TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conselho Federal de Serviço Social

Por:   •  20/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

TRABALHO EM GRUPO – TG

Aluna: Lilyane Neto de Souza       RA: 1432800

POLO

Cruzeiro do Sul/Acre

2016

O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) criou parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na política de assistência social e também política de saúde para nortear o trabalho do assistente social. Logo a expressão do profissional de Serviço Social que trabalha na política de Assistência Social, no que se refere à gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social se inserindo na perspectiva da gestão do trabalho, contemplando as três dimensões inseparáveis: “as atividades exercidas pelos trabalhadores, as condições materiais, institucionais, físicas e financeiras, e os meios de instrumentos necessários ao seu exercício”. Para que os profissionais possam atuar no sentido de efetivar a Política de Assistência Social e promover o acesso da população aos direitos sociais é necessário que haja a garantia e a articulação dessas dimensões. A atuação do Assistente Social acontece nos espaços institucionais e “nas mediação social junto aos movimentos sociais e populares”.  Devem investigar os fenômenos e processos com os quais trabalham para terem uma  noção da realidade social.

Na política de Saúde o Assistente Social a forma de atuar é uma perspectiva focada no fortalecimento da gestão democrática e participativa para produzir, com equipes interdisciplinares, uma gestão que favoreça os usuários e trabalhadores de saúde, garantindo os direitos sociais. Para isso, precisam garantir condições básicas de sobrevivência, conforme os direitos sociais estabelecidos na constituição de 1988, fazendo forças sociais progressistas, as condições nas quais vivem os trabalhadores (com e sem emprego).

Os desafios atuais levaram a construir coletivamente, baseado em seu projeto ético político profissional, que possam enfrentar com competência e compromisso os desafios da atualidade, fazendo com que o assistente social trabalhando no âmbito das políticas públicas(que são várias), entre elas à política pública de assistência social(SUAS) e a política de Saúde (SUS), enfrentem os desafios da questão social, questionando e problematizando seu papel na sociedade,  assumam perfis mais críticos e comprometidos com os interesses das classes trabalhadoras e dos setores subalternos da sociedade.  Trabalhando através de projetos, planejem de forma conjunta atividades coordenadas e inter-ligadas para alcançar um objetivo geral, garantir os direitos sociais aos usuários que são pessoas que se encontram em situações de desigualdade e vulnerabilidade social. Tendo que seguir um determinado tempo e orçamento previstos, para alcançar objetivo geral e diminuir  a desigualdade social.

A descentralização das políticas sociais requer dos Assistentes Sociais à atuação nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos.

Para tal, devem atuar realizando pesquisas e estudos para desvendarem à realidade da situação, das condições de vida e quais as demandas da classe trabalhadora, além de traçarem os perfis e a situação de saúde dos usuários e coletividade.

Podemos dizer que a profissão nasce para dar respostas aos problemas criados pelo capitalismo, logo através de sua historia nos especializamos para atuar diferenciadamente assim, sendo capa de captar saberes teóricos e práticos, voltados para intervenções da realidade da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (127.1 Kb)   docx (52.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com