TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO ANHANGUERA

Por:   •  5/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.939 Palavras (16 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 16

POLO: TAGUATINGA (DF) - FACNET

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

CLARICE AFONÇO SILVA IZIDRO

 RA: 8979229696

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL; POLÍTICAS ESPECIAIS; MOVIMENTOS SOCIAIS; PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO.

BRASÍLIA - DF

MAIO / 2017

CLARICE AFONÇO SILVA IZIDRO

 RA: 8979229696

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS; PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL; POLÍTICAS ESPECIAIS; MOVIMENTOS SOCIAIS; PLANOS E PROJETOS DE INTERVENÇÃO.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Competências Profissional; Participação e Controle Social; Políticas Especiais; Movimentos Sociais; Planos e Projetos de Intervenção.

Tutora à Distância: Maria Aparecida dos Santos Correa / Mara Lúcia Pereira

BRASÍLIA - DF

MAIO / 2017

SUMÁRIO

RESUMO.....................................................................................................................3

INTRODUÇÃO.............................................................................................................4

 1 – COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ASSISTENTE SOCIAL.......................5

2 – A IMPORTÂNCIA DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA VIDO DO DEFICIEENTE E DE SEUS FAMILIARES...........................................................6

3 – ALGUNS PONTOS RELEVANTES DA RESOLUÇÃO 109/09 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.........................................................7,8 e 9

4 – DE DEBATE SOBRE AS COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS E QUANTO AO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA NO DOMICÍLIO, AMBOS PARA PESSOAS IDOSAS E  COM DEFICIÊNCIA.....................................................9 e 10

5 – ARTIGO E INTRODUÇÃO..................................................................................11

6 – DESENVOLVIMENTO..........................................................................11,12 e 13

7 – CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................................15

 


RESUMO

        Este trabalho trata da regulamentação da profissão de assistente social, com foco em suas competências e suas atribuições, aborda alguns aspectos do Estatuto da pessoa com deficiência, e analisa a Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas necessitadas.

Palavras-chave: Assistente Social; Competências;  Pessoas com Deficiência e idosas .

INTRODUÇÃO:

        

O presente trabalho visa expor uma análise da atuação dos profissionais da Assistência Social, abordando também alguns aspectos da Lei nº 8.662/93 que regulamenta a profissão, identificando ainda as competências profissionais que são requeridas para o Assistente Social.

O Estatuto da Pessoa com Deficiência, Lei nº 13.146/2015, também será abordado neste ensaio, principalmente com vista a um maior e melhor entendimento sobre o tratamento adequado à pessoa com deficiência.

A Resolução nº 109/09, do Conselho Nacional de Assistência Social, igualmente, será objeto do presente artigo, em especial no que se refere ao Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

O trabalho trará ainda as conclusões de um debate em grupo acerca das competências profissionais do Assistente Social em sua atuação considerando as determinações contidas no Estatuto da Pessoa com Deficiência e na Resolução nº 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social.

  1. COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS DO ASSISTENTE SOCIAL

Realize a leitura e contextualize com suas palavras fundamentando-se na Lei nº 8.662/93 – Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social –, buscando identificar as competências profissionais que são requeridas para o assistente social.

A Lei 8.662/93 trata basicamente das competências, atribuições privativas, representação da categoria e também do funcionamento do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).

O Art. 4º trata especificamente das competências do Assistente Social, após a leitura do artigo, podemos verificar que existem alguns pilares que são de suma importância, são eles: Planejar, Elaborar, Coordenar, Executar, Orientar e Avaliar. Esses pilares estão presentes em quase todos os artigos da Lei 8.662/93, e especificam bem a metodologia de trabalho do Assistente Social.

A Lei indica que os profissionais do Serviço Social podem atuar em várias entidades, dentre elas: Administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades, organizações populares e movimentos sociais. A Lei 8.662/93 também prevê o compromisso com os movimentos sociais e a defesa de direitos.

Mediante a leitura e também a pesquisas sobre o assunto, podemos verificar que o Assistente Social, busca enquanto profissional desenvolver atividades relacionadas a questões sociais e que vão muito além do que é estabelecido por lei como competências e atribuições. Isto é ele busca um olhar para o entorno da realidade social em que se trabalha, buscando ter um entendimento e percepção não só do que é aparente ou mostrado, mas sempre tentando ver as necessidades que vão surgindo. Por isso é importante dizer que a atuação do Assistente Social não possui limitações, seja no âmbito público ou privado, mas depende sim da necessidade do ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (163.8 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com