TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

Por:   •  7/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  7.163 Palavras (29 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

Amanda Amorim Lima             RA: 295237

Érica Vanessa de Amurim        RA: 337164

Joseli Azevedo de Amorim        RA: 336502

Rose Mary Salomão                   RA: 103664

DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL

CAMPO GRANDE – MS

JUNHO/2013

  1. Identificação de campo

Hospital Regional de Mato Grosso do Sul

Rua: Engenheiro Lutero Lopes Identificação Bairro: Aero Rancho

CEP: 79084-180 Cidade: Campo Grande UF: MS

Telefone: 3378-2500

   E-mail: hospitalregional.ms.gov.com

  1. Identificações do Supervisor de Campo

Nome: Erli Proença Muniz

N° do CRESS: 1172

E-mail: erliproenca@terra.com.br

Nome: Maria Inês

N° do CRESS: 1711

E-mail: mariainez_leo@hotmail.com

Nome: Maria Izabel Deotti de Abreu

N° do CRESS: 1508/ 21° Região

E-mail: beldeotti@hotmail.com

1.3 Descrições gerais do campo:

HOSPITAL REGINAL DE MATO GROSSO DO SUL-HRMS

Inaugurado em 1997, vinculado a fundação serviços de saúde - FUNSAU, com esfera estadual, presta assistência médico-hospitalar para o estado de MS, através do sistema único de saúde - SUS, com capacidade para 348 leitos, atualmente com 297 leitos, 100% SUS, priorizando as linhas assistenciais: materno-infantil, cardiovascular, oncológica, pacientes críticos e nefro-urológica.

- Cultura organizacional

Profissionais altamente comprometidos com a integralidade do atendimento aos clientes e com a instituição;
Transparência na gestão de pessoas e recursos;
Responsabilidade, humanização e ética nas ações.

 -  Finalidade

Ser uma instituição pública de atenção hospitalar voltada para a prestação de serviços referenciados em média e alta complexidade, baseados na valorização do ser humano, com formações de profissionais almejando a consecução objetiva, ética e responsável da promoção à saúde.

 - Objetivo

Tornar-se, em médio prazo, excelência em média e alta complexidade com sustentabilidade e resolutividade integrada à formação de profissionais da saúde.

- Demandas atendidas pela instituição

Os serviços oferecidos no HRMS são os de ambulatório, internação, pronto-socorro e apoio ao diagnóstico, referenciados através de senha pela central de regulação do estado de ms, em situação de média e alta complexidade, em nefrologia, assistência ao portador de obesidade grave, cuidados intermediários neonatal, oncologia adulta e pediátrica, cirurgia cardiovascular, terapia nutricional e serviço de desintoxicação para dependentes químicos.

Atenção básica: inclui um rol de procedimentos mais simples e baratos, capazes de atender à maior parte dos problemas comuns de saúde da comunidade, embora sua organização, seu desenvolvimento e sua aplicação possam demandar estudos de alta complexidade teórica e profundo conhecimento empírico da realidade.

Média complexidade: ambulatorial é composta por ações e serviços que visam atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande a disponibilidade de profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos, para o apoio diagnóstico e tratamento.

Alta complexidade: Conjunto de procedimentos que, no contexto do SUS, envolve alta tecnologia e alto custo, objetivando propiciar à população acesso a serviços qualificados, integrando-os aos demais níveis de atenção à saúde (atenção básica e de média complexidade). As principais áreas que compõem a alta complexidade do SUS estão organizadas em redes.

No ano de 2010 a portaria interministerial nº 905 do ministério da saúde e da educação certificou o HRMS como hospital de ensino. Atualmente possui convênios e parcerias com diversas instituições de ensino, tanto no nível técnico quanto no superior. Também estão implantadas as residências - médica e multiprofissional. Destaca-se que um dos cursos da residência multiprofissional é o Serviço Social.

Enquanto hospital de ensino a proposta é oferecer a prática na área de saúde em diferentes situações de ensino em trabalho.

A vinculação das instituições de ensino com o HRMS é realizada através de termo de cooperação, onde são estabelecidos os acordos para a utilização dos espaços do hospital.

O decreto nº 13.032 de 05/08/2010, instituiu o programa de preceptoria no HRMS, definindo o valor da hora-preceptoria, ficando as despesas decorrentes deste decreto por conta da dotação orçamentária do estado de MS. Os valores são distintos de acordo com a titulação do profissional preceptor (especialista, mestre ou doutor). Os profissionais que possuem apenas a graduação não se enquadram neste decreto. Destaca-se aqui também que todos os assistentes sociais do HRMS são pós-graduados. A finalidade deste decreto foi promover a valorização dos profissionais de saúde, que além de suas atividades assistenciais no HRMS oferecem seu conhecimento e disponibilidade para o acompanhamento, treinamento, formação ética e profissional de alunos, estagiários e residentes.

- Principais características da população atendidas pela instituição

O Hospital Regional de MS participa de políticas prioritárias do SUS, colaborando na constituição de uma rede de cuidados progressivos à saúde. Dentre elas está a política Nacional de Humanização (PNH), com atuação do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) que desenvolve projetos e ações dentro da Instituição para melhor interação dos usuários e funcionários. Sendo, portanto uma instituição que é voltada totalmente para o atendimento público.

- Estrutura e funcionamento da organização

Nome Empresarial: Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul –SAUDE - MS
CNPJ: 04228734/0001-83
Título do Estabelecimento (Nome de Fantasia): Hospital Regional de MS
Esfera Administrativa: Estadual
Endereço: Av. Engenheiro Luthero Lopes, 36 – Aero Rancho V- CEP: 79084-180
Estado: Mato Grosso do Sul

Área Total: 32.000 m2
N° de Pavimentos: 10                        
Ano de Inauguração: 1997
Número de Leitos: 302
Número de Especialidades Médicas: 45

- Ensino e Pesquisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52 Kb)   pdf (584.7 Kb)   docx (302 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com