TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conselho Federal de Serviço Social

Por:   •  14/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO EM GRUPO – TG[pic 1]

Aluno:

Diego Gasparoto Granado – RA 1642516

POLO

RIBEIRÃO PRETO / SP

2017

[pic 2]

Questão:

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) elaborou dois documentos que são fundamentais na orientação da ação profissional no âmbito da assistência social e da saúde. Veja Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social e Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Saúde. Em relação à gestão, no documento destinado a saúde, temos que: “O processo de descentralização das políticas sociais vem requisitando aos profissionais de Serviço Social a atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos. Tal atuação deve ser embasada pela realização de estudos e pesquisas que revelem as reais condições de vida e as demandas da classe trabalhadora, além dos estudos sobre o perfil e situação de saúde dos usuários e/ou coletividade. As investigações realizadas têm por objetivo alimentar o processo de formulação, implementação e monitoramento do planejamento do Serviço Social, da política institucional, bem como da política de saúde local, regional, estadual e nacional.” Com base no documento, especificamente quando ele aborda a investigação, planejamento e gestão, realize uma reflexão sobre as ações apontadas nesse item que possuem relação direta com o que foi estudado na disciplina.

AÇÕES DA MUDANÇA

 

As ações apresentadas nos remetem a uma nova roupagem que começa a ser inserida na prática de tais profissionais na área da saúde, aonde as propostas apresentadas vão ao encontro da viabilização de uma nova gestão, na busca pela garantia dos plenos direitos ao cidadão, visando sempre uma melhor atuação em face aos direitos sociais.

Um dos pontos apresentados é a questão da descentralização de algumas ações, que fará do profissional um agente mais engajado ao planejamento, gestão e coordenação de projetos, tendo como objetivo um trabalho amplo, onde através de estudos verificará perfis e a forma como tais usuários estão em relação a sua saúde.

[pic 3]

Tal fato se dará, para ter um maior controle de tais situações, pois com os levantamentos em mãos, o profissional poderá atuar de maneira mais sistêmica em relação ao monitoramento realizado.  

Sua contribuição será voltada para a saúde no que preconiza a Seguridade Social, onde a gestão aliada ao planejamento trará o impacto em ações mais amplas que até pouco tempo não eram de sua responsabilidade ou participação direta.

O que vemos é um novo modo de atuar desse profissional, que além de suas funções vitais e já atuantes, terá também um papel de gestor, onde através de novas ações, desenvolverá projetos mais amplos com vistas aos serviços de qualidade e melhores condições ao cidadão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (84.4 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com