TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio da Inclusão Social no Cenário Atual Brasileiro e Amazônico

Por:   •  8/11/2019  •  Resenha  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 3

O Desafio da Inclusão Social no cenário atual brasileiro e amazônico

                                                                  Joaquina Barata Teixeira¹

O referido texto faz parte de uma coletânea de debates que tem como temática central a questão social na Amazônia, diante disto, a autora Joaquina Barata faz uma importante análise sobre esta temática ao discutir acerca da inclusão social e seus múltiplos desafios na contemporaneidade, para isto, ela faz um recorte temporal para o contexto brasileiro e regional.

O texto inicia apresentando conceitos de exclusão e inclusão social a partir das inferências de autores como Paugam ( 1996), Schnapper (1996), e Castel, que compreendem a exclusão e inclusão social partir do ponto de vista da desigualdade social e da falta de acesso aos direitos sociais. No entanto, no decorrer do texto a autora questiona os pressupostos destes autores e utiliza a teoria marxiana para interpretar esta expressão da questão social ao apresentar sua ideia central de que a exclusão social está intrinsecamente associada acumulação capitalista e a representação simbólica e concreta do trabalho neste sistema.

 Desta forma, a autora afirma que a pobreza não pode ser vista de forma isolada uma vez que é no contexto da acumulação capitalista que os sujeitos são postos em pontos de extremidade, isto é, a concentração de riqueza nas mãos de poucos e a extrema pobreza para muitos. Neste sentido, o texto revela o conceito de excluídos como trabalhadores que estão fora do mercado produtivo, ou seja, com o avanço e tecnologia muitos trabalhadores perdem seus postos de trabalho, portanto, tornan-se desempregados.

 Para exemplificar sinteticamente a noção de excluídos, a autora apresenta no texto as expressões da questão social vivenciada na região amazônica citando a mendicância, trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes que têm seus direitos violados de todas as formas nas grandes capitais da Amazônia e do Brasil. Diante disso, também destaca-se a exclusão  social de desempregados e/ou trabalhadores do setor informal que não têm acesso aos direitos trabalhistas e submetem-se a este tipo e trabalho para manter a sobrevivência. Somando-se a estes estão os indígenas, famílias do interior do Estado do Pará, e aqueles que associados a ações criminosas.

Para combater e minimizar os impactos da questão social presente na Amazônia, autora propõe ações envolvendo políticas sociais voltadas para reforma agrária, educacional, seguridade social, cultural e outras de natureza orçamentária. No entanto, estas iniciativas não são o suficiente se não houver organização da sociedade civil pautadas na consciência de classe social.
Ao prosseguir com o diálogo, a Assistente Social Joaquina Barata enumera os principais desafios direcionado pelo Projeto ético-político a serem superados pelos profissionais dessa área, bem como, sugere diretrizes para enfrentamento desses desafios
.

Ao concluir a sua concepção a autora ressalta a essência fundamental da Amazônia e ao expressar a democratização das riquezas naturais existentes nesta região e propõe a   redistribuição justa para os que aqui vivem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (74 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com