TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  21/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.041 Palavras (17 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL – 7ºSEMESTRE

SANTA BÁRBARA D’OESTE-SP

2016

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

 


SERVIÇO SOCIAL 7º SEMESTRE

DESAFIO PROFISSIONAL

ROSEMEIRE RODRIGUES RA - 6790408294
SOLANGEBDE FÁTIMA B. DOS SANTOS RA-6532282965
VANILDA RODRIGUES DA SILVA  RA - 7709634767



SANTA BÁRBARA D’OESTE - SP
2016

Introdução

Através desta atividade, poderemos verificar a atuação do profissional de Assistência Social, e com sua ética profissional, em relação às politicas públicas e sociais  do país, a qual através do planejamento, organização e administração, podem garantir direitos e benefícios à população.

Código de Ética do Assistente Social, Lei 8662\93

Atualmente a profissão é regida pela lei Federal 8662\93 que estabelece suas competências atribuições, o Conselho Federal e os Regionais atuam na normatização e na defesa da categoria, visando a qualidade dos serviços prestados a sociedade.

As primeiras escolas de Serviço Social surgiram no Brasil no final da década de 1930 quando desencadeou no país o processo de industrialização e urbanização, nas décadas de 40 e 50 houve um reconhecimento da importância da profissão, que foi regulamentada em 1957 com a Lei 3252, acompanhando a transformação da sociedade brasileira, a profissão passou por mudanças e necessitou de uma nova regulamentação, a Lei8662\93 ainda em 1993, o Serviço Social instituiu um novo código de Ética expressando o projeto profissional contemporâneo comprometido com a democracia e com o acesso universal aos Direitos Sociais Civis e Políticos.

A prática profissional da Assistente Social é orientada pelos princípios e direitos firmados na constituição de 1988 e pela Legislação complementar referente as Políticas Sociais e os direitos da população. Não pode haver qualquer tipo de descriminação no atendimento profissional, o assistente social tem o dever de realizar suas atividades profissionais com base nas leis, por isso a importância de conhece-las.

Em programas de socorro social, e situações de calamidade pública, seja ela de nível municipal, estadual ou nacional, se faz necessário a presença do assistente social no atendimento as necessidades públicas.

Trabalhar contra a discriminação seja ela racial, religiosa ou de qualquer outra categoria, quando um assistente social se depara com variedades de problemas é necessário  a elaboração de um projeto de  intervenção para amenizar ou exterminar o problema.

Geralmente quando o assistente social trabalha em comunidades carentes, seu maior desafio de discriminação é racial, ao aceitar esse desafio ele deve se aprofundar no problema e tentar resolver da melhor forma possível, sempre trabalhando em conjunto com sua equipe, no combate as diversidades.

.Deve-se ser observados com devidos cuidados todos as diretrizes e princípios dos códigos e normas a serem seguidos pelo assistente social. Tem que fiscalizar as ações dos conselhos regionais na qual o profissional pode executar, se chegar a obter uma alteração neste código tem que passar pela revisão do conselho regional e os profissionais serem informados destas mudanças.

Os conselhos regionais responsáveis pelas suas  respectivas jurisdições, se propõe em zelar as observâncias das diretrizes e os princípios que este código traz e fazer com que funcione devidamente como órgão julgador de primeira instância, nada poderá ser passado a cima do que já é prescrito e aprovado pelos conselhos regionais.

É dever do Assistente Social se manter atualizado sobre as leis e normas, para que assim possa orientar sobre a atividade inerente que é exigida na profissão. Com o envolvimento dos profissionais no gerenciamento e elaboração das políticas sociais, se torna uma implementação e formação melhorada destes programas sociais.

Em cada local onde se é prestado os serviços tem que conter uma inviolabilidade do local onde está executando os serviços e obter um ambiente apropriado para poder arquivar as documentações, desta forma trazendo segurança e sigilo aos profissionais.

Desenvolvem variadas formas críticas de se pensar a sociedade como um todo com isto acarretara em uma especialização nas questões da descriminação contra as pessoas negras, idosos, condições de pobreza e vulnerabilidade, este projeto tem que prevalecer sua atuação diariamente, modificando assim sua forma de pensar e atuar diante das dificuldades.

As políticas públicas destacam a importância de não haver a desigualdade nas diversas áreas da sociedade brasileira, o serviço social é uma das profissões indispensáveis no contexto da sociedade, tem a uma grande responsabilidade em impulsionar a autonomia e cidadania, conforme o que propõe o código de ética profissional dos assistentes sociais.

O profissional do Serviço Social tem como objeto de trabalho a questão social que está ligado também á viabilização de direitos e garantia de equidade, cidadania, justiça social e dignidade.

Participação e Controle Social

Participação pode ser compreendida com um processo no qual homens e mulheres se descobrem como sujeitos políticos, exercendo os direitos políticos, ou seja uma prática que está relacionada a consciência dos cidadãos e cidadãs ao exercício de cidadania, as possibilidades de contribuir com processos de mudança e conquistas.

O resultado do usufruto do direito á participação deve, portanto, estar relacionado ao poder conquistado á consciência adquirida, ao lugar onde se exerce e o poder atribuído a esta participação.

A  participação é requisito de realização do próprio ser humano e para seu desenvolvimento social requer participação nas definições e decisões da vida social(Souza,1991 p,83).

A participação sempre esteve comprometida com aquilo que Marx e Engels apontam como pressupostos da existência humana e, portanto de toda a historia, é que os homens e mulheres devem estar em condições de viver para poder fazer historia. E para viver é preciso antes de tudo comer, beber, ter habitação e vestir –se e algumas coisa a mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)   pdf (402 Kb)   docx (51 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com