TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conselho Federal de Serviço Social

Por:   •  30/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  459 Palavras (2 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO (TG)

PROFESSOR SILVIO RIBEIRO

Questão :

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) elaborou dois documentos que são fundamentais na orientação da ação profissional no âmbito da assistência social e da saúde. Veja Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social e Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Em relação à gestão, no documento destinado a saúde, temos que: “O processo de descentralização das políticas sociais vem requisitando aos profissionais de Serviço Social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos. Tal atuação deve ser embasada pela realização de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, além dos estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e/ou coletividade. As investigações realizadas têm por objetivo alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento do planejamento do Serviço Social, da política institucional, bem como da política de saúde local, regional, estadual e nacional.”

Com base no documento, especificamente quando ele aborda a investigação, planejamento e gestão, realize uma reflexão sobre as ações apontadas nesse item que possuem relação direta com o que foi estudado na disciplina.

Reflexão:

Este eixo objetiva descobrir as atividades realizadas pelos assistentes sociais referentes à investigação, planejamento e gestão, e as ações desenvolvidas pelos profissionais,  envolvendo um conjunto de ações e tem como expectativa o fortalecimento da gestão democrática e participativa capaz de produzir, em equipe e intersetorialmente, propostas que viabilizem e potencializem a gestão em favor dos usuários e trabalhadores de saúde, na garantia dos direitos sociais. Requisitando assim dos assistentes sociais a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos.

A atuação deve estar embasada na efetivação de estudos e pesquisas, revelando as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, estudar o perfil e situação de saúde dos usuários e a coletividade, assim o assistente social busca a intersetorialidade, na perspectiva de idealizar a saúde no âmbito da Seguridade Social.

Com todas as atribuições apresentadas pelo parâmetro, ressalta-se que se trata de um trabalho investigativo e interventivo, portanto, as análises realizadas pelos profissionais precisam ser desenvolvidas mediante situações concretas, e possuir uma utilidade social, é fundamental clareza do projeto-politico construído coletivamente pela categoria, domínio teórico metodológico, ético-operativo, alicerçados pelo conjunto de habilidades, competências, atribuições , conhecimentos e compromissos necessários à realização do trabalho no âmbito de atuação onde o assistente social esta atuando.

As ações profissionais do assistente social é construída no trama do cotidiano, ou seja, se tece no dia a dia, na característica de vida do usuário, pois transita em demandas, carências e necessidades.  Conhecendo o perfil dos usuários consegue-se assim mediante a equipe direcionar e disponibilizar o atendimento necessário conforme demanda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com