TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  17/7/2017  •  Projeto de pesquisa  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ANHANGUERA- UNIDERP

SERVIÇO SOCIAL

 

HANNAH DALILLA OLIVEIRA DOS SANTOS – RA: 8945798499

TAYANE FREITAS DE BRITO – RA: 1299332714

DESAFIO PROFISSIONAL

BELÉM

2017

Hannah Dalilla Oliveira dos Santos – RA: 8945798499

Tayane Freitas de Brito – RA: 1299332714

DESAFIO PROFISSIONAL

Trabalho acadêmico apresentado ao Curso de Bacharelado em Serviço Social, da Universidade Anhanguera Educacional, como exigência da disciplina de Competências Profissionais, Participação e Controle Social, Políticas Sociais, Políticas Especiais, Movimentos Sociais e Planos e Projeto de Intervenção.

Belém

2017

INTRODUÇÃO

        Diante do desenvolvimento de leis que amparam a pessoa com deficiência, pessoa idosa, entre outros vulneráveis percebe-se o quanto tivemos evolução de tratamentos e melhorias. A inclusão social e a tentativa de extinguir as diferenças em nível de acesso as políticas públicas de modo geral.

        A pessoa com deficiência independente de qual seja a limitação, precisa do apoio legal do Estado e comprometimento para que passe a ser assegurado os direitos de todos sabemos que ainda deve evoluir muito da realidade que vivemos. A família é a instituição que precisa estar pautada em conhecimento para que o integrante que possui alguma deficiência física/mental tenha instrução necessária e que possa ter acesso a serviços para que seja incluído corretamente no cotidiano da sociedade.

        A família possui um dos papeis mais importante para a pessoa que possui deficiência, pois ela sabe as dificuldades enfrentadas diariamente e conseguem visualizar de que forma pode ser melhorado o tratamento e o acesso para que as dificuldades sejam diminuídas, principalmente de acessibilidade assim como o Estatuto da Pessoa com Deficiência LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015, assegura no Artº 3.

         Os movimentos sociais possuem impactos muito influente nos resultados das conquistas historicamente falando, sabemos dos movimentos estudantis que lutam pelos direto da “classe”, movimentos sindicais, e o movimento social formado por pessoas com deficiência e seus familiares estão bem próximos de ter o conhecimento por todos de sua importância e pelos que reivindicam. O assistente social deve possuir a visão de intermédio entre sociedade civil organizada e os direitos de participação efetiva da pessoa com deficiência na inclusão social, teremos assim um trabalho voltado aos movimentos sociais de diversas especificidade para que se torne amplo.

DESENVOLVIMENTO

 No decorrer dos anos movimentos para pessoa com deficiência e com pessoas deficientes tiveram várias conquistas, conquistas essas que garantem muitos direitos hoje para a demanda. Iniciou na década de 70, movimento da pessoa com deficiência. Nós meados de 79 os movimentos com pessoas deficientes ganharam forças e foram em buscam dos seus direitos como todos os cidadãos. Nesse momento histórico vemos que o pensamento deles eram que possuíam defeito e procuravam se esconder. Foi quando eles próprios tiveram a conscientização que são iguais aos outros cidadãos, mas possuem especificidades diferentes e que eles deveriam ser inclusos em todos os aspectos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (171.2 Kb)   docx (346.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com