TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  24/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.276 Palavras (14 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 14

Universidade Anhanguera - UNIDERP

Centro de Educação a Distância

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III; PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL; GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS; INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA).

DOURADOS-MS

2019

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL III; PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL; GESTÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS; INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL; POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL (PREVIDÊNCIA, SAÚDE E ASSISTÊNCIA).

        

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Fundamentos Históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social III; Planejamento e Gestão em Serviço Social; Gestão do Sistema Único de Assistência social – SUAS; Instrumentos e Técnicas de Atuação Profissional; Política de Seguridade Social (Previdência, Saúde e Assistência).

 Tutora EaD: Simone   Carvalho  

DOURADOS-MS

2019

SUMÁRIO

  • INTRODUÇÃO

O desafio proposto tem por objetivo desenvolver um projeto com o foco principal ao atendimento a questão da violência contra a mulher, principalmente ao âmbito doméstico, propondo a elaboração, a implementação, o monitoramento e a avaliação de um projeto de atendimento e assistência às mulheres que sofrem os diferentes tipos de violência.

 Contextualizando a problemática que envolve a questão da violência doméstica, e as possibilidades de atuação dos profissionais de Serviço social nestes casos.

Conscientizar essas mulheres de que elas são vítimas, e como poderão receber orientações e a forma de modo a ter a proteção devida, pois culturalmente atribuiu a responsabilidade à vítima, isentando o agressor.

Priorizar em capacitar os profissionais que irão atuar, no enfrentamento individual ou em grupo, sistematizando os conhecimentos adquiridos de forma coerente com as demais das áreas especifica ao atendimento necessário nesta questão tão delicada e oportuna dos últimos dias.

Pontuando ações a serem desenvolvidas para auxiliar essas mulheres e de que modo a Política de Saúde e Assistência Social pode contribuir com essa problemática.

Operacionalizando os principais instrumentais técnico-operativos do Serviço Social, entrevista, visita domiciliar, observação, técnicas de registro (relatório, parecer social, laudo social).

Propondo debates com a equipe da Secretaria de assistência de forma mais rápida e com mais agilidade por ser uma situação pertinente aos objetivos propostos. Pois o tema exige um olhar mais apurado e com uma visão futura mais eficaz, pontualizando que todos se trabalharmos nossa sociedade num todo, Iniciando no âmbito educacional, desde as series iniciais, até o âmbito Acadêmico.

  • DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
  • Título do projeto: Um futuro sem violência
  • Nome da entidade: Centro de Atendimento à Mulher (CAM)
  • Autores do projeto: Lurdes Maria de Souza e Julia Oliveira do Nascimento
  • Fone: (060) 154599167999

  • JUSTIFICATIVA

O projeto tem por finalidade de fomentar e colaborar com a questão tão delicada das últimas décadas.

Questão esta, que vem tomando uma proporção desenfreada e com números irreparáveis das vidas sem volta, por conta da situação do Feminicídio, tornando um dos problemas mais preocupante, sendo noticiados diariamente, através da mídia; jornais, revistas, radio e outros meios de comunicação, um percentual elevadíssimos.

Ressaltando o quão é necessário um acompanhamento a essas situações, com profissionais do serviço social, capacitados, preparados e amparados pela Lei, através das políticas públicas, trabalhando em rede com programas e projetos sociais, que possam dar suporte legal a essas mulheres em situação de violência.

Visando a diminuir essa estática e sensibilizando a sociedade do quanto é necessário que esses profissionais da área contribuam e atendam com maior zelo a essa demanda.

São muitos os desafios que o profissional do Serviço Social enfrenta no combate à violência doméstica em seu dia, a dia. Os serviços disponíveis onde se inserem estes profissionais são nas áreas da saúde, da segurança pública e da assistência social.

Observou se que, devido a questão ser urgentíssima é necessário investir em políticas públicas e programas com mais seriedade ao caso, no qual o profissional de Serviço Social em sua formação, atua na formulação, execução e gestão de políticas públicas e sociais, podendo assim, desenvolver e gerar estratégias que ressaltem que a questão da violência contra a mulher, como um problema de saúde pública gravíssimo.

Segundo (Tereza, Eliane 2005N), as violências geralmente ocorrem dentro das casas, na maioria das vezes, são cometidas pelos companheiros, maridos, namorados, amantes, ou seja, por aquela pessoa com a qual a mulher mantém uma relação afetiva/conjugal. A violência doméstica não interfere apenas na relação do casal, mas gera consequências desastrosas para todos os membros da família.

A violência contra a mulher tem sido apontada pela ONU como uma violação dos Direitos Humanos e como um problema de Saúde Pública, ou seja, como uma das principais causas de doenças das mulheres (hipertensão, angústia, depressão, sofrimento psíquico, e outras). Da mesma forma, a violência cometida contra as mulheres é considerada um dos principais entraves ao desenvolvimento de países do mundo inteiro. Segundo (Tereza, e Eliane 2005)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com