esse pH for mais alto do que deveria, pode ser que ele não mate todas as bactérias e muitas infecções podem acontecer, como por exemplo a candidiase, que ocorre, dentre outros fatores, quanto o pH está acima do que deveria.

No sangue humano o pH fica por volta de 7.4. Quando ocorre uma alteração neste pH, o corpo vai produzir uma série de reações para tentar manter a homeostase corporal.

Para manter cada parte do organismo com seu pH ideal, nosso corpo tem um mecanismo chamado solução tampão, que é um regulador de pH. Neste mecanismo, são adicionadas substancias para regular o pH.

Temos o tampão acido e o tampão básico.

o tampão ácido geralmente é formado por um ácido fraco e um sal deste ácido e o tampão básico tem uma base fraca e um sal derivado desta base.

A importância do PH no corpo humano

15/10/2015

O PH ou potencial de hidrogênio iônico, é o símbolo criado em 1909 pelo químico dinamarquês S.P.L. Sorensen para indicar o grau de acidez ou alcalinidade de uma substância. O “p” vem de potenz em alemão e significa poder de concentração e o “H” é para o íon de hidrogênio (H+).

O valor de pH de uma solução pode ser estimado conhecendo-se a concentração em íons H+, assim a escala de medição varia de 0 a 14, tendo o 7 como valor neutro, o 0 como acidez máxima, e o 14 como alcalinidade máxima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (35.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com