TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Abrigo emergencial para refugiados em Brasileia/AC

Por:   •  18/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.626 Palavras (11 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância – Campinas Unidade 3 Taquaral

DESAFIO PROFISSIONAL

Disciplinas: Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência); Planejamento e Gestão de Serviço Social; Gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS; Desenvolvimento Econômico; Instrumento e Técnicas de Atuação Profissional.

Curso: Serviço Social

Tutor EAD: Ana Paula Henschel

Tutor Presencial: Tatiane Garcia

Ana Luiza de Carvalho Renzzo de Salvi/RA: 9515343203

Daniela Cássia de Sousa/R.A 9678474936

Jeniffer Pâmella Venturatto/RA: 9679430327

Lucia Helena Octaviano/RA 0151545371

Thaís dos Santos Sá/RA: 9376298466

Campinas/SP

2016

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................................3

2.1 O abrigo emergencial para refugiados em Brasileia/AC......................................................3

2.2 O caso da família Reid.........................................................................................................4

2.3 O papel do profissional do serviço social.............................................................................5

2.4 Relatório informativo...........................................................................................................6

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................................11

1 - INTRODUÇÃO

O presente estudo apresenta o relato de uma família haitiana refugiada em território brasileiro, seu caminho de entrada, seu primeiro acolhimento, seu diagnóstico social e relatório informativo feito por assistente social de referência da família.

Apresenta-se a identificação da primeira instituição de acolhimento da família, o centro de acolhimento aos refugiados o de Brasiléia - AC, e seu principal programa, a Proteção Social Básica, e também seus projetos voltados ao atendimento assistencial a refugiados.

O trabalho também destaca a importância do trabalho do Assistente Social na temática de refugiados.

Por fim, o trabalho ressalta a importância do estudo prático da realidade social para o adequado encaminhamento de cada caso atendido.

2 - DESENVOLVIMENTO

2.1 O Abrigo Emergencial para Refugiados em Brasiléia/AC

O Abrigo Emergencial para Refugiados em Brasiléia está localizado na Rua Rio Brilhante n°1655, Brasiléia – Centro - AC. É um órgão vinculado ao estado do Acre, uma unidade pública estatal responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social às famílias, grupos e indivíduos em seu contexto comunitário, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio familiar. Também é a porta de entrada dos usuários à rede de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que está voltado à articulação em todo o território nacional das responsabilidades, vínculos e hierarquia, do sistema de serviços, benefícios e ações de assistência social de caráter permanente ou eventual.

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) desenvolve ações e serviço básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social na unidade do CRAS, secretaria de promoção social, CONARE (comitê nacional de refugiados), CNIG (conselho nacional de imigração) e SUS (sistema único de saúde).

Por meio do atendimento, o Abrigo Emergencial para Refugiados encaminha os imigrantes que chegam ao país aos órgãos responsáveis para regularização da imigração, tais como a polícia federal, para preenchimento da solicitação de refúgio e cadastro biométrico.

2.2 – O caso da família Reid

A família Reid, formada pelo casal Alika e Ashant e seus três filhos, Tafari, Leiza e Siara, é proveniente do Haiti e chegou ao Brasil através da fronteira do estado do Acre com o Peru no ano de 2014, após um terremoto que devastou a ilha. A família de refugiados afirma que também enfrentou diversas crises econômicas no país, além dos frequentes confrontos entre rebeldes, e que essas situações tornaram insustentável sua permanência no local.

Em atendimento com a assistente social Dora, que atua na Unidade Básica de Saúde da Vila Gloria há mais de quatro meses, e tem sob sua supervisão um total de 700 famílias referenciadas, a família diz que ao chegarem ao Brasil foram para o Abrigo Emergencial de Refugiados em Brasiléia/AC, onde foram orientados a procurar a policia Federal para solicitar refúgio, e que após análise do CONARE e devida entrevista, o pedido foi deferido, dando assim à família o direito de viver no Brasil por cinco anos.

Relatam que após uma enchente no rio Madeira o abrigo que se encontravam, e que estava superlotado, teve suas atividades encerradas e que, com o fechamento da instituição, a família se acomodou em uma casa alugada na cidade de Rio Branco/AC.

De acordo ainda com suas palavras, a casa não tem espaço suficiente, as crianças passam muito tempo na rua, o saneamento básico local é precário e correm riscos de contrair doenças.

Para manter a família, Alika, o genitor, trabalha em dois empregos e Ashant, a genitora, faz alguns trabalhos como costureira. A genitora afirma que o genitor é hostil com os filhos e agressivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (68.5 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com