TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  18/1/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 8

Lazer para idosos moradores de instituição de longa permanência

Rita de Cássia da Silva Moreira RA 428469

Jalile Lourdes Santana RA 438434

Lenita Helena RA 440429

Maria de Fátima Oliveira RA 436881

Vera Lúcia Belizário RA 432665

Tutor Presencial Neli Glória Miranda

RIO DE JANEIRO

2016

Tema

Necessidade de Lazer para Idosos Residentes de Instituição de Longa Permanência.

O projeto elaborado para mostrar a importância de lazer para que os idosos tenham qualidade de vida.

O lazer é fundamental para os idosos. As atividades de lazer e recreação são de supra importância para o envelhecimento do idoso, em todos os sentidos é o ponto chave para a longevidade com saúde e garante aos idosos não só uma maior sobrevida, mas também uma boa qualidade de vida.

E para muitos viventes em asilo o trabalho sempre foi o seu lazer, uma ocupação qualquer é lazer.

“Gomes, entende lazer como “uma dimensão da cultura construída por meio de vivência lúdica de manifestações culturais em tempo/espaço conquistados pelo sujeito ou grupo social estabelecendo relações dialéticas com as necessidades, os deveres e as obrigações,especialmente com o trabalho produtivo.” (Gomes.2003)

Justificativa

Envelhecer é um processo natural que caracteriza uma etapa da vida do homem e dá-se por mudanças físicas, psicológicas e sociais que acometem de forma particular cada indivíduo com sobrevida prolongada.

“A partir de 1960, os países em desenvolvimento observaram o surgimento de nova demanda para as suas diversas áreas de atuação. Tratava-se do fenômeno social do envelhecimento, já experimentado pelos países desenvolvidos e apontado pelos estudiosos da área como processo irreversível e com tendência a aumentar.      ARAÚJO e ALVES (2000) relatam que a população com menos de 20 anos cresceu 12% de 1980 a 1999, que a população idosa cresceu 70%, aumentando de 7,2 milhões para 12,6 milhões, e preveem que até o fim do século a expectativa de vida será acrescida de 20 anos.” (Alessandra de Sant’anna- 1ªtenente RMT-2).

“O aumento contínuo da população idosa é um fenômeno recente e que tem preocupado a vários segmentos da sociedade pela possibilidade de desencadear novos e complexos problemas sociais e econômicos. Devido à significativa mudança nos parâmetros etários da população, não só brasileira, mas mundial, o asilamento é uma situação contemporânea que tem se tornado pertinente à nossa realidade e se consolidado como tal por uma série de motivos.”(Israel Tainan Lima E Chaves, 2012, Trabalhos de Conclusão).

“Atualmente os novos residentes das ILPIs apresentam características e necessidades diferenciadas de outras épocas. Há idosos que buscam uma ILPI para morar por opção própria, outros para manter a independência funcional mesmo diante dos problemas de saúde. Há aqueles que querem evitar gerar custos para os familiares; outros desejam uma vida social mais ativa convivendo com pessoas da mesma faixa etária.” (Moura e Souza, 2013- 2014).

O idoso no Brasil é sinônimo de “inútil”. O cidadão que trabalhou contribuiu para a sociedade, hoje idoso, apenas vive ou sobrevive. Uns com pouco ou nenhum respeito. Muitos com suas vidas limitadas por falta de saúde. São pessoas que estão hoje excluídas da vida social, pela condição em que se encontram, idoso.

São excluídas muitas vezes pela própria família, que por inúmeros fatores o instalam em asilos. Apesar de das leis que os protegem e visam prevenir situações de risco e fortalecimento de vínculos familiar.

No Estatuto do Idoso quanto aos princípios para o desenvolvimento de programas de institucionalização de longa permanência Art. 49. As entidades que desenvolvam programas de institucionalização de longa permanência adotarão os seguintes princípios: I - preservação dos vínculos familiares; II - atendimento personalizado e em pequenos grupos; III - manutenção do idoso na mesma instituição, salvo em caso de força maior; IV - participação do idoso nas atividades comunitárias, de caráter interno e externo; V - observância dos direitos e garantias dos idosos; VI - preservação da identidade do idoso e oferecimento de ambiente de respeito e dignidade. (ESTATUTO DO IDOSO, 2003)

Asilos, casa lar, abrigo, casa de repouso, clínica geriátrica e ancionato casa de saúde, são instituições com o objetivo de cuidar dos idosos. No entanto, por meio de literaturas específicas percebe-se que isso não acontece na maioria das ILPIs. Mas o cuidar das instituições limita-se aos cuidados com a higiene, alimentação e ministrar medicamentos. E os idosos ficam ali, como se esperando a morte chegar sem perspectiva , com a baixa autoestima.

“Segundo Whitaker (2007), há uma cultura que tende a minimizar as necessidades de um idoso, que tanto faz este, quanto toda população, acredita que um idoso, por ser idoso e acreditar-se (equivocamente) estar em um período terminal da vida, não precisa muito pra sobreviver.

As literaturas pesquisadas relatam que este tipo de cuidado acaba por interferir na qualidade de vida dessas pessoas. E despertam para a necessidade de atividades de lazer para elas e que estas atividades melhoram a independência deles e em alguns casos até diminuem os medicamentos. O lazer para idosos residentes em instituições visa ao bem estar físico, mental e emocional. Algumas instituições o lazer limita-se a televisão, jogar dominó, ouvir rádio e desfolhar revistas e ler. Deixando muitas horas do dia um tempo ocioso e morador de asilo fica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (575.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com