TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnostico da problemática social na construção das políticas publicas na proteção das crianças e adolescentes

Por:   •  26/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.194 Palavras (9 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMÁRIO


1.     APRESENTAÇÃO......................................................................... 03
2.     JUSTIFICATIVA .............................................................................04
3.     OBJETIVO GERAL ....................................................................... 06
4.     OBJETIVOS ESPECÍFICOS ......................................................... 06
5.     PÚBLICO ALVO............................................................................ 07
6.     METAS A ATINGIR ....................................................................... 08
7.     METODOLOGIA............................................................................ 09
8.     RECURSOS HUMANOS ............................................................... 11
9.     RECURSOS MATERIAIS............................................................. 11
11.   AVALIAÇÃO.................................................................................. 13
12.   CRONOGRAMA ............................................................................ 14
13.   BIBLIOGRAFIA............................................................................. 15

Projeto de Intervenção

Tema: Diagnostico da problemática social na construção das Políticas Públicas na proteção das Crianças e Adolescentes.

INTRODUÇÃO

Numa sociedade extremamente desigual e heterogênea como a brasileira, as políticas sociais (destacadas aqui: educação, saúde, previdência, habitação, saneamento) têm o papel de diminuir as desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico e à formação do cidadão.

Trata-se o presente trabalho de uma análise de como são importantes os indicadores sociais, matéria-prima essencial e indispensável em todas as fases do processo de formulação e implementação das políticas sociais.

A utilização de indicadores sociais é de suma importância, uma vez que se trata de um instrumento operacional para o monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas. Contribuem e auxiliam no trabalho de planejamento, implementação, execução das políticas sociais. 

Precisamos compreender a importância das políticas sociais, estudá-los nas suas classificações temáticas como a área da saúde, demográfica, educacional e cultural, mercado de trabalho, renda e pobreza, habitacional e de infraestrutura urbana. Nos dias atuais os indicadores são instrumentos indispensáveis e necessários para a execução dos programas e projetos sociais na atividade pública.

PROBLEMA

A problemática está associada à Assistência Social em decorrência da expansão do município e região. O Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei n.º 8.069, promulgado em 13 de julho de 1990, é a regulamentação do artigo 227 da Constituição Federal de 1988 e constitui um marco divisor na história do tratamento dispensado à infância brasileira. A geração de uma nova sociedade requer grande questão de debates na sociedade, esta responsabilidade cabe as prefeituras, no entanto são os assistentes sociais, que realizam efetivamente o trabalho.

Faz-se urgente a discussão de políticas públicas que dêem conta da solução deste impasse. O presente estudo tem como objetivo apresentar uma análise descritiva das políticas públicas na gestão de proteção as crianças e adolescentes pelo poder publicam municipal no processo de ações que ajude no município de Itamari- Bahia, a mudar essa realidade.

O CRAS EM ITAMARI-BAHIA

No âmbito da proteção social básica são desenvolvidas atividades de convivência ativo e saudável, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com o objetivo de promover sociabilidade. Tais atividades contribuem para o exercício da cidadania, a participação social, proporcionando a ampliação e defesa de direitos, a autonomia e o protagonismo das pessoas.

As unidades dos CRAS são localizadas em áreas de vulnerabilidade social. Assis implantou o primeiro CRAS em 2005 para atender parte do complexo Provinciana. O CRAS é responsável pelo atendimento de até 1.000 famílias/ano em cada território de 5.000 famílias de sua área de abrangência. 

Prestam atendimento sócio assistencial, articulam os serviços disponíveis em cada localidade, potencializando, coordenando e organizando a rede de serviços. O CRAS trabalha com as famílias, fazendo primeiramente o acolhimento, atendimento e acompanhamento através de visitas domiciliares.

Na área de assistência social o CRAS vem desenvolvendo programas de renda do governo federal, bolsa família, realizam encaminhamento para o BPC- Beneficio de prestação continuada, e através desses programas realiza vários trabalhos sócios assistenciais voltados para a comunidade.

Tal política assegura que as ações no âmbito da Assistência Social tenham centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos que garantam a convivência familiar e comunitária.

Cronologicamente, a vida do ser humano é dividida e entendida em diferentes pontos tais como primeira infância, infância, adolescência, maturidade e velhice. Aproximadamente um quarto da vida do homem é gasto em aprendizado e preparação para participação ativa na sociedade.

Igualmente, metade é empenhada numa variedade de atividades na tentativa de obter felicidade e, o quarto final da vida é gasto num processo progressivo de redução de atividade levada pelo declínio físico. A idade pode ser definida em termos amplos como a totalidade de mudanças de maturidade que ocorre num indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (195 Kb)   docx (33.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com