TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.695 Palavras (7 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

UNIEDUCAÇÃO POLO CATALÃO – GO

SERVIÇO SOCIAL

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA)

GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS

INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DANUBIA LOURENÇO BARBOSA VIEIRA – RA 8945147753

DARLIANE QUINTANS CALDEIRA – RA 9904014812

IURI APARECIDA SILVA – RA 9904005125

MAUREA SOUSA COSTA – RA 8560915829

PATRÍCIA DO ROSÁRIO SEVERINO – RA 8394842800

TABITA CAROLINA F. DE AMORIM – RA 1299414846

DESAFIO PROFISSIONAL

CATALÃO – GOIÁS

JUNHO / 2016

[pic 3][pic 4][pic 5]

UNIEDUCAÇÃO POLO CATALÃO – GO

SERVIÇO SOCIAL

PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL

POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA)

GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS

INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

DANUBIA LOURENÇO BARBOSA VIEIRA – RA 8945147753

DARLIANE QUINTANS CALDEIRA – RA 9904014812

IURI APARECIDA SILVA – RA 9904005125

MAUREA SOUSA COSTA – RA 8560915829

PATRÍCIA DO ROSÁRIO SEVERINO – RA 8394842800

TABITA CAROLINA F. DE AMORIM – RA 1299414846

DESAFIO PROFISSIONAL

Tutora à distância: Professora Ma. Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes

Tutora à distância: Professora Laura Santos

Tutora à distância: Professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia

Tutor à distância: Professor Márcio Sampaio de Castro

 

CATALÃO – GOIÁS

JUNHO / 2016

DESAFIO PROFISSIONAL

RELATÓRIO SOCIAL

Este relatório foi solicitado pela assistente social Dora, responsável pelo setor de Serviço Social da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Glória, e será apresentado em uma reunião intersetorial da UBS com outras instituições públicas, tanto as já existentes na Vila Glória quanto as que deveriam existir, mas ainda não existem.

Essa reunião intersetorial será realizada mensalmente e visa traçar estratégias de atendimento para famílias em situação de vulnerabilidade social.

O setor de Serviço Social da UBS Vila Glória tem cadastradas 700 famílias nessa situação e algumas delas sofrem com agravantes como transtorno mental, deficiências variadas, dependências químicas, alcoolismos e adultos provedores presos, entre outros.

A UBS Vila Glória conta com três pediatras, três clínicos gerais, dois dentistas, sala de vacinação, sala de curativos e serviço de assistência social, no qual trabalham a Assistente Social Dora, duas auxiliares administrativas e uma estagiária do curso de Serviço Social. Toda a equipe dispôs-se a participar do planejamento e organização da reunião intersetorial e ficou acertado que, nessa reunião, seria tratado mais especificamente o caso de uma família em situação de vulnerabilidade agravada pela deficiência física e mental de um adolescente de quinze anos vítima de paralisia cerebral e pelo fato de ser uma família de refugiados, porque essas pessoas tiveram que sair do seu local de origem e moradia e se mudaram para a Vila Glória. A família morava antes em um povoado do município que foi destruído por uma enchente e já estava em situação de vulnerabilidade social por causa da baixa renda, insuficiente para toda a família, da baixa escolaridade e falta de formação profissional dos adultos.

A Vila Glória é um bairro da periferia da cidade de “Santo Expedito” que tem cerca de duzentos mil habitantes e faz parte da região metropolitana da capital do estado que, por sua vez, no total, conta com aproximadamente um milhão e meio de habitantes. Na Vila Glória há poucos equipamentos sociais e os que existem não dão conta de atender a toda a população. São eles: uma escola de educação infantil, uma da primeira fase do ensino fundamental e uma unidade básica de saúde, já descrita. O bairro Vila Glória tem um espaço destinado a ser uma praça que ainda não foi construída; uma parte desse espaço serve como um pequeno campo de futebol de terra, o restante é coberto por matagal, entulho e lixo. Uma linha de ônibus liga o bairro a um terminal no centro da cidade, mas os ônibus são velhos, sucateados, e estão sempre atrasados. Não há na Vila Glória delegacia de polícia, escolas com a segunda fase de jovens e adultos, rede de esgoto nem equipamentos de lazer. A iluminação pública, a coleta de lixo e a pavimentação das ruas são precárias. Falta água tratada em alguns dias da semana e a rede não chega a todas as casas. A Vila Glória tem um espaço destinado à convivência de pessoas idosas, mas ele só pode ser frequentado durante o dia porque à noite as proximidades são mal iluminadas.  Em dois dias da semana são realizadas, nesse local, para crianças de dez a quinze anos, oficinas para a aprendizagem de artesanatos, mas são insuficientes para atender à demanda e sofrem com falta de material. Esse espaço é de responsabilidade municipal.

A Assistente Social Dora e sua equipe fizeram um levantamento da situação da família e verificaram que ela é composta por sete pessoas: o pai, de 49 anos de idade, a mãe, de 46 anos, a avó materna de 65 anos, um adolescente portador de deficiência física e mental, uma menina de 5 anos de idade, uma de 6 anos e um menino de 11 anos. O adolescente de quinze anos não frequenta nenhuma escola de educação infantil (a de cinco anos) e na escola que tem a primeira fase do ensino fundamental. Os adultos têm os seguintes documentos: certidão de casamento, RG, CPF, título de eleitor, cartão do SUS. Os filhos têm registro de nascimento, cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A avó materna é analfabeta e já está aposentada porque era trabalhadora rural. O pai e a mãe cursaram apenas a primeira fase (ensino primário) do ensino fundamental, a mãe trabalha fora como faxineira três vezes por semana e ganha meio salário mínimo, o pai faz bicos como ajudante de pedreiro, de carga e descarga, entre outros, quando não há um trabalho certo, recolhe recicláveis no centro e em outros bairros da cidade, ganha entre um salário mínimo e um e meio. Dessa forma, a renda da família é de dois salários mínimos e meio a três.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (111.5 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com