TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  14/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

        UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação à distância

Curso de Serviço Social

Disciplinas Norteadoras: Tecnologias da Informação e Comunicação, Leitura e Produção de Texto, Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Nome

RA

Fernanda Rischioto Morosi

1102000765

Paula Bueno

1102001707

Simone da Silva Batista Camargo

1102000764

Viviane Laureano Chaves Gimene

1102000986

DESAFIO PROFISSIONAL

Profª. Tutora EAD: Letícia Scramim Batista

Jundiaí/SP

                                                         15 de Maio de 2015

FERNANDA RISCHIOTO MOROSI – RA: 1102000765

 PAULA CRISTINA BUENO – RA: 1102000177

SIMONE DA SILVA BATISTA CAMARGO – RA: 1102000764

VIVIANE LAUREANO CHAVES GIMENE– RA: 1102000986

CRAS X TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO

Atividade apresentada ao curso de Serviço Social da Anhanguera-UNIDERP, como requisito para a avaliação das disciplinas, Tecnologias da Informação e Comunicação, Leitura e Produção de Texto, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, para a obtenção e atribuição de nota do desafio profissional.

Jundiaí-SP

2015

1.INTRODUÇÃO

Este Desafio Profissional consiste na elaboração de uma proposta de projeto para implantação de um sistema de informação, a fim de dinamizar o atendimento realizado pelo assistente social no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

A principal atuação do CRAS é prestar serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioasssitenciais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária.

O CRAS em questão apresenta algumas problemáticas relacionadas ao acesso satisfatório de informações de dados dos usuários, bem como o cruzamento dessas informações para viabilizar relatórios conforme sua necessidade, o que pode prejudicar a continuação do atendimento.

Tendo em vista tais problemáticas o objetivo do projeto proposto é agilizar e democratizar o acesso das informações de dados dos usuários visando aprimorar os serviços prestados aos usuários pelo CRAS.

Para realizar este desafio profissional seguimos os passos propostos e pesquisamos  

2. JUSTIFICATIVA

A importância do sistema de informação para o desenvolvimento do assistente social que de certa forma torna-se fundamental a organização das informações e para isso é necessário o auxilio das ferramentas que podem ser incorporadas aos Sistemas de Informações. Facilitando o controle e a organização dos serviços prestados pelos assistentes sociais, dando assim mais credibilidade para o programa e condições de melhor acompanhamento dos serviços prestados a população.

O Sistema de informação foi criado para facilitar o processo de gestão e monitoramento de programas sociais e do acompanhamento das famílias incluídas nos programas. O conjunto de informações é de grande importância ao cadastro de famílias, dos técnicos e dos programas, relatórios gerais, análise de indicadores sociais do programa e a gestão financeira do programa, possibilitando um maior controle e domínio dos programas, porém não possibilita formas de acesso a população das informações de suas próprias vidas.

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS é uma unidade pública estatal situada em áreas com maiores índices de exclusão social, com atendimento sociassistencial de famílias.

O mesmo tem como principal objetivo o trabalho em conjunto de equipamentos necessários para o desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica,
 ou seja, prestar serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioasssitenciais, orientação e apoio na garantia dos  direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária dos usuários.

Podemos elencar, dentre os instrumentais utilizados pelos Assistentes Sociais no trabalho no CRAS, o atendimento individual, acolhida coletiva, acolhida individualizada,  escuta, visita domiciliar, abordagem de rua, trabalho sócio-educativo, grupo, planejamento familiar, atendimento familiar emergencial, liberação de documentos , orientação,  reunião, grupos e palestras.

A percepção dos instrumentos não são problematizadas por parte dos profissionais em uma perspectiva de meio, eles em sua maioria são relacionados como sinônimos de competência. Logo enfatiza mais uma vez o caráter técnico-operativo do trabalho em detrimento das demais dimensões.

Foram identificadas algumas problemáticas no desempenho dos serviços prestados pelo CRAS em questão, o qual apresenta déficits no acesso às informações de dados dos usuários, bem como no cruzamento dessas informações o que dificulta o cumprimento dos objetivos da instituição podendo prejudicar a continuação do atendimento.

Tendo em vista tais problemáticas o projeto entendemos que será necessária a implantação de um sistema de informação que viabilize agilidade e democratização ao acesso das informações de dados dos usuários visando aprimorar os serviços prestados pela instituição.

3.OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

Aprimorar o  sistema de informação do CRAS.

3.2 Objetivos Específicos

  • Dinamizar o acesso às informações de dados dos usuários.
  • Democratizar o acesso às informações e  relatórios entre os atores envolvidos.
  • Possibilitar o monitoramento dos serviços prestados pela instituição.

4.DESENVOLVIMENTO

O CRAS possui uma equipe de trabalhadores da política de assistência social responsáveis pela implementação do PAIF, de serviços e projetos de proteção básica nos CRAS ou unidades operacionais da assistência social no município.  Trabalhadores esses que são denominados como “Equipe de referência do CRAS” e sua composição é regulada pela NOB-RH/SUAS.

Em geral é o primeiro acesso as famílias para pleitear seus direitos a proteção básica. É uma porta de entrada aos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção básica, referencia para encaminhamentos á Proteção Especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com